Argentina e Venezuela se enfrentam pelas quartas de final da Copa América

As seleções da Argentina e da Venezuela fazem o segundo jogo das quartas de final da Copa América nesta sexta-feira, às 16h (de Brasília), no Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro. Invicta na competição, a Venezuela tenta se aproveitar do mau momento da Argentina, que teve seu desempenho criticado na primeira fase, para chegar à semifinal.

A seleção Vinotinto conseguiu avançar para o mata-mata do torneio pela quarta vez nas últimas cinco edições. Contra a Albiceleste, a Venezuela tem vantagem no retrospecto recente, com dois empates e uma vitória nos últimos três jogos. A última derrota para os argentinos foi justamente nas quartas de final da Copa América Centenário, em 2016, pelo placar de 4 a 1.

Venezuela aposta em bom retrospecto recente contra a Argentina (Foto: Carl De Souza/AFP)

Com a boa campanha no torneio, que inclui um empate com o anfitrião Brasil, o técnico Rafael Dudamel não deve promover muitas mudanças. Para o meia Seijas, que acumulou passagens por Internacional e Chapecoense, sua equipe deve se espelhar na atuação contra a Seleção Brasileira para o confronto desta sexta-feira.

“Você olha para o poderio ofensivo do Brasil e vê que conseguimos segurar o 0 a 0, aí que o ponto tem valor. O Peru levou cinco. Então temos que pegar e fazer uma boa análise, porque não é fácil marcar Gabriel Jesus, Firmino, Éverton. Sexta temos que entrar com aquela imagem do que fizemos contra o Brasil na parte defensiva”, declarou.

Já a Argentina volta ao Maracanã pela primeira vez desde a final da Copa do Mundo de 2014, vencida pela Alemanha. Pela décima vez nas quartas de final da Copa América, a Albiceleste tenta acabar com um jejum de quase 26 anos sem títulos.

Argentina tenta engrenar na Copa América contra a Venezuela (Foto: Carl De Souza/AFP)

Para a partida contra os venezuelanos, o treinador Lionel Scaloni deve fazer duas alterações na escalação titular. Sem o lateral-direito Saravia, que sente dores na região lombar, o comandante deve colocar o zagueiro Foyth para substituí-lo. Assim, Pezzella entraria na defesa. Além disso, Lo Celso pode perder a posição no meio para Acuña.

Após a vitória por 2 a 0 contra o Catar, que garantiu a classificação dos argentinos, Scaloni elogiou a atuação e afirmou ter visto uma evolução da equipe. “O meio-campo se entregou, a defesa  buscava a bola dos adversários sem medo, e os atacantes pressionaram muito bem. Quando você temos compromisso, podemos fazer coisas diferentes. Estou contente, foi um bom avanço”, disse o treinador.

Caso a partida desta sexta-feira termine empatada, não haverá prorrogação, com a definição do classificado partindo diretamente para a disputa de pênaltis. Quem avançar pega nas semifinais o vitorioso do embate entre Brasil e Paraguai.

(Foto: Arte AFP)

FICHA TÉCNICA
VENEZUELA X ARGENTINA

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 28 de junho de 2019 (sexta-feira)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia)
Assistentes: Wilmar Navarro (Colômbia) e Jhon A. León (Colômbia)
VAR: Andrés Rojas (Colômbia)

VENEZUELA: Fariñez; Rosales, Chancellor, Hernández; Junior Moreno, Machís, Luis del Pino, Tomás Rincón; Savarino, Juan Pablo Añor; Salomón Rondón.
Técnico: Rafael Dudamel

ARGENTINA: Armani, Foyth, Pezzella, Otamendi e Tagliafico; Paredes, De Paul e Acuña; Messi, Agüero e Laurato Martínez.
Técnico: Lionel Scaloni

O gramado da Arena tem sofrido muitas contestações das seleções que vieram jogar no Rio Grande do Sul durante a Copa América. Nessa mesma linha, o defensor não se esquivou de criticar o estado do piso.

“O homem (Tite) pediu para a gente não falar muito, mas atrapalhou muito. Se você olhar o jogo que fizemos hoje e contra o Peru, dá para ver a grande diferença. A Arena Itaquera estava em condições perfeitas e fizemos 5 a 0. Hoje, o gramado atrapalhou neste sentido. O adversário já não queria jogar, o jogo chegando no fim e o campo estava todo pintado. A camisa do Filipe estava toda verde, parecia o Hulk. A gente brinca agora, mas é coisa séria, Copa América, grande competição e no nosso país. Estamos dando facilidade para os adversários que não querem jogo. A gente tem iniciativa e sofre”, constatou.

Agora o Brasil espera o vencedor do confronto entre Venezuela e Argentina que se enfrentam na sexta-feira, às 16h(de Brasília), no Maracanã. O jogo semifinal está marcado para o dia 02 de julho, terça, às 21h30 (de Brasília), no Mineirão.



Festa na arquibancada: veja fotos da torcida na Copa América


Alex Sandro admite pedido para não bater pênalti contra o Paraguai

Tite teve que fazer uma troca de última hora entre os cobradores de pênaltis da Seleção Brasileira, após o empate por 0 a 0 com o Paraguai, na última quinta-feira, pelas quartas de final da Copa América.

Inicialmente, o treinador havia tirado Lucas Paquetá das batidas. O corte era obrigatório para equiparar com o número de cobradores do Paraguai, que perdeu o zagueiro Fabián Balbuena, expulso no segundo tempo.

Alex Sandro pediu para ser cortado da lista de batedores de pênalti do Brasil (Foto: Juan Mabromata/AFP)

Contudo, Alex Sandro pediu para ser cortado da lista de possíveis batedores do Brasil. O lateral esquerdo, que substituiu Filipe Luís no intervalo, admitiu que o jovem meia-atacante do Milan é mais eficiente em cobranças de pênalti, segundo o técnico Tite.

“O Alex Sandro não ia ficar fora. O Paquetá ainda jovem, tinha de tirar um (por causa da expulsão do Balbuena), e ele disse: ‘Deixa eu fora. O Paquetá bate melhor que eu e eu não bato bem’”, revelou o treinador, em entrevista coletiva.

“Fiquei nervoso igual [fora de campo]. A tensão é máxima. Estávamos ali fora passando energia e deu tudo certo. O Paquetá é um excelente batedor e falei para ele entrar porque precisaríamos dele naquela hora”, contou Alex Sandro, de 28 anos.

Paquetá, no entanto, nem precisou se dirigir à marca da cal. Com erros de Gustavo Gómez e Derlis González, o Brasil venceu por 4 a 3 nos pênaltis e evitou a série de cobranças alternadas. Na zona mista da Arena Grêmio, Alex Sandro celebrou o final feliz.

“Futebol não é justo para ninguém, mas prevaleceu. Estávamos fortes mentalmente, jogamos melhor e tivemos mais oportunidades, mas no futebol o que é importa é quem vence no final. Hoje, vencemos e vamos seguir”, concluiu o jogador da Juventus.

Pelas semifinais da Copa América, o Brasil enfrentará o vencedor do duelo entre Argentina e Venezuela, que se encaram nesta sexta-feira, às 16 horas (de Brasília), no Maracanã. A partida, valendo vaga na decisão, está marcada para a próxima terça, no Mineirão.



“Sempre quando dá, eu assisto”, diz Balbuena sobre jogos do Corinthians

O Corinthians não ficou no passado de Fabián Balbuena. O zagueiro, da seleção paraguaia e do West Ham, disse que, sempre quando é possível, acompanha os jogos do Timão, por quem jogou entre 2016 e 2018.

“Sempre que dá para assistir, eu assisto. Tenho amigos lá. Às vezes, o jogo é à noite e lá [no Brasil] já é de madrugada, então não dá para assistir. Mas quando o jogo é cedo, a gente tenta acompanhar”, disse o jogador, na zona mista da Arena Grêmio, onde o Paraguai foi eliminado pelo Brasil nas quartas de final da Copa América.

Pelo clube do Parque São Jorge, Balbuena conquistou dois Campeonatos Paulistas (2017 e 20180 e um Brasileirão (2017). Foram 130 jogos oficiais com a camisa alvinegra e muitas amizades feitas em mais de dois anos de Corinthians.

“Sempre estou em contato com o pessoal de lá, com o Fábio [Carille], que é uma baita pessoa, um grande treinador, a gente sabe da qualidade dele. Sempre desejando boa sorte e carinho à torcida também, que sempre está apoiando”, acrescentou.

Com a eliminação, o Paraguai se despede da Copa América sem ter vencido nem sequer uma partida. Antes de perder para o Brasil nos pênaltis, após um 0 a 0 no tempo normal, a equipe havia empatado com Catar (2×2) e Argentina (1×1) e perdido para a Colômbia na fase de grupos.



Técnico da Colômbia se impressiona com ausência de prorrogação na Copa América

O técnico da Colômbia, Carlos Queiroz, deu uma entrevista tranquila e pouco pretensiosa a respeito da partida contra o Chile, nesta sexta-feira, às 20h (de Brasília), na Arena Corinthians, mas não conseguiu esconder seu incômodo com o regulamento da Copa América. Para ele, o duelo será mais intenso que o normal devido à ausência de prorrogação em caso de empate, algo incomum em torneios da Fifa.

“O regulamento é diferente. Saímos direto para os pênaltis, sem prorrogação, uma coisa nova para nós. Uma surpresa, mas assim são os regulamentos. Quando sabes que tem que decidir tudo em 90 minutos sabe-se que o jogo vai subir de tensão e intensidade. É para isso que todos nós estamos aqui”, observou o treinador.

De acordo com o regulamento estabelecido pela Conmebol, não há previsão de tempo-extra nas quartas de final da competição, diferentemente do que está previsto na semifinal e final. As duas últimas fases da competição terão prorrogação caso haja empate no tempo normal.

O país do norte do continente, aliás, tem uma história recente pouco amigável com as disputas de pênalti. Foi dessa forma que os cafeteros acabaram eliminados pela Inglaterra nas oitavas de final da Copa do Mundo. Depois de empatar por 1 a 1 no tempo normal, com gol de Mina nos acréscimos, a equipe foi derrotada por 4 a 3 nas penalidades.

De olho em ir mais longe no torneio continental, Queiroz, uma das novidades em relação àquela oportunidade, espera que os colombianos mantenham o nível de jogo apresentado até agora. A ideia, na avaliação dele, é melhorar o nível de jogo em relação aos duelos iniciais da competição.

“Não analiso em cima dos resultados, não é o meu trabalho. Sempre me concentro nas ações na responsabilidade, nas equipes, nos jogadores. E, por isso, tivemos as três partidas de preparação. Me concentro em um monte de coisas que podemos melhorar. O time que mostrar mais resistência e resiliência vai ser campeão”, concluiu.



Repórter detalha segredos do Chile, recebe elogios de Rueda e tem credencial “ameaçada”

A véspera das quartas de final entre Chile e Colômbia foi agitada na seleção de Medel, Vidal e Alexis Sánchez. O treinamento da equipe, fechado à imprensa, foi detalhado por uma matéria do jornal La Tercera, um dos principais de Santiago. Ainda que oficialmente tenha havido elogios ao trabalho do repórter Cristian Barrera, o profissional chegou a ter sua credencial de cobertura da Copa América ameaçada.

“Creio que é o trabalho de vocês. É jornalista e tem que felicitá-lo por esse grande trabalho, é a profissão”, comentou o técnico Reinaldo Rueda, em tom que parecia um misto de ironia e resiliência. Na avaliação de Barrera, presente à entrevista e avisado extra-oficialmente que pode ter problemas se seguir desvendando os trabalhos dos chilenos, o elogio foi sincero.

“Ele tem uma filha que é jornalista”, disse o profissional em breve papo com os brasileiros, lembrando que a herdeira de Rueda até esteve no Chile para a cobertura de uma Copa América feminina. Mesmo com os elogios, Rueda também deu uma alfinetada na imprensa chilena presente à sala de entrevistas da Arena Corinthians.

“Tem um monte de jornalista colombiano aqui. Você sabe que estão entregando muita informação para a Colômbia (risos)”, afirmou Rueda. O colombiano, que vai encontrar-se com sua pátria nesta sexta, agradeceu a cada pergunta que lhe foi feita e, quase sempre, tratou de responder com calma aos questionamentos.

Cristian, que não fez perguntas, acredita que o feito de ter desvendado os mistérios do treino, com detalhes a respeito do trabalho feito pelos auxiliares com os jogadores, também ajudou na avaliação pública feita por Rueda. “Ele viu que não foi algo simplório, mal feito”, defendeu-se.

Sem contar para os brasileiros como conseguiu o feito, Cristian recebeu abraços de alguns colegas e incentivos ao seu feito. Para ele, porém, é importante seguir na cobertura. “Sou o único do jornal aqui”, concluiu o profissional. No que depender de Rueda, aparentemente, o trabalho está garantido.

 



Tite explica trocas mais ousadas e admite preocupação com Filipe Luís

Em meio a Copa América, visto como conservador, Tite já foi abordado em duas entrevistas coletivas sobre o seu critério para substituições. Em ambos os casos, o técnico da Seleção Brasileira deixou claro que não era a favor de mudanças que não tivessem sido treinadas e de que preferia apostar em características individuais diferentes entre atletas do mesmo setor a trocar jogadores de posições distintas.

Por conta disso, muitos jornalistas foram pegos de surpresa com a opções escolhidas para a partida contra o Paraguai. Primeiro, Alex Sandro entrou na vaga de Filipe Luís. Até aí, nenhuma novidade, a não ser o problema revelado por Tite após a classificação do Brasil.

“Filipe teve um desconforto. Não sei a extensão da lesão, do problema”, contou, para em seguida o caso ser melhor detalhado pelo assessor de imprensa da CBF. “Filipe teve dores musculares no músculo posterior da coxa direita”.

De fato, as surpresas se deram quando Willian foi a campo na vaga de Daniel Alves e Lucas Paquetá fez sua estreia na competição no lugar de Allan. Tudo depois que Balbuena fora expulso.

“Depois da expulsão, o que tu faz (sic)? Tem que tirar vantagem de alguma forma. Quem fica de ponta aberto, passava a ser Dani, para ter Gabriel na área, uma área mais pesada. Não precisa ter Dani lá, que é construtor, posso ter um de jogada individual. Depois, a (substituição) seguinte foram nesse mesmo critério”, explicou Tite.

LISTA DE PROBLEMAS MÉDICOS DA SELEÇÃO NA COPA AMÉRICA:

Neymar
Problema: Rompimento do ligamento do tornozelo direito.
Em campo: Cortado antes da estreia.

Arthur
Problema: Pancada no joelho direito.
Em campo: Ficou no banco contra o México, na estreia.

Ederson
Problema: Lesão na panturrilha da perda direita.
Em campo: Desfalcou o grupo na estreia, contra a Bolívia.

Thiago Silva
Problema: Tratamento de uma artroscopia no joelho direito.
Em campo: Se recuperou a tempo de defender o Brasil desde a estreia.

Fagner
Problema: Lesão no músculo posterior da coxa esquerda.
Em campo: Se recuperou a tempo de ficar à disposição desde a estreia.

Fernandinho
Problema: Dores no joelho direito.
Em campo: Desfalcou a equipe no terceiro jogo, contra o Peru, e nas quartas, contra o Paraguai.

Cássio
Problema: Dores no quadril.
Em campo: Perdeu dois treinos, mas não chegou a ser desfalque.

Richarlison
Problema: Caxumba
Em campo: Cortado das quartas de final e provavelmente do restante da competição.

Filipe Luís
Problema: Dores no músculo posterior da coxa direita.
Em campo: Deixou o jogo contra o Paraguai no intervalo e será reavaliado para a sequência da Copa América.



Tite detona gramado e revela bastidores da preparação para os pênaltis

A satisfação pela classificação brasileira às semifinais da Copa América não tirou a sobriedade de Tite na entrevista coletiva concedida na Arena do Grêmio, já no início da madrugada dessa sexta-feira.

Ao expor sua análise do que foi o confronto dramático com os paraguaios, o técnico da Seleção não poupou críticas ao gramado do estádio gremista. Na véspera do jogo, Tite havia evitado fazer qualquer comentário, mesmo após duas visitas ao local durante a semana.

“É possível, sim (melhorar as combinações dos atletas). As jogadas de combinações são possíveis. E ela é possível, também em trocas de passes, quando tiver um gramado bom”, avisou, firme nas palavras.

“Todos os atletas me cobraram. Agora dá para falar. É absurdo, em alto nível, ter um campo com tamanha dificuldade para tocar. A bola entra no pivô, o cara tem de dar três toques para dominar. Alto nível não concebe, em qualquer lugar, esse tipo de gramado. Estou falando da qualidade do espetáculo”.

Mais adiante, ao ser questionado sobre de que maneira sua equipe pode aperfeiçoar a busca por espaços contra adversários tão fechados como fora o Paraguai nessa quinta, Tite reiterou sua irritação.

“Eu não fico escondendo justificativa. Tu tem (sic) que dar dois, três toques. A gente bate pelada de vez em quando, gramado sintético, a velocidade que dá. O cara que está nos ouvindo sabe. Eu vi uma declaração do Renato (Gaúcho, técnico do Grêmio) também sobre isso”, afirmou.

“E vou dizer mais. É inconcebível. Eu vim na segunda aqui, olhar para o gramado Cinco pessoas trabalhando, uma delas de folga. Venho na terça, as mesmas cinco pessoas, e nós vimos ele (o gramado) todo prejudicado”, apontou.

“Nos cobrem acerto de passes e finalização, é um direito, e o técnico tem que vir responder. Cada um tem uma responsabilidade. Atleta é cobrado por mim. Me deem condições de campo e façam trabalho melhor para darmos espetáculo. Não sei até quando eu errei ou (o jogador) tinha de dar dois toques a mais… Estava bravo”, concluiu, para em seguida avisar que não tocaria mais no tema.

Pênaltis
Tite e Cleber Xavier, principal auxiliar da comissão técnica, também revelaram os bastidores das cobranças de pênaltis que garantiram a vaga brasileira na próxima fase da competição continental.

“Eu sou muito ruim para escolher, cara”, brincou, ao dar a palavra ao seu companheiro de bancada.

“Treinamos dois dias, três cobranças cada atleta, sem procurar mudar a batida. A análise é em cima de quem fica no jogo, do momento. Além da qualidade técnica, esse momento de confiança que ele está no jogo. Tu joga (sic) os nomes e os jogadores se propõem a bater, como o Willian, que disse ‘quero bater o primeiro’. Perguntei ao Gabriel se ele estava pronto e ele também deu a resposta”, explicou Cleber Xavier.

“Eu disse ‘me tragam sete’ que depois tenho condição de definir”, disse Tite, antes de contar um bastidor. “O Alex Sandro não ia ficar fora, O Paquetá ainda jovem, tinha de tirar um (por causa da expulsão do Balbuena), e ele disse ‘deixa eu fora. O Paquetá bate melhor que eu e eu não bato bem’”.

 



Balbuena diz que expulsão foi justa e vê Paraguai sair de “cabeça erguida”

O zagueiro Fabián Balbuena, da seleção paraguaia, disse que foi justa sua expulsão no duelo com o Brasil, na noite desta quinta-feira, pelas quartas de final da Copa América.

Último defensor antes do goleiro, ele foi advertido com cartão vermelho no começo do segundo tempo por derrubar Roberto Firmino na entrada da área. Inicialmente, o árbitro chileno Roberto Tobar marcou pênalti, mas voltou atrás e assinalou falta após consultar o VAR.

“No momento, achei injusta. Mas depois de rever o lance, a nova regra é muito clara, acho que o juiz acertou na decisão dele. É uma pena, ninguém quer sair do jogo, deixar os companheiros. Fiquei com muita raiva no momento, mas é assim, bola para a frente”, disse o zagueiro, na zona mista da Arena Grêmio.

Mesmo com um a menos desde os 12 minutos do segundo tempo, o Paraguai resistiu à pressão brasileira e conseguiu segurar o empate. Nos pênaltis, o time da casa venceu por 4 a 3 e se classificou às semifinais. Apesar da eliminação, Balbuena valorizou a postura de sua equipe.

“Enfrentamos um time de muita qualidade, na casa deles. Fizemos um sacrifício muito grande, com vontade de todos os jogadores. A gente correu, lutou até o fim, e nos pênaltis a gente sabe que é 50% a 50%. A gente sai com a cabeça erguida por tudo que fizemos ao longo da Copa, ainda mais nesse jogo. Com um a menos fica difícil, ainda mais contra uma Seleção como a do Brasil”, avaliou.

O Paraguai se despede da Copa América sem ter vencido sequer uma vez. Antes da queda, a equipe havia empatado com Catar (2×2) e Argentina (1×1) e perdido para a Colômbia (1×0) na fase de grupos. Ainda assim, Balbuena vê a participação paraguaia com saldo positivo.

“Estamos passando por um novo processo, com um novo treinador [Eduardo Berizzo]. Tivemos apenas dez dias com o novo treinador na preparação para a Copa. Tratamos de poder jogar do jeito que ele quer. Tem muitas coisas positivas, mais do que esperávamos, para o nosso objetivo, que é classificar para o Mundial. Estamos num bom caminho”, concluiu.



Marcos festeja Gabriel Jesus e exalta Gómez: “Volta para nossa seleção”

O ex-goleiro Marcos usou as redes sociais na madrugada desta sexta-feira para comemorar a classificação da Seleção Brasileira para a semifinal da Copa América, com a vitória nos pênaltis sobre o Paraguai. O pentacampeão manifestou sua torcida por Gabriel Jesus e ainda exaltou o paraguaio Gustavo Gómez.

“Perfeito, a seleção passa para a próxima fase com o último pênalti batido pelo G. Jesus e G. Gomez volta, depois de ter feito uma partida sensacional, para preparação na nossa seleção”, escreveu, referindo-se ao retorno do zagueiro ao Palmeiras.

Depois do empate por 0 a 0 no tempo normal, na Arena do Grêmio, o Brasil eliminou o Paraguai por 4 a 3 nos pênaltis. A última cobrança da equipe de Tite foi convertida pelo ex-palmeirense Gabriel Jesus.

Já o atual titular da equipe de Luiz Felipe Scolari, Gustavo Gómez, atuou como capitão do Paraguai e acabou desperdiçando a primeira batida de sua seleção. O zagueiro deve retornar agora ao Palmeiras, que está em preparação para o restante da temporada.



Carinho de gremistas e oração nos penais: a noite “especial” de Alisson

Alisson foi um dos protagonistas da dramática classificação da Seleção Brasileira às semifinais da Copa América. Na noite desta quinta-feira, jogando no estado onde nasceu, mas na arena do arquirrival do clube no qual foi revelado, o goleiro foi decisivo na disputa por pênaltis.

Em plena Arena Grêmio, o jogador, natural de Novo Hamburgo (RS) e ex-goleiro do Internacional, revelou ter sido contemplado até com o apoio de quem estava acostumado a hostilizá-lo.

“Para mim um momento especial, aqui na minha cidade. Por mais que seja na Arena (risos) eu senti todo o carinho, tanto da torcida colorada quanto dos gremistas, minha família perto. Um sentimento muito especial”, disse à TV Globo.

Após empate por 0 a 0 no tempo normal, Alisson defendeu o pênalti de Gustavo Gómez, primeiro a cobrar pelo Paraguai, e foi decisivo na vitória por 4 a 3. Roberto Firmino desperdiçou pelo Brasil, mas Derlis Gonzáles mandou para fora antes de Gabriel Jesus selar a classificação.

“Meus companheiros, antes de tudo, fizeram a parte deles, o que é muito importante. Uma geração de jovens, mas que assume a responsabilidade no momento que tem de assumir, já com uma bagagem no futebol”, declarou Alisson, que revelou seu ritual durante as penalidades.

“Todo mundo fica na ansiedade, mas eu dentro de campo mantenho a tranquilidade. Sempre antes da batida eu oro e peço a Deus para que esses sentimentos de fora não interfiram no meu trabalho e não me tirem a confiança. Dessa maneira eu consegui manter a tranquilidade, com a ajuda do Taffarel, do Mauri, do Ederson e do Cássio, isso é muito importante para ter um resultado assim”, concluiu.

Pelas semifinais da Copa América, o Brasil enfrentará o vencedor do duelo entre Argentina e Venezuela, que medem forças nesta sexta-feira, às 16 horas (de Brasília), no Maracanã. A partida, valendo vaga na decisão, está marcada para a próxima terça, no Mineirão.



Daniel Alves vê vaga como “prêmio à equipe que propôs futebol”

No sufoco. Assim foi a classificação da Seleção Brasileira às semifinais da Copa América 2019, conquistada após empate sem gols e vitória por 4 a 3 nos pênaltis diante do Paraguai, na noite desta quinta-feira, na Arena Grêmio.

Capitão do Brasil, Daniel Alves falou sobre as dificuldades que os paraguaios impuseram na partida e disse que a vaga foi um “prêmio à equipe que propôs futebol”.

“A gente tinha falado antes que hoje [quinta-feira], mais do que nunca, tínhamos de ser mentalmente fortes porque tínhamos uma equipe que para e amarra muito o jogo. É uma equipe que vai tentando pirraçar para te tirar do jogo”, disse o lateral direito à TV Globo.

“No primeiro tempo a gente criou muitas situações. No segundo, com a expulsão deles, o jogo se tornou de ataque contra defesa, criamos as melhores chances do jogo e penso que hoje foi um prêmio à equipe que propôs futebol e que criou as melhores ocasiões de gol”, avaliou.

O atacante Everton endossou o discurso de Daniel Alves: “Jogo difícil, a gente sabia das dificuldades, como a equipe deles ia se comportar e não foi diferente. Tanto que o Gatito foi eleito o melhor da partida, e com méritos. Mas, fica provado a força do grupo”.

Pelas semifinais da Copa América, o Brasil enfrentará o vencedor do duelo entre Argentina e Venezuela, quese encaram  nesta sexta-feira, às 16 horas (de Brasília), no Maracanã. A partida, valendo vaga na decisão, está marcada para a próxima terça, no Mineirão.

“O próximo adversário… não estamos pensando muito. As nossas vitórias têm sito muito sofridas, então você tem que valorizar a entrega de todos os jogadores. Temos que preocupar com o adversário seguinte, preparar esse jogo bem”, disse.

“Como a gente fala internamente, temos que ir passo a passo porque o objetivo está cada vez mais perto. Seja quem for vamos ter uma barreira muito difícil, mas vamos preparar bem para estar nesse objetivo principal”, concluiu.



Gabriel Jesus se redime e diz que mudou de estratégia no pênalti

Gabriel Jesus se redimiu na noite desta quinta-feira. O atacante, que havia desperdiçado um pênalti contra o Peru, converteu sua cobrança diante do Paraguai e selou a classificação da Seleção Brasileira às semifinais da Copa América, na noite desta quinta-feira, na Arena Grêmio.

“No jogo anterior, onde eu infelizmente não pude concluir a gol o pênalti, e eu saí chateado comigo mesmo porque não bati da minha forma. Foi um pouco de ansiedade, vivo para jogar futebol, marcar gols, e ali no momento infelizmente a ansiedade me atrapalhou”, recordou, em entrevista à TV Globo.

Nesta noite, após empate por 0 a 0 no tempo regulamentar, o Brasil venceu o Paraguai por 4 a 3 nos pênaltis. Na última cobrança brasileira, Gabriel Jesus deslocou Gatito Fernández ao bater no canto direito do arqueiro, que pulou para o esquerdo.

“Hoje, quando o Klebinho [Kleber Xavier, auxiliar técnico] veio perguntar quem ia bater, eu falei que ia bater, porque eu estava confiante e, batendo da minha maneira, tenho mais chance de marcar o gol”, afirmou.

“No jogo anterior, eu não olhei para o goleiro e chutei forte. O goleiro foi feliz e fez uma grande defesa. Hoje, olhando para o goleiro, calmo, frio, pude ver ele movimentando da esquerda e chapei do outro lado”, concluiu.

Pelas semifinais da Copa América, o Brasil enfrentará o vencedor do duelo entre Argentina e Venezuela, que se encaram nesta sexta-feira, às 16 horas (de Brasília), no Maracanã. A partida, valendo vaga na decisão, acontecerá na próxima terça-feira, no Mineirão.



Tite ousado, Willian bem, Alisson decisivo e Firmino trágico; veja as notas da Seleção

A Seleção Brasileira amassou o Paraguai na noite dessa quinta-feira, na Arena do Grêmio, mas só conquistou a classificação às semifinais da Copa América por meio da disputa de pênaltis.

A partida apresentou o técnico Tite mais ousado que o comum, com substituições ousadas, como sacar um volante e um lateral para colocar em campo um atacante e um meia. O comandante também percebeu que Everton precisava de apoio e trocou Filipe Luis por Alex Sandro no intervalo.

Na etapa final, o Brasil martelou, principalmente por causa de Willian, que entrou bem e chegou a mandar uma bola na trave. Nas penalidades, Alisson foi decisivo ao defender logo a primeira cobrança do Paraguai. Firmino, na marca da cal, sequer acertou o gol e acabou saldo pelo erro de Derlis, não muito diferente.

Vejas as notas individuais da Seleção Brasileira:

Alisson: 9 (Foi decisivo quando o jogo estava 0 a 0 e nos pênaltis, ao pegar a cobrança de Gustavo Gómez).
Daniel Alves: 4 (Apareceu muito no ataque, mas foi autor de chutes e cruzamentos sem qualquer direção. Perdeu uma grande oportunidade em cobrança de falta e foi substituído nos minutos finais).
Marquinhos: 7 (Seguro, com personalidade para se lançar à frente e converteu uma penalidade).
Thiago Silva: 6 (Sem o mais tranquilo e seguro do setor defensivo).
Filipe Luís: 4 (Não deu o apoio necessário a Everton no primeiro tempo e acabou substituído no intervalo).
Allan: 5 (Cumpriu bem sua função de proteger a zaga. No segundo tempo, foi sacado porque o Paraguai já não atacava mais).
Arthur: 4 (Pareceu nervoso no primeiro tempo, desperdiçou boas oportunidades de arriscar chutes de fora da área na etapa final e concedeu ao Paraguai um contra-ataque quase mortal no fim).
Phillippe Coutinho: 6 (Não conseguiu deixar os companheiros em condição de gol. Teve presença de área, mas sofreu na armação diante um time tão fechado. Nas penalidades, fez seu gol e ajudou o Brasil).
Gabriel Jesus: 6 (Teve personalidade e converteu a última penalidade do Brasil mesmo depois de ter desperdiçado um pênalti contra o Peru. Durante o jogo, não foi bem. Errou muitos passes e jogou para fora uma chance quase dentro da pequena área no segundo tempo).
Roberto Firmino: 2 (Não teve presença de área nas tantas bolas cruzadas e encontrou muita dificuldade até nos domínios de bola. Viveu seu pior momento nos pênaltis, quando sequer acertou o alvo e colocou a classificação brasileira em risco).
Everton: 7 (Dessa vez muito bem marcado, não teve muito espaço. Ainda assim, não se intimidou e conseguiu abrir espaço na defesa paraguaia, principalmente no segundo tempo. Faltou a efetividade).
Alex Sandro: 7 (Deu suporte a Everton no segundo tempo e por pouco não marcou um gol de cabeça).
Willian: 8 (Melhorou muito o jogo do Brasil a partir de sua entrada. Chutou uma bola na trave e poderia ter saído de campo como herói. Nos pênaltis, converteu sua cobrança)
Paquetá: 5 (Pouco fez após sua entrada na etapa final. Se mostrou tímido, talvez pela sua estreia na Copa América em meio a um jogo tenso).
Tite: 8 (Diferente da primeira fase, Tite percebeu a necessidade de jogar o time à frente com substituições mais ousadas e não hesitou dessa vez. Apesar do empate sem gols, a equipe pressionou e criou oportunidades. O técnico fez o que estava ao seu alcance).



Brasil vence Paraguai nos pênaltis e vai à semi da Copa América

Brasil se classificou para a semifinal da Copa América ao vencer o Paraguai nos pênaltis por 4 a 3, na Arena do Grêmio, nesta quinta-feira. No tempo normal das quartas de final, o confronto terminou empatado sem gols, pois a equipe do técnico Tite esbarrou na forte marcação dos paraguaios. Apesar de ter ficado com um mais em campo no segundo tempo, com a expulsão de Balbuena, os brasileiros também acabaram parando no goleiro Gatito Fernandez.

Na disputa dos pênaltis, brilhou a estrela do goleiro Alisson, que pegou a penalidade de Gustavo Gómez. Já Derlis González chutou para fora. Para o Brasil, converteram Willian, Marquinhos, Coutinho e Gabriel Jesus. Já Roberto Firmino desperdiçou sua oportunidade. A partida contou com a presença de Neymar na torcida, assistindo junto com Casemiro e o presidente da CBF, Rogério Caboclo.

Agora, o Brasil espera o vencedor do confronto entre Venezuela e Argentina, que se enfrentam nesta sexta-feira, às 16 horas (de Brasília), no Maracanã. O jogo da semifinal está marcado para o dia 2 de julho, terça, às 21h30, no Mineirão.

O Jogo – O selecionado canarinho tomou a iniciativa, enquanto os paraguaios se fecharam na defesa e especularam jogadas de contra-ataque. Aos 3, Everton recebeu pela esquerda, trabalhou com Daniel Alves pelo meio, puxou para a esquerda e rolou para Firmino, que dominou e chutou fraco para defesa tranquila de Gatito. No minuto seguinte, Firmino foi lançado por Everton na direita, puxou para o meio e deixou novamente para o atacante, que dominou e chutou, mas o arqueiro defendeu.

A seleção do Paraguai adotou uma marcação forte, e o Brasil teve dificuldade de encontrar espaços na defesa. Sempre que pegava na bola, o atacante Everton era ovacionado pela torcida. Os torcedores tentaram incentivar os comandados de Tite. Com um adversário bem fechado, o Brasil tentou através da bola aérea abrir o placar.

Para evitar que o jogo fluísse, os paraguaios fizeram muitas faltas. Aos 22, Coutinho interceptou saída da defesa paraguaia e acionou Firmino dentro da área. O atacante dominou, mas a bola escapou e Gatito ficou com tranquilidade.

Que chance o Paraguai perdeu, aos 28, quando Arzamendia cruzou da esquerda para Derlis, que dominou pelo lado direito, livre, chutou forte e Alisson fez grande defesa. Mesmo com mais posse de bola, o Brasil não conseguiu criar oportunidade clara. O centroavante Gabriel Jesus, inclusive, completou 600 minutos sem balançar as redes em jogos oficiais do Brasil. Aos 39, Filipe Luís deu ótimo passe para Coutinho na esquerda, entrou na área, chutou de canhota, rasteiro, mas Gatito ficou com a bola.

Na etapa inicial, o Brasil enfrentou um ferrolho paraguaio e foram raras as vezes em que conseguiu levar perigo à meta de Gatito. O atacante Everton vinha sendo o jogador mais lúcido da Seleção. Apesar de jogarem fechados, os paraguaios tiveram a melhor chance de fazer o gol.

O panorama no segundo tempo seguia igual ao do primeiro, com o Brasil tendo mais a iniciativa e o Paraguai seguindo com suas linhas recuadas. Por outro lado, a equipe da casa tocou muito a bola de um lado para o outro e pouco arriscou chutes de fora da área. Aos 7, Gatito saiu jogando mal, Allan ficou com a bola e tocou para Arthur na direita. O volante ganhou espaço e chutou no canto direito, mas a bola subiu e foi para fora.

Pouco depois, o Paraguai ficou com um jogador a menos. O chileno Roberto Tobar chegou a marcar pênalti para o Brasil, de Balbuena sobre Firmino, depois de boa jogada de Gabriel Jesus. No entanto, o árbitro consultou o VAR e mudou a decisão, marcando falta fora da área. Por ter impedido um lance de gol, o ex-corintiano foi mais cedo para o chuveiro. Aos 14, Daniel Alves cobrou a falta na entrada da área e Gatito espalmou para escanteio.

Balbuena foi expulso depois de falta em Firmino (Foto: Raul Arboleda/AFP)

Com um menos em campo, o Paraguai se fechou mais ainda. Aos 18, Thiago Silva se aventurou na frente, ficou com a bola e chutou fora da área, mas Gatito ficou com a bola. Agora, Tite foi para o tudo ou nada tirando o volante Allan para a entrada do atacante Willian. Aos 28, Everton fez excelente jogada pela esquerda, vai pra lá, pra cá, cruzou com a direita, e Coutinho tentou cabeceio, errou, Gabriel Jesus ficou com a sobra e mandou para fora.

Só Brasil vinha atacando nos últimos minutos. Aos 30, Marquinhos cruzou da direita, Firmino cabeceou e a bola passou rente à trave de Gatito. Aos 31, Willian fez boa jogada pela direita e acionou Coutinho, que tentou o chute. A bola sobrou na esquerda para o Everton, que finalizou com a perna direita e foi para fora.

Nervosos em campo, os jogadores brasileiros erravam jogadas simples. Aos 42, Coutinho cobrou falta da esquerda, Alex Sandro desviou de cabeça e Gatito fez defesa sensacional. Aos 44, Willian tabelou com Firmino e chutou de canhota na meia-lua; A bola bateu no pé da trave direita de Gatito. No contra-ataque, aos 47, Escobar ficou com a bola pela direita, a defesa do Brasil tentou se recompor, o zagueiro chutou, e a bola bateu no próprio Arthur e vai para fora.

A torcida brasileira empurrou o time até nos acréscimos. Aos 50, Marquinhos arriscou de longe, a bola sobrou com Everton dentro da área, livre, ele chutou forte, mas teve desvio e foi para fora. Aos 51, Coutinho ficou com rebote na entrada da área, chutou colocado, a bola passou perto do travessão de Gatito. Apesar de toda a pressão e com um mais em campo, os brasileiros não conseguiram derrotar os paraguaios no tempo normal. Desta forma, a decisão da vaga será nas penalidades.

A primeira cobrança da série, do palmeirense Gustavo Gómez, foi defendida por Alisson. O Brasil acertou em seguida com Willian, Marquinhos e Coutinho. Porém, Firmino desperdiçou sua chance. Do outro lado, depois de acertos de Almirón, Valdez e Rojas, o santista Derlis González bateu para fora. Assim, o último pênalti sobrou para Gabriel Jesus, que mandou para as redes e saiu para comemorar.

FICHA TÉCNICA
BRASIL 0 (4) X (3) 0 PARAGUAI

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS
Data: 27 de junho (quinta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Roberto Tobar (Chile)
Assistentes: Christian Schiemann (Chile) e Claudio Rios (Chile)
VAR: Julio Bascuñan (CHI) auxiliado por Piero Maza (CHI) e Nicolas Tarán (URU).
Renda: R$ 10.352.430
Público Total: 48.211
Cartão amarelo: Filipe Luís, Roberto Firmino, Arthur (Brasil) Arzamendia, Piris, Alonso (Paraguai)
Cartão vermelho: Balbuena (Paraguai)

BRASIL: Alisson, Daniel Alves (Lucas Paquetá), Thiago Silva, Marquinhos e Filipe Luís (Alex Sandro); Arthur, Allan (Willian) e Philippe Coutinho; Everton, Gabriel Jesus e Roberto Firmino.
Técnico: Tite

PARAGUAI: Gatito Fernández, Iván Piris, Balbuena, Gustavo Gómez e Alonso; Richard Sánchez (Escobar), Ortiz, Pérez (Rodrigo Rojas) e Arzamendia (Valdez), Almirón e Derlis González.
Técnico: Eduardo Berizzo



CBF é multada pela Conmebol por gritos homofóbicos na Copa América

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi multada em 15 mil dólares (cerca de R$ 57 mil) pelos gritos homofóbicos proferidos pela torcida na partida de estreia do Brasil na Copa América, contra a Bolívia, no Estádio do Morumbi. A decisão foi divulgada pela Conmebol nesta quinta-feira, através de seu site oficial.

A cada reposição do goleiro Lampe, da Bolívia, era possível ouvir os gritos de “bicha” vindo das arquibancadas. De acordo com o informativo da Conmebol, a CBF foi enquadrada nos artigos 8 e 14, do Regulamento Disciplinar, que cita “insultar ou atentar contra a dignidade humana de outra pessoa ou grupo de pessoas, por qualquer meio, por motivos de cor de pele, raça, etnia, idioma, credo ou origem”.

Decisão foi publicada no site da CBF nesta quinta-feira (Foto: Reprodução)

A decisão contra a CBF não cabe recurso. Além disso, o valor da multa será descontado diretamente do montante que a entidade brasileira tem a receber pelas premiações e participação no torneio.

Uruguai também é punido

Além da CBF, a Associação Uruguaia de Futebol também foi multada nesta quinta-feira. O motivo da punição, entretanto, é pelo atraso na partida contra o Japão, pela segunda rodada da Copa América, na Arena do Grêmio. Como é reincidente, os uruguaios deverão pagar 10 mil dólares, cerca de R$ 38 mil.



Sampaio bate Vera Cruz em duelo de líderes da LBF antes do mata-mata

O principal jogo da rodada final da fase de classificação da LBF aconteceu na noite desta quinta-feira, em Campinas, entre Vera Cruz e Sampaio Basquete, líder e vice-líder da competição. No duelo que é a reedição da final da temporada passada da LBF, o time maranhense levou a melhor e bateu as donas da casa por 70 a 65 na prorrogação.

Sampaio venceu mesmo fora de casa (Foto: Divulgação/LBF)

O resultado deixou o Sampaio na cola do Vera Cruz, com apenas um ponto de desvantagem, mas nada que mude os duelos da primeira rodada dos playoffs. Para a série melhor de três, o Campinas enfrentará o São Bernardo nas quartas de final, enquanto o Sampaio duela contra o Ituano.

O jogo desta quinta foi extremamente equilibrado, com alternância na liderança do placar ao longo de todo o tempo e com ambos os times com dificuldade de se desgarrar no placar. Mesmo com Tati e Jackson inspiradas e liderando o time visitante, o Sampaio não conseguiu vencer no tempo normal e viu o jogo ir para a prorrogação.

Do lado do Campinas, era Mari Dias quem buscava fazer a diferença, sendo a cestinha da partida, com 16 pontos. No entanto, nem ela foi capaz de salvar o Vera Cruz no tempo extra, mesmo que o equilíbrio também tenha sido constante nos minutos adicionais. Foi com uma boa defesa e pontos de lances livres que o Sampaio conseguiu a vantagem que deu a vitória.



Paraná Clube vai lançar material esportivo com marca própria

Detalhe da nova camisa paranista (Divulgação/PRC)

Seguindo o exemplo de outros clubes brasileiros, inclusive de seu rival Coritiba, o Paraná Clube vai lançar a sua própria marca de material esportivo. No dia 10 de julho, o Tricolor promete mostrar seu novo uniforme em um evento para associados do clube. O novo fardamento, aliás, já está em pré-venda.

Com o fim do contrato com a Topper, o clube decidiu aumentar a quantidade de materiais esportivos com alusão ao clube lançados para a torcida, como camisas comemorativas, com patrocínios pontuais, entre outras. A nova relação com o torcedor, aliás, teria começado já no desenho da camisa, feito por um deles.

A estreia do novo uniforme paranista está marcada para o dia 13 de julho, na Vila Capanema, quando o Tricolor encara o Bragantino, na volta da Série B do Campeonato Brasileiro após a disputa da Copa América.



Neymar vai à Arena Grêmio para apoiar o Brasil contra o Paraguai

Cortado da Copa América por lesão, o atacante Neymar marcou presença na Arena Grêmio para torcer pelo Brasil no duelo com o Paraguai, na noite desta quinta-feira, pelas quartas de final da Copa América.

Nas tribunas do estádio, o astro do Paris Saint-Germain assistiu ao jogo acompanhado pelo amigo e surfista Gabriel Medina, o volante Casemiro, suspenso pelo acúmulo de dois cartões amarelos, e os presidentes da CBF e da Conmebol, Rogério Caboclo e Alejandro Domínguez, respectivamente.

Neymar foi cortado da Seleção Brasileira após sofrer rompimento no ligamento do tornozelo direito no primeiro tempo da vitória por 2 a 0 sobre o Catar, em amistoso disputado no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, no último dia 5. Willian, do Chelsea, foi convocado para substituí-lo.



Neymar assiste partida do Brasil x Paraguai: veja fotos


CBF altera data de Corinthians x Flamengo e mais quatro partidas do Brasileirão

Na noite desta quinta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou a alteração da data do confronto entre Corinthians Flamengo pelo Campeonato Brasileiro. A partida, que aconteceria às 19h do dia 20 de julho (sábado), foi realocada para o dia seguinte, às 16h.

Segundo o documento informativo da entidade, o motivo da mudança é um ajuste na grade de programação da emissora detentora dos direitos de transmissão. A partida acontece pela 11ª primeira rodada da competição, e o local segue a Arena Corinthians.

Além deste jogo, a CBF alterou data e horário de mais quatro partidas, entre elas, dois clássicos. O Gre-Nal, marcado inicialmente para às 11h do dia 21/07 (domingo), foi antecipado para o dia 20/07, às 19h. Já o duelo entre Vasco x Fluminense segue no dia 20/07, mas acontecerá mais cedo, saindo de 19h para às 11h.

Confira todas as mudanças dos jogos da 11ª rodada do Campeonato Brasileiro:

Corinthians x Flamengo
De: 20/07, sábado, às 19h00
Para: 21/07, domingo, às 16h00
Local: Arena Corinthians

Internacional x Grêmio
De: 21/07, domingo, às 11h00
Para: 20/07, sábado, às 19h00
Local: Estádio Beira-Rio

Vasco da Gama x Fluminense
De: 20/07, sábado, às 17h00
Para: 20/07, sábado, às 11h00
Local: Estádio São Januário

Botafogo x Santos
De: 21/07, domingo, 16h00
Para: 21/07, domingo, 11h00
Local: Estádio Nilton Santos

Bahia x Cruzeiro
De: 20/07, sábado, 21h00
Para: 20/07, sábado, 17h00
Local: Arena Fonte Nova



Futebol ao vivo: veja onde assistir aos jogos desta sexta-feira


20h00 – Copa América – Colômbia x Chile (SporTV)

Outros jogos do dia:
07h00 – WTA Tênis de Eastbourne: semifinais (DAZN)
08h00 – Fórmula 2 – treino da etapa da Áustria (DAZN)
11h30 – Copa Africana de Nações – Tunísia x Mali (DAZN)
12h50 – Fórmula 3 – classificação da etapa da Áustria (DAZN)
14h00 – Copa Africana de Nações – Marrocos x Costa do Marfim (DAZN)
14h30 – Boxe – Daniele Scardina x Alessandro Goddi (DAZN)
16h00 – Copa América – Argentina x Venezuela (Globo e SporTV)
16h00 – Copa do Mundo Feminina – França x Estados Unidos (SporTV 2)
17h00 – Copa Africana de Nações – África do Sul x Namíbia (DAZN)
18h00 – Programa Gazeta Esportiva (TV GAZETA)
20h00
 – Copa América – Colômbia x Chile (SporTV)
20h00 – Campeonato Brasileiro Série C – Paysandu x Ypiranga (DAZN)
21h08 – MLS: New York RB x Chicago Fire (DAZN)
23h11 – MLS: Colorado Rapids x Los Angeles FC (DAZN)

 



Athletico confirma amistoso diante do Londrina

Tiago Nunes terá mais uma chance para dar ritmo ao Furacão (Miguel Locatelli/CAP)

A diretoria do Athletico Paranaense confirmou mais uma movimentação do time durante a intertemporada realizada durante a disputa da Copa América. O adversário será o Londrina, em jogo-treino marcado para a próxima terça-feira, às 15h30 (de Brasília), na Arena da Baixada, mas com portões fechados.

Antes, entretanto, o time rubro-negro terá um amistoso, que marca as comemorações dos 20 anos da Arena, neste sábado, diante do Cerro Porteño, no Paraguai, este sim com ingressos a venda e expectativa de casa cheia. O primeiro compromisso oficial será no dia 10 de julho, contra o Flamengo, pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Furacão terá desfalque na defesa – Para as duas partidas, o técnico Tiago Nunes não contará com o zagueiro Lucas Halter, que sofreu uma lesão na coxa e ficará cerca de três semanas no departamento médico. A diretoria, aliás, busca reforços para o setor, que também perdeu Paulo André, aposentado, e Thiago Heleno, ainda suspenso por doping. Alexander Barboza, do River Plate, e Pedro Henrique, do Corinthians, são os mais cotados.



Campeão brasileiro pelo São Paulo, Alex Silva anuncia aposentadoria

Chegou ao fim a carreira de Alex Silva, tricampeão brasileiro pelo São Paulo e com passagem por mais de dez clubes, tanto no Brasil como no exterior. Aos 34 anos, o zagueiro anunciou, nesta quinta-feira (27), a decisão de se aposentar defendendo o Jorge Wilstermann, da Bolívia, clube em que joga desde 2017.

Alex Silva participou de dois de três títulos do tricampeonato brasileiro do SPFC (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)

Pelas redes sociais, Alex soltou um vídeo com um depoimento sobre a decisão e também agradecendo tudo que viveu no futebol. “Comunico a todos a decisão de me aposentar do futebol. Uma decisão que nunca é fácil para um jogador, mas acredito que o ciclo chega para todos. Tenho quatro cirurgias no joelho e até aqui Deus me sustentou, cheguei até onde deu, mas chega um momento que a cabeça pensa e o corpo não obedece. Tomei essa decisão junto com meu staff, minha família e em comum acordo com o clube, que tem um carinho muito grande por mim”, disse.

Foram mais de 16 anos de carreira, que começou no Ponte Preta e depois seguiu para o Vitória, onde iniciou no profissional. Pouco depois, Alex Silva chegou ao São Paulo, onde conseguiu foi tricampeão brasileiro – quando participou de duas campanhas completas e, em 2008, foi negociado na metade do campeonato – e ainda conseguiu muito destaque que lhe levou à Seleção Brasileira e também à Europa, quando foi defender o Hamburgo. No clube alemão, no entanto, o defensor não teve o mesmo rendimento e até voltou ao Tricolor Paulista, emprestado, onde novamente teve boa passagem. Depois disso, foram vários clubes brasileiros, FlamengoCruzeiro, Boa Esporte, Hercílio Luz, São Bernardo e Brasiliense, até o Alex chegar ao Jorge Wilstermann, onde encerra sua carreira.

“Acredito que foi uma história muito bacana, linda, de conquistas. Mas o que me deixa mais grato foi a história de superação, pude superar muitas barreiras, dar a vola por cima em um momento em que muitos não acreditavam. Então, o que fica são as lembranças da superação, dos títulos, os amigos que construí no futebol. E acima de tudo o legado que pude deixar de caráter, de hombridade, de companheiro, de um amigo. Pude deixar no futebol um testemunho muito bom como pessoa. Agora nós vamos procurar novos ares, um novo projeto”, completou o, agora, ex-atleta.



Kannemann se diz focado e desconversa sobre saída do Grêmio

Recuperado de lesão, o zagueiro Kannemann acredita que estará em condições de treinar com bola na próxima semana. O argentino ficou 47 dias afastado do time titular e perdeu a chance de disputar a Copa América pela Argentina.

“Estou muito bem. Acredito que na próxima semana irei trabalhar com normalidade. Os cuidados ficam por conta de evitar um choque com outro companheiro e ficar 100% seguro”, analisou.

Recuperado de lesão, Kannemann se diz focado apenas no Tricolor gaúcho (Foto: Lucas Eebel/Grêmio)

Muito especulado para deixar o Grêmio nas últimas janelas de transferências para o futebol internacional, o defensor recebeu uma valorização salarial por parte dos dirigentes gremistas. Ele afirmou que está totalmente concentrado nas competições que o Tricolor Gaúcho tem no segundo semestre.

“Hoje em dia se fala muito, pois todo mundo tem muitas informações, mas estou pensando no Grêmio. Me recuperando bem e tentando ficar 100% o mais rápido possível para ficar à disposição e ajudar os meus companheiros. O que falam fora, não é problema meu. Meu objetivo é ajudar o Grêmio”, revelou.

Nesta quinta-feira, o técnico Renato Portaluppi comandou uma atividade com bola no Hotel Vila Ventura, em Viamão-RS. O trabalho foi realizado em campo reduzido. Fora de campo, o Grêmio fará dois jogos-treinos, sendo que o primeiro ocorre no dia 01 de julho contra o São José-RS e no dia 05 pega o Criciúma.



Treze volta a vencer e quebra série invicta do Santa Cruz na Série C

Pela abertura da 10ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, nesta quinta-feira, o Treze se recuperou e bateu o Santa Cruz por 1 a 0 no Amigão. O jogo foi debaixo de muita chuva, principalmente na primeira etapa, mas mesmo assim o time paraibano conseguiu os três pontos com gols de Vagner e Eduardo.

Com o resultado, o Treze volta a vencer na competição depois de três partidas. O último resultado positivo foi na sexta rodada, quando a equipe bateu o Sampaio Corrêa por 3 a 0, também no Amigão. Assim, o Galo chegou aos nove pontos, mas ainda ocupa a penúltima colocação do Grupo A.

Já o Santa Cruz viu a invencibilidade de sete jogos ir embora, e perdeu a chance de colar no líder Ferroviário. O Tricolor estacionou no segundo lugar com 16 pontos, e pode ver a distância aumentar para seis pontos no fim de semana.

Na próxima rodada, o Treze visita o ABC no próximo sábado, às 17h. Já o Santa Cruz terá duelo decisivo justamente contra o Ferroviário, na próxima sexta-feira, às 20h, no Arruda.

Treze voltou a vencer depois de três jogos (Foto: Reprodução)

O jogo foi de muito equilíbrio no Amigão, e quem teve as primeiras boas chances foram os visitantes. Nas duas, o goleiro Iguatu salvou o Treze. A primeira, em chute de fora da área de Guilherme Queiroz, aos oito minutos. Na segunda, o arqueiro alvinegro estava esperto e defendeu o cabeceio de Allan Dias, aos 14.

O Treze tentava a resposta, mas só conseguiu mesmo aos 38, quando balançou as redes e abriu o placar. Vagner recebeu bom passe pelo lado esquerdo e, com liberdade, avançou sozinho. Sem marcação, bateu firme da entrada da área e a bola morreu no cantinho do goleiro Anderson.

Na volta da segunda etapa, o Galo quase ampliou logo aos sete minutos. Eduardo recebeu um bom passe e finalizou forte, mas o goleiro Anderson fez grande defesa.

O Santa tentava responder, mas pecava nas finalizações. Houve chance com Dudu, travado pela zaga, e Augusto, que cabeceou fraco.

Se o adversário não era efetivo na busca pelo empate, o Treze tratou de ampliar o placar e fechar a partida. Aos 42 minutos, Eduardo pegou a sobra depois de cobrança de falta e tocou na saída do goleiro Anderson para balançar as redes.



Chile leva reserva de Medel para a coletiva, mas capitão deve jogar

O Chile manteve certo mistério a respeito da escalação para encarar a Colômbia, nesta sexta-feira, às 20h (de Brasília), mas não deve ter grandes novidades para jogar as quartas de final da Copa América, na Arena Corinthians. A maior dúvida fica a respeito da utilização do zagueiro e capitão da seleção, Gary Medel. Ele deixou o jogo contra o Uruguai no meio do segundo tempo e não completou um treinamento até o momento.

Na noite desta quinta-feira, na entrevista coletiva concedida no local da partida, o técnico Reinaldo Rueda chegou acompanhado de Paulo Díaz, zagueiro que atuou como lateral direito frente aos uruguaios e que seria a primeira opção caso o titular não estivesse à disposição. Para o treinador, porém, foi apenas uma coincidência.

“Gary (Medel) está bem, trabalhando muito bem”, disse o comandante, sem querer se aprofundar muito no assunto e passando rapidamente à próxima pergunta. As atividades realizadas por ele foram todas fechadas à imprensa depois de 15 minutos liberados do aquecimento.

Ao seu lado, Díaz também desconversou a respeito da possibilidade de atuar em um jogo tão decisivo quanto esse. Deixando para Rueda uma pista a respeito da escalação, ele se colocou à disposição para atuar tanto em uma linha de três zagueiros quanto com quatro atrás.

“Me senti muito bem jogando nessa posição. Não me complica jogar onde necessita o técnico, estarei disponível. Onde ele precisar, estarei disponível”, avaliou o atleta, que se concentra ao lado do restante do elenco em um hotel da zona sul de São Paulo para o embate.



Brasil x Paraguai: veja fotos do confronto da seleção na Copa América


Após sofrer trauma na cabeça, Jorge é liberado e será avaliado nesta sexta

Na última quarta-feira, o lateral-esquerdo Jorge deu um susto na torcida do Santos. O jogador sofreu um trauma na cabeça, após dividida com Jobson no treinamento. O defensor ficou em observação no CT Rei Pelé, e foi liberado nesta quinta para ir para a casa.

Porém, nesta sexta, Jorge passará por uma avaliação com os médicos do Peixe. O lateral sequer foi a campo na atividade desta quinta, mas passa bem e deve participar normalmente das atividades do time comandado por Jorge Sampaoli.

O plantel do Santos treinará em dois períodos na sexta e no sábado. Os trabalhos serão alternados entre o CT Rei Pelé e a Vila Belmiro. No estádio, o Alvinegro Praiano fará um jogo-treino contra o São Bento, às 10h00 (horário de Brasília). A partida, portanto, será de portões fechados à imprensa e ao público.

Segundo colocado do Campeonato Brasileiro com 20 pontos, o Santos volta a campo no dia 13 de julho para enfrentar o Bahia. O confronto será na Arena Fonte Nova em Salvador, às 19h00 (horário de Brasília).



Cuesta acredita na força do elenco do Inter para superar o Palmeiras

Após o término da Copa América, o Internacional terá uma sequência pesada de jogos que envolve Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Libertadores. Para o zagueiro Victor Cuesta, o Colorado está no caminho certo e precisa seguir trabalhando forte.

“Continuamos fazendo o que a gente vinha fazendo. Estamos no caminho certo, temos que trabalhar forte, porque a gente sabe que temos um semestre muito duro, com muitas competições e pouco tempo de descanso”, avaliou.

Cuesta exaltou o elenco do Inter (Foto: Ricardo Duarte/ Site do Inter)

Questionado sobre os confrontos na Copa do Brasil diante do Palmeiras, o argentino afirmou que serão jogos complicados. Os jogos estão marcados para os dias 10 e 17 julho. A partida de ida será no Allianz Parque e o duelo de volta ocorre no Beira-Rio.

“O jogo vai ser difícil como é sempre. O Palmeiras é uma grande equipe. Sabemos das qualidades deles, mas temos que ir lá para vencer. Fizemos um grande jogo contra o Verdão (pelo Brasileiro), mas não conseguimos vencer. Precisamos manter isso para trazer um bom resultado para Porto Alegre”, revelou.

O Internacional realiza nesta sexta-feira o seu primeiro jogo-treino contra o Pouso Alegre-MG, às 10h(de Brasília), no Resort de Atibaia-SP. No dia seguinte o Colorado pega a equipe local no mesmo horário. Fora de campo, o meia D´Alessandro não está entre os convocados da Argentina para os Jogos Pan-Americanos.



Veja fotos da coletiva do Chile


Lautaro Martínez não vê pressão na Argentina e quer aproveitar jogo da vida

Uma das promessas do futebol argentino é Lautaro Martínez. O atacante da Inter de Milão vem fazendo bons jogos na Copa América, marcando inclusive um dos gols na vitória sobre o Catar, no último domingo em Porto Alegre. Na véspera da partida decisiva diante da Venezuela, o jogador disse que será a partida mais importante de sua vida e sonha em desfrutar do momento.

“Óbvio que é o jogo mais importante que eu vou jogar. Sinceramente, sempre sonhei com isso, e por isso vou tentar aproveitar e fazer o melhor. É entrar em campo, lutar até a última bola. E tomara que consigamos a vitória”, afirmou o atleta.

Lautaro deve ser titular ao lado de Messi e Aguero contra a Venezuela (Foto: Mauro Pimentel/AFP)

Com apenas 21 anos, Lautaro tem apenas nove jogos com a albiceleste, e já balançou as redes em cinco ocasiões. Provavelmente, o jovem será titular contra a seleção Vinotinto e, sem dúvidas é uma das esperanças para a Argentina quebrar o jejum de 23 anos sem título.

Falando no tabu, o atacante não encara como uma pressão o longo período da seleção sem erguer uma taça. Para Lautaro, é muito mais uma necessidade de vencer. Por fim, torce pelo apoio da torcida que estará presente no Rio de Janeiro e que o time faça uma boa partida.

“Pressão não sei se é a palavra que eu utilizaria, mas obviamente necessidade. Porque o futebol argentino é muito grande, jogadores de muita hierarquia, muita qualidade. Sabemos que estamos em crescimento, no caminho, no processo. Sempre dentro de campo vamos tratar de fazer o melhor, e tomara que as pessoas nos apoiem para dar confiança. Amanhã vamos tentar fazer uma grande partida e passar de fase”, disse o atacante.

Venezuela e Argentina se enfrentam nesta sexta-feira, às 16h00 (horário de Brasília). O confronto será no Maracanã, no Rio de Janeiro. Quem avançar, pegará Brasil ou Paraguai.



Presidentes dos grandes de SP fazem reunião; veja os assuntos

Os presidentes de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo realizaram uma reunião na última terça-feira, na capital paulista. O encontro, idealizado pelo mandatário alviverde Maurício Galiotte, tratou de assuntos que também são de interesse aos clubes dirigidos por Andrés Sanchez, José Carlos Peres e Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco.

A liberação de bebida alcoólica nos estádios foi uma das pautas da reunião. O tema ganhou força após a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovar neste mês projeto que autoriza o consumo e venda em arenas esportivas no estado. A informação foi publicada inicialmente no Globoesporte.com e confirmada pela Gazeta Esportiva.

O presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, foi o idealizador do encontro entre os quatro mandatários (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)

O número de jogadores inscritos no Campeonato Paulista e o calendário também foram assuntos discutidos no bate-papo, assim como a venda dos direitos internacionais de transmissão do Campeonato Brasileiro.

A intenção dos mandatários é que essas reuniões se tornem comuns para que as reivindicações dos clubes ganhem corpo diante de federações e outras instituições.



Cristiane se reapresenta ao São Paulo após disputa da Copa do Mundo

Depois de retornar da França, onde disputou a Copa do Mundo feminina, Cristiane se reapresentou ao São Paulo e encontrou elenco e comissão técnica durante o treinamento desta quinta-feira no Complexo Social do Morumbi. Com uma lesão de grau dois constatada na parte posterior da coxa direita, a atacante se reuniu com os profissionais e na sequência iniciou a programação de recuperação, estipulada em quatro semanas.

Cristiane se reapresentou ao São Paulo (Foto: Divulgação)

Por conta das convocações para a Seleção Brasileira, Cristiane ainda não teve uma sequência de jogos com a camisa do São Paulo. De volta ao time do Morumbi, a jogadora espera readquirir o ritmo de jogo o mais rápido possível e ajudar a equipe nas fases decisivas das competições em andamento.

“Agradeci muito quando deram espaço para que eu pudesse ir pra Seleção mais cedo por causa da Copa. Agora, não vejo a hora de começar a correr atrás das coisas para poder ajudar as meninas. Eu sei que elas estão muito bem, estou acompanhando sempre e sei que elas vão se manter firmes até o meu retorno”, disse ao site oficial do clube.

Cristiane se machucou nas oitavas do Mundial (Foto: LOIC VENANCE / AFP)

Após um ótimo primeiro semestre, o São Paulo se prepara para disputar as quartas de final do Brasileiro Série A-2, a segunda divisão nacional, contra o Taubaté, nos dias 14 e 21 de julho, e a segunda fase do Campeonato Paulista, com previsão para o dia 4 de agosto.

Contratada como principal nome do elenco feminino de futebol do São Paulo, Cristiane foi a artilheira da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina ao marcar quatro gols em quatro jogos. O time de Vadão foi eliminado pela anfitriã França nas oitavas de final com uma derrota por 2 a 1 – o segundo gol das europeias foi marcado no final do segundo tempo da prorrogação.



Confira fotos dos treinos do São Paulo em Cotia


Argélia vence Senegal e passa para as oitavas da Copa Africana de Nações

Jogadores da Argélia comemoram gol de Belaili contra Senegal (Foto: Khaled Desouki/AFP)

Em confronto válido pelo Grupo C da Copa Africana de Nações, a Argélia bateu Senegal e se tornou a terceira seleção a se garantir nas oitavas de final do torneio. No Estádio 30 de Junho, em Cairo, as Raposas do Deserto venceram por 1 a 0, com gol de Youcef Belaili.

A partida começou com os dois lados apresentando uma postura cautelosa, com os times se estudando e criando pouco. As equipes começaram a soltar por volta dos 20 minutos e passaram a alternar jogadas de perigo. Contudo, nenhuma das seleções conseguiu tirar o zero do placar.

Contudo, a Argélia voltou mais incisiva para a segunda etapa e conseguiu abrir o placar com apenas quatro minutos. Feghouli recebeu em profundidade pela direita e cruzou rasteiro para Belaili, que dominou e bateu para o fundo das redes. Os Leões de Teranga tentaram responder pressionando os argelinos, que devolviam com contra-ataques, mas não apresentaram a eficiência necessária para igualar o marcador.

Para fechar o Grupo C, o Quênia virou sobre a Tanzânia e venceu por 3 a 2, seguindo vivo na competição. Aos seis minutos, Saimon Msuva aproveitou rebote e abriu o placar para os tanzanianos. Aos 39, Michael Olunga emendou uma bicicleta após falha do goleiro e empatou o jogo. Logo em seguida, aos 40, Samatta brigou, cortou o goleiro e colocou a Tanzânia de novo na frente. Aos 17 minutos da etapa final, Omolo, de cabeça, igualou o placar novamente. Por fim, aos 35, Olunga marcou mais uma vez com um belo chute rasteiro de fora da área, dando a vitória para os quenianos.

Desse modo, a chave ficou com a Argélia na liderança, com seis pontos, seguida respectivamente de Senegal e Quênia, ambos com três pontos. A Tanzânia aparece na quarta colocação, sem ainda ter pontuado no torneio.

Madagascar venceu Burundi com gol de Marco Ilaimaharitra (Foto: Giuseppe Cacace/AFP)

Pelo Grupo B, a seleção de Madagascar venceu Burundi por 1 a 0. Em partida equilibrada, a Seleção Malgaxe conquistou o triunfo com gol de Marco Ilaimaharitra, aos 31 minutos do segundo tempo. O meia cobrou bela falta no canto direito do goleiro Nahimana e garantiu os três pontos para Madagascar.

Com o resultado, os malgaxes alcançaram os quatro pontos e ocupam a segunda colocação, atrás da Nigéria, que tem seis pontos. Burundi, por sua vez, ainda não pontuou e está na lanterna da chave.



Trabalho tático fecha dia de treino em dois períodos no São Paulo

A quinta-feira do grupo do São Paulo foi de muito trabalho. Após os jogadores aprimorarem as finalizações e realizarem trabalhos de posse de bola pela manhã, o elenco voltou ao gramado do CFA Laudo Natel, em Cotia, no período da tarde para encerrar o dia com um treino tático.

Com a participação de todos os atletas que estão à disposição de Cuca, o elenco tricolor cumpriu a programação promovida pela comissão técnica, que gradativamente avança na preparação do time para a sequência do Campeonato Brasileiro, conforme informou a assessoria do clube, já que o São Paulo programou treinos fechados para toda a semana.

Confira os motivos para a semana fechada no São Paulo

Durante os treinos, Pato marcou um lindo de bicicleta e divulgou o vídeo nas redes sociais. No lance, o atacante recebeu cruzamento vindo da direita, dominou no peito, ajeitou o corpo e virou uma bicicleta com violência. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar.

Visando readquirir um pouco do ritmo competitivo, o São Paulo tem programado um jogo-treino para esta sexta-feira, diante do São Bento, em Cotia. No Campeonato Paulista, o time comandado por Cuca levou a melhor com gol solitário gol de Hernanes.

O primeiro compromisso do São Paulo depois da parada para a Copa América está marcado para o dia 13 de julho, quando enfrentará o Palmeiras, ás 19 horas (de Brasília), no Morumbi, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, competição em que o Tricolor ocupa a nona colocação, com 14 pontos.



Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada começa nesta sexta-feira

São esperados quase 300 ciclistas para a prova  (Foto: Divulgação)

Chegou a hora de um dos maiores eventos de ciclismo do país. A partir desta sexta-feira, 28, serão realizadas as primeiras provas do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Elite 2019, o mais importante torneio da modalidade, em Paulínia, São Paulo.

O evento acontece no entorno do Parque Brasil 500, na cidade interiorana e segue até domingo, 30, encerrando a programação com as provas de resistência. Todas as competições terão concentração a partir das 8h e largada marcada para às 9h.

Com um dos principais nomes da Elite do ciclismo, a competição espera receber mais de 250 atletas entre homens e mulheres. São mais de 20 equipes reunidas na briga pelo título nacional. Os primeiros colocados somam pontos tanto para o Ranking Brasileiro, como também para o Ranking UCI classificatório para Tóquio 2020.

Para a atual edição, a principal novidade será o percurso relativamente plano, que estará promovendo uma corrida rápida e bastante técnica entre os competidores.

 



COB lança curso gratuito para professores de Educação Física do país

Paulo Wanderley Teixeira estará presente no evento de lançamento do curso (Foto: Mauro Pimentel/AFP)

Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou a criação do Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos (CIEVO), gratuitamente destinado a profissionais de Educação Física e estudantes do 7º e 8º período de todo o país. A entidade ainda promoverá um evento para o lançamento nacional do projeto nesta sexta-feira (28), às 9h30 (de Brasília), na sede do COB, no Rio de Janeiro.

O curso foi desenvolvido pelo Instituto Olímpico Brasileiro e será oferecido nas modalidades Atletismo, Natação, Judô e Ginástica Artística. Através de uma plataforma de ensino a distância, os professores serão orientados para trabalharem a Iniciação Esportiva com crianças de 5 a 10 anos, de modo que contribuam para o desenvolvimento delas e promovam os Valores Olímpicos no ambiente educacional e esportivo.

O evento de lançamento contará com a participação do presidente do COB Paulo Wanderley Teixeira, do diretor geral Rogério Sampaio, atletas e convidados que participarão da mesa redonda “Iniciação esportiva: Relevância e Desafios”. As inscrições para o curso terão início no dia 1º de julho, por meio do site do COB.



Técnico da Venezuela elogia Soteldo por responder em português na coletiva

Yeferson Soteldo está há pouco mais de seis meses no Brasil, vestindo a camisa 10 do Santos. Nesta quinta-feira, o atacante concedeu entrevista coletiva antes da partida entre Venezuela e Argentina pela Copa América. Entretanto, o que mais chamou a atenção não foi o que o atacante disse, mas sim como disse.

O baixinho respondeu em português, o que surpreendeu o técnico Rafael Dudamel, que interrompeu o jogador e o exaltou. “Peço desculpas a todos, mas preciso compartilhar isso. Acabo de sentir uma grande felicidade neste momento ao ver Soteldo respondendo em português. Eu o conheço desde que ele tinha 15 anos. Ao escutar ele falando português me dá uma emoção muito boa. O felicito. É um crescimento na vida, não é só futebol, é um enriquecimento cultural”, afirmou o treinador.

Dudamel elogiou o atacante Soteldo por responder em português (Foto: Mauro Pimentel / AFP)

A resposta em português foi por uma pergunta projetando um possível duelo entre Brasil e Venezuela na semifinal da Copa América. Para isso, os comandados de Tite precisam despachar o Paraguai e, a seleção Vinotinto passar pela Argentina de Messi.

Soteldo adotou o discurso da cautela, dizendo que primeiro é necessário que a Venezuela passe pela Argentina. Mesmo assim, afirmou que enfrentar a Seleção Brasileira seria maravilhoso. Na fase de grupos, as equipes se enfrentaram e ficaram no 0 a 0.

“É difícil falar de uma situação como essa, porque temos um jogo com a Argentina. Primeiro temos de pensar no confronto no Rio de Janeiro. Depois, se passarmos, podemos falar do Brasil. Seria um jogo lindo também”, disse o jogador.

Venezuela e Argentina se enfrentam nesta sexta-feira, às 16h00 (horário de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro. Quem avançar, pega Brasil ou Paraguai na semifinal da competição.



Com mudança na fornecedora, Campeonato Espanhol divulga bola oficial

A bola que será usada nas duas primeiras divisões do Campeonato Espanhol da próxima temporada foi lançada nesta quinta-feira. Em vídeo divulgada em parceria da competição com a Puma, o produto é estrelado pelos principais nomes que jogam a elite espanhola e são patrocinados pela fornecedora de material esportivo, como Griezmann, Suárez, Oblak, Umtiti, Bartra e Cazorla.

A bola homenageia a paixão que envolve a competição, com design marcante e combinação de tons verdes sobre o branco, além do logo da marca em vermelho. A novidade incorpora ainda tecnologia desenvolvida exclusivamente pela empresa, que melhora a aerodinâmica e durabilidade. Desse modo, o Campeonato Espanhol deixa ter sua bola produzida pela Nike.

A bola do Campeonato Espanhol será da Puma (Foto: Divulgação)

Com estreia nos gramados espanhóis marcada para o segundo semestre, a novidade chega ao Brasil no terceiro trimestre.

 



Novo contratado para lateral esquerda quer aprender com Fábio Santos e elogia CT do Galo

Lucas se mostrou contente por fechar com o Galo (Foto: Bruno Cantini / Atletico)

O lateral-esquerdo Lucas Hernadez foi apresentado oficialmente como novo reforço do Atlético. O atleta chegou para acabar com um dos grandes problemas do Galo que era ter somente Fábio Santos na posição. E por falar no experiente jogador, o uruguaio elogiou o novo companheiro e disse que chega para aprender.

“Quando eu cheguei ele me cumprimentou. Gosto de ter companheiros assim, estou aqui para aprender, trabalhar muito e aprender. Estou dando um passo importante na minha carreira, é um grande desafio, quero mostrar meu trabalho e conseguir resultados”, destacou.

O Atlético hoje tem um grupo grande de estrangeiros, ultrapassando até o limite de atletas que podem ser relacionados para os jogos – sempre um vai sobrar. Segundo Lucas, é importante ter jogadores de fora do Brasil para contribuir com a ambientação.

“É muito importante ter companheiros de fora do Brasil, sobretudo uruguaios. Conhecer as coisas aqui, é bom para interação, vou aprender ainda o que não posso dizer”, completou.

Hernandez ainda elogiou o Centro de Treinamentos do Atlético. “As primeiras impressões são excelentes, clube muito bom, estrutura impressionante, estou surpreso, grupo bom, estou contente, grupo muito bom. Trabalhar duro para poder conseguir títulos e seguir adiante, trabalhar dia a dia, melhorar”, completou.



Seleção de vôlei masculina se prepara para Jogos Pan-Americanos

O grupo que representará a seleção brasileira masculina de vôlei nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, segue em forte preparação para a competição, que será de 31 de julho a 4 de agosto. A equipe verde e amarela está no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ), treinando sob o comando do técnico Marcelo Fronckowiak.

Seleção é totalmente diferente da que disputa a Liga das Nações (Foto: Divulgação/CBV)

O treinador, que estava com a seleção principal na disputa da Liga das Nações, assumiu a equipe na última segunda-feira (24) e está satisfeito com o que encontrou após o início de preparação sob o comando do assistente-técnico Giuliano Ribas.

“Cheguei essa semana, estou super motivado com relação a essa missão. O grupo está bem, a comissão técnica fez e está fazendo um excelente trabalho e eu estou pegando os jogadores em uma condição interessante para essa reta final de preparação, até o início da competição”, afirmou Fronckowiak.

A seleção brasileira que estará no Pan conta com uma mescla de jogadores experientes, como o central Éder, o ponteiro Lucas Lóh e o levantador Thiaguinho – os dois últimos que disputaram a Liga das Nações deste ano com a seleção principal – com outras jovens promessas do voleibol brasileiro, como o levantador Carísio, o ponteiro Honorato, o central Matheus, entre outros.

“As perspectivas são bastante interessantes para nós no sentido do aproveitamento dos jogadores mais experientes, mas também de inclusão de jovens talentos e promessas do voleibol brasileiro”, disse o técnico da seleção brasileira, que ainda detalhou:

“Esse é um grupo heterogêneo no sentido de ter jogadores bastante jovens e outros com passagem pela seleção principal, o que gera um misto de juventude com experiência. Temos o Éder, o Rodriguinho, o Lucas Lóh, Otávio com jovens esperanças da nossa modalidade”, concluiu Marcelo Fronckowiak.

Foram convocados para o Pan os levantadores Thiaguinho e Carísio; os opostos Rafael Araújo, Aboubacar e Felipe Roque; os centrais Otávio, Matheus, Cledenilson e Éder; os ponteiros Lucas Lóh, Honorato, Kadu, Rodriguinho e Vaccari, e os líberos Douglas Pureza e Rogerinho.

O comitê organizador dos Jogos Pan-Americanos ainda não divulgou a tabela completa do vôlei masculino.



Conselheiros entram na justiça comum por afastamento de Itair Machado

Itair Machado é alvo de 31 conselheiros (Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro)

Um grupo de conselheiros entrou, nessa quarta-feira, com uma ação na justiça comum pedindo o afastamento do vice-presidente do Cruzeiro, Itair Machado.

Eles argumentam que Itair tem condenações na justiça, algo que fere o estatuto do clube e a Lei Pelé. O vice-presidente foi nomeado quando Wagner Pires de Sá foi empossado como Presidente da Raposa, em janeiro.

O grupo, formado por nomes importantes da Raposa, como o ex-presidente Gilvan de Pinho Tavares, por exemplo, solicita ainda a anulação imediata da procuração dada de Wagner a Itair Machado. O documento dá a Machado poderes para diversas ações financeiras.

O Cruzeiro vive um momento fora das quatro linhas bastante turbulento. A crise iniciou quando o programa Fantástico, há um mês, exibiu uma reportagem mostrando irregularidades da agremiação e uma gestão bastante temerária. Desde então, vários escândalos aconteceram e a Raposa tem sua imagem duramente manchada.



Pato marca golaço de bicicleta em treino do São Paulo; veja vídeo

Alexandre Pato fez um belo gol no treino do São Paulo desta quinta-feira. Em atividade promovida no CFA Laudo Natel, em Cotia, onde o clube realiza a preparação para o retorno do Campeonato Brasileiro, o atacante marcou de bicicleta e postou o vídeo do lance em seu perfil no Twitter.

Durante atividade de finalização comandada por Cuca e sua comissão técnica, Pato recebeu cruzamento vindo da direita, dominou no peito, ajeitou o corpo e virou uma bicicleta com violência. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar.

Vídeo incorporado

PATO

@AlexandrePato

👀👻🙌🏻

447 pessoas estão falando sobre isso

O São Paulo trabalha em dois períodos nesta quinta-feira. Pela manhã, os jogadores fizeram exercícios com foco no aprimoramento das finalizações e realizaram trabalhos específicos de posse de bola em campo reduzido.

No CFA Laudo Natel, em Cotia, casa da base tricolor, o São Paulo faz sua preparação para o retorno do Campeonato Brasileiro, marcado para o dia 13 de julho, quando enfrenta o Palmeiras, no Morumbi, às 19 horas (de Brasília), pela 10ª rodada.



Benfica anuncia contratação do meia-atacante brasileiro Caio Lucas

Caio Lucas assinou contrato de cinco anos com o Benfica (Foto: Francisca Caria/SL Benfica)

Benfica anunciou a chegada do brasileiro Caio Lucas nesta quinta-feira. O meia-atacante de 25 anos, que estava no Al-Ain, dos Emirados Árabes Unidos, assinou contrato válido por cinco temporadas com os Encarnados. Ele chega sem custos ao time português, após o encerramento do vínculo com o ex-clube.

Caio Lucas ganhou destaque após a campanha do Al-Ain no Mundial de Clubes do ano passado. O brasileiro foi peça importante para a classificação de sua equipe à decisão do torneio e foi eleito o segundo melhor jogador da competição, atrás de Gareth Bale, do campeão Real Madrid. Na semifinal, ele marcou um dos gols no empate em 2 a 2 contra o River Plate, em confronto vencido pelos árabes na disputa de pênaltis.

SL Benfica

@SLBenfica

Caio Lucas chega à Luz com “muita vontade e muita garra”, e deseja conquistar títulos de águia ao peito. ➡ http://bit.ly/2ZU4xaq 

331 pessoas estão falando sobre isso

Ao canal oficial do novo clube, o jogador destacou sua primeira oportunidade de jogar no Velho Continente. “É a minha primeira experiência na Europa. Vou tentar agarrar com as duas mãos para dar o meu melhor e ser campeão pelo Benfica, que é o maior de Portugal”, declarou.

Além disso, ele falou um pouco sobre seu estilo de jogo e como deve contribuir para o ataque do clube português, que pode perder João Félix e Jonas nesta janela de transferências. “Sou um jogador com muita velocidade. Tento marcar gols e ajudar os meus companheiros com assistências. Vontade e garra não vão faltar, podem ter certeza”, afirmou Caio.



FIVB divulga ajustes de calendário para a próxima temporada do vôlei

A Federação Internacional de Vôlei anunciou nesta quinta-feira o calendário para o ano olímpico de 2020. A partir da próxima temporada, uma regulamentação específica entrará em vigor, baseada nas decisões da última reunião do Conselho de Administração da FIVB. O presidente da Federação Ary Graça destacou a importância do ajuste de calendário, visando atender demandas exigidas pela comunidade do vôlei.

“O ano olímpico é sempre um ano especial e particularmente desgastante. Fizemos um primeiro movimento e vamos aprimorar as mudanças para os próximos anos, quando, aí sim, poderemos trabalhar pensando num ciclo olímpico completo”, afirmou Graça.

Buscando trazer maior tempo de recuperação aos atletas, foi adicionada uma pausa para os jogadores que disputarem a próxima temporada nas Ligas Nacionais, Liga das Nações de Vôlei e nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Além disso, as ligas nacionais também sofreram ajustes de datas. Na próxima temporada, poderão ter início a partir do dia 15 de setembro de 2020. Para continuar discutindo aspectos relacionados ao calendário de vôlei da FIVB no próximo ciclo olímpico, um grupo de trabalho foi criado.



Inglaterra mostra força, vence a Noruega com facilidade e vai à semi

A Inglaterra está nas semifinais da Copa do Mundo feminina pela segunda vez em sua história. Terceira colocada da última edição, a equipe de Phil Neville derrotou com contundência a Noruega nesta quinta-feira, em Le Havre, na França, e garantiu a permanência na busca pelo inédito título. Scott, White e Bronze marcaram os gols da vitória inglesa por 3 a 0.

Agora, a Inglaterra espera o vencedor de Estados Unidos e França, que se enfrentam nesta sexta-feira, às 16 horas (de Brasília), no Parque dos Príncipes, em Paris, para saber com que decidirá uma vaga na grande decisão do torneio, em partida programada para a próxima terça-feira, em Lyon, também às 16 horas.

Inglaterra domina e abre boa vantagem

Pressionando as adversárias desde o apito inicial da partida, a Inglaterra saiu na frente logo aos dois minutos de jogo. Parris disparou pela direita e rolou para quem chegava de trás. White ,sozinha, furou de forma de bizonha, mas Scott não perdoou. A bola ainda bateu na trave antes de parar no fundo das redes.

Mesmo com gol, a Inglaterra não baixou o ritmo, seguiu em cima das norueguesas e aumentou a vantagem ainda no primeiro tempo. Após acertar a trave momentos antes, White não desperdiçou nova oportunidade. Parris recebeu ótimo passe, avançou livre na área e cruzou rasteiro para a atacante completar para o gol vazio.

Inglesas ampliam e confirmam classificação

Se o cenário já era ótimo, ficou perfeito aos 11 minutos da etapa final. Mead cobrou falta da ponta direita em direção à entrada da área, onde Bronze pegou de prima, acertando em cheio a bola. Apesar dela ir no meio da meta, a violência foi tanta que a goleira Hjelmseth nada pôde fazer.

Ciente da necessidade de uma reação histórica para seguir viva no Mundial, a Noruega começou a aparecer no campo de ataque. Após bobeada do rival, Utland driblou a goleira e bateu para o gol aberto, mas Houghton salvou em cima da linha. Na sequência, Herlovsen saiu na cara da meta e viu Bardsley fazer uma bela defesa.

Com um ritmo mais cadenciado, as inglesas tiveram a chance de transformar a vitória em goleada já na reta final da partida, quando Thorisdottir derrubou Houghton na área após cobrança de falta. Na marca da cal, Parris parou em Hjelmseth, que determinou o 3 a 0 na partida.

 

 



Por Anthony Davis, LeBron abre mão do número 23 nos Lakers

A chegada de Anthony Davis nos Lakers é um dos assuntos mais comentados no universo da NBA nos últimos dias. De acordo com o jornalista Chris Haynes, do Yahoo, LeBron James abriu mão de utilizar a camisa 23 pelo novo reforço do time, que usa o número desde quando jogava no colegial.

O número 23 foi eternizado na NBA por Michael Jordan e depois foi utilizado por LeBron na maior parte de sua carreira. Apesar disso, o ala-armador chegou a utilizar a camisa 6 em sua passagem pelo Miami Heat.

De acordo com a imprensa americana, Davis tem retribuído a boa recepção em Los Angeles. Por exemplo, o pivô abriu mão do bônus de quatro milhões de dólares (cerca de R$ 15 milhões) por ter assinado com os Lakers, fato que ajudará a saúde financeiro do clube.

Nesta quinta-feira, o Los Angeles finalizou a troca dos jogadores Mo Wagner, Isaac Bonga e Jemerrio Jones com o Washington Wizards, aumentando o orçamento para a próxima temporada. Os Lakers terão cerca de 32 milhões de dólares a mais para gastar com salários, facilitando o contato por jogadores de renome, como Kawhi Leonard, Kyrie Irving ou Jimmy Butler.



Cristiane vai inaugurar espaço em sua homenagem nesta sexta

Cristiane será homenageada pela prefeitura de São Paulo (Foto: Franck Fife/AFP)

Nesta sexta-feira, às 13h30 (de Brasília), a atacante Cristiane vai participar da inauguração de um espaço em sua homenagem. Ao lado do secretário municipal de Esportes e Lazer, Carlos Bezerra Jr., a jogadora da Seleção Brasileira e do São Paulo vai inaugurar o espaço Cristiane Rozeira, dedicado a mães e pais de atletas.

O espaço vai oferecer palestras sobre empreendedorismo, oficinas de sustentabilidade e negócios de impacto e inovação social. Também haverá aulas de horta orgânica e bicicleta e ginástica, esta última por meio de uma parceira com a Casa do Atleta – Healthy Point. Cerca de 100 mães e pais de atletas serão beneficiados.

“Estamos cumprindo nossa missão social aqui na SEME. Muitas mães vêm de longe trazer seus filhos para treinar e não dispunham de um local confortável para ficar. Neste espaço, pais e mães poderão aproveitar o tempo desempenhando  uma série de atividades  inovadoras e uteis no dia a dia de qualquer pessoa”, disse o secretário Carlos Bezerra Jr.

SERVIÇO:
Inauguração da sala de convivência das mães e pais dos atletas do Centro Olímpico
Data: 28 de junho (sexta-feira)
Horário: 13h30
Local: Alameda Iraé, 35 – Indianópolis, São Paulo (SP)



Alex Sandro revela choro após ser reprovado em teste no São Paulo

Lateral esquerdo titular da Juventus e convocado para servir a Seleção Brasileira na disputa da Copa América em casa, Alex Sandro não teve um início de carreira fácil. Nascido em Catanduva, no interior paulista, onde iniciou sua paixão pelo futebol em uma escolinha, o filho de baiano rodou pela capital e litoral em busca de seu sonho, mas acabou, momentaneamente, frustrado.

Alex Sandro foi reprovado em testes em São Paulo e Santos (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Alex Sandro foi reprovado nos dois primeiros testes que fez. No Santos, foi bem, elogiado, mas acabou de fora do corte final da peneira. No São Paulo, viveu um dia ruim, não conseguiu mostrar suas qualidades e chegou a duvidar de si mesmo.

“Quando fui reprovado no teste do São Paulo, sentei na arquibancada do Morumbi e olhei para o campo, já com as lágrimas escorrendo. Pensando: e agora? Será que eu nunca vou conseguir, que eu nunca vou ser jogador de futebol? Depois estive com a Seleção Brasileira no mesmo estádio onde chorei um dia. É uma reviravolta na vida”, disse ao site oficial da CBF.

Após ser barrado no Peixe e no Tricolor, Alex Sandro teve sua grande oportunidade em uma partida entre o time de Catanduva e o Athletico. No amistoso, se destacou e chamou a atenção da diretoria do Furacão, que assegurou sua contratação aos 15 anos.

Destaque das categorias de base do Athletico, Alex Sandro subiu ao profissional com 17 anos, somou boas atuações e teve seu passe comprado por um grupo de empresários, que o repassaram para o Santos, clube em que conquistou dois Paulistas, uma Libertadores e uma Copa do Brasil antes de rumar à Europa.

No Velho Continente, defendeu o Porto por cinco temporadas, levando dois títulos nacionais, até ser vendido para a Juventus por R$ 100 milhões em 2015. No time bianconeri, logo assumiu a titularidade e foi peça fundamental no tetracampeonato italiano.

 



Brasileira quebra recorde sul-americano de lançamento de disco

Andressa de Morais superou seu próprio recorde (Foto: Wagner Carmo/CBAt)

Na última quarta-feira, Andressa Oliveira de Morais quebrou o recorde sul-americano de lançamento de disco. A brasileira venceu a prova no Meeting Internacional de Leiria, em Portugal, com marca de 65,34 metros. A marca é a sexta melhor do ranking mundial.

Com a marca, Andressa de Morais superou o recorde anterior também estabelecido por ela. A arremessadora havia atingido a marca de 65,10 metros em julho de 2018 no GP Brasil de Atletismo, em Bragança Paulista-SP.

“Estou muito feliz e o resultado mostra que os treinos estão no caminho certo. Agradeço muito a todos que me levam para a frente”, disse a paraibana, que participa de um dos Campings Internacionais de Treinamento e Competição do Programa de Preparação Olímpica 2019-2020 da CBAt, Confederação Brasileira de Atletismo.



Botafogo vai anunciar Biro Biro na próxima semana

O atacante Biro Biro será reforço do Botafogo (Foto: Rubens Chiri/SPFC)

A diretoria do Botafogo espera a realização de alguns exames médicos para anunciar na próxima semana a contratação do atacante Biro Biro, que deixou o São Paulo na última segunda-feira. O jogador vai se transferir para o Nova Iguaçu, que disputa o Campeonato Carioca, para poder ser repassado ao Alvinegro. Isso por que o Tricolor paulista o liberou ema de uma cláusula que prevê seu retorno caso ele tenha um bom desempenho até o fim do ano.

Biro Biro se destacou no futebol carioca defendendo as cores do Fluminense, onde chegou após ser revelado pelo Nova Iguaçu. Do clube carioca, se transferiu para a Ponte Preta, por empréstimo, onde apresentou um bom rendimento. Chamou a atenção do Shanghai Shenxin, da China, que o contratou. Em janeiro de 2019 chegou ao Morumbi. No São Paulo nunca conseguiu se firmar, tendo feito apenas dois jogos pelo clube paulista.

O atacante, de 24 anos, teve seu nome aprovado pelo técnico Eduardo Barroca. O treinador conta para o ataque no atual plantel com Vitor Rangel, contratado junto ao CRB e que sequer estreou, Rodrigo Pimpão, Igor Cássio, Lucas Barros, Lucas Campos, Erik e Diego Souza. Os dois últimos são considerados os titulares, enquanto que Pimpão entra quando o esquema utilizado engloba três atacantes.

Dentro de campo, o elenco segue trabalhando normalmente. O primeiro compromisso do Alvinegro após a parada das competições por conta da disputa da Copa América do Brasil será em 14 de julho, quando visita o Cruzeiro, às 16 horas (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte (MG), pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira o plantel treinou na parte da tarde, assim como vai acontecer nesta sexta.



Veja fotos de Noruega x Inglaterra na Copa do Mundo feminina


Jorge Jesus pede atacante e diretoria mira Pedro, do Fluminense

O técnico português Jorge Jesus se reuniu com dirigentes do Flamengo e pediu a contratação de um centroavante para a sequência da temporada. O pedido é por uma referência para ser a camisa 9 e isso gerou espanto, pois o elenco conta com Gabigol, artilheiro do Campeonato Brasileiro por enquanto. O jogador, porém, é visto pelo comandante como uma peça capaz de atuar pelos lados do campo e não entre os zagueiros.

Jorge Jesus tem o hábito de jogar sempre com uma referência no comando do ataque. Como Fernando Uribe se transferiu recentemente para o Santos e Lincoln é tido como muito jovem, o treinador entende que precisa de mais um nome e em condições de ser titular.

O pedido do treinador foi por Duván Zapata, de 28 anos, que vem se destacando pela Colômbia na Copa América. Ele anotou dois gols na primeira fase e tem seus direitos federativos ligados à Atalanta da Itália. Porém, a multa rescisória com o clube italiano gira em torno de R$ 165 milhões, fato que tornaria uma transação inviável caso os europeus não aceitem outro caminho, como o empréstimo.

Pedro pode ser o novo reforço do Flamengo (Foto: Lucas Merçon/Fluminense)

A diretoria passou então a tentar a contratação do atacante Pedro, do rival Fluminense, e encaminhou proposta ao Tricolor 70% dos direitos econômicos do atleta. O Flu, com quem Pedro tem contrato até julho de 2021 e que detém 50% de seus direitos econômicos, está fazendo jogo duro, e exige o pagamento da multa rescisória, que é de 50 milhões de euros (R$ 220 milhões) para clubes de fora do Brasil, e um pouco menos para os clubes nacionais.

Com sérios problemas financeiros, salários e direitos de imagens atrasados, o clube das Laranjeiras espera negociar o atacante com o mercado estrangeiro, mas a falta de propostas pode levar o clube a aceitar as condições do rival rubro-negro, que promete insistir na tentativa.

Dentro de campo o elenco segue trabalhando no sentido de assimilar a fórmula de trabalho do técnico português. A estreia de Jorge Jesus será no próximo sábado, em um amistoso, contra o Madureira, que disputa a Primeira Divisão do Campeonato Carioca. A partida, que será realizada na Gávea, será o primeiro teste da equipe após o treinador português Jorge Jesus assumir o comando. Marcado para as 10h30 (de Brasília), o duelo terá portões abertos para torcedores e imprensa.

O primeiro jogo oficial do treinador será o duelo contra o Athletico Paranaense em 10 de julho, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR), pela rodada de ida das quartas de final da Copa do Brasil.



Vasco valoriza amistoso contra Rio Branco-ES durante parada

Elenco do Vasco segue rotina de treinamentos durante a Copa América (Foto: Reprodução/Facebook)

Como o Campeonato Brasileiro está paralisado para a disputa da Copa América, os clubes brasileiros estão apenas treinando. Disposto a manter a equipe com um mínimo de ritmo de jogo, o Vasco está se movimentando e vai disputar um amistoso com o Rio Branco do Espírito Santo neste sábado. O jogo acontecerá às 15h30 (de Brasília) no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica (ES).

Apesar de ser um simples amistoso, o jogo vem sendo muito valorizado pelo elenco. “Vai ser um jogo muito importante, pois estamos aproveitando ao máximo os treinos neste recesso da Copa América e teremos a oportunidade de colocar em prática o que foi trabalhado em um amistoso”, disse o meia Valdivia.

O atacante Rossi concorda. “É bom poder voltar a jogar mesmo que em um amistoso, pois estamos ansiosos para podermos retomar a nossa trajetória na temporada. Acredito que o torcedor do Vasco no Espírito Santo vai nos apoiar e a presença deles é muito importante”, avisou Rossi.

O elenco, que treinou à tarde nesta quinta-feira, volta a trabalhar no mesmo período na sexta. Nesta atividade o técnico Vanderlei Luxemburgo vai definir a escalação que medirá força com os capixabas e que vai mostrar os planos dele para o segundo semestre. O primeiro compromisso pelo Brasileirão será no sábado 13 de julho contra o Grêmio, na Arena do Grêmio, às 17h (de Brasília), no Rio Grande do Sul.



Mário Bittencourt cerca clube de ex-jogadores

Bittencourt já anunciou três ex-jogadores em cargos no futebol (Foto: Bruno Flamengo/Fluminense)

Cumprindo a sua promessa de trazer ex-jogadores para cargos importantes, resgatando parte da história do Fluminense, o presidente Mário Bittencourt já começou a cercar o clube por nomes que tenham alguma trajetória de conquistas nas Laranjeiras. Aílton Ferraz foi anunciado como treinador dos juniores e responsável pela transição com os profissionais. Duílio será o comandante da equipe sub-17. O ex-volante Cadu assume o Sub-15.

Aílton teve passagem recente como treinador por vários clubes de menor investimento do futebol carioca, como Volta Redonda e América. Além disso, ficou marcado pelo chute que originou o gol de barriga anotado por Renato Gaúcho e que deu ao Fluminense o título carioca de 1995. Também presente naquela conquista, Cadu estava atuando como diretor de futebol do Audax, da Segunda Divisão do Rio de Janeiro.

Já Duílio está há mais tempo na carreira de treinador. Ele inciou inclusive sua vida como técnico no futebol português e teve passagem pelo próprio Fluminense. Foi zagueiro no histórico time tricampeão carioca na década de 80. Pelo clube também ganhou o Brasileirão de 1984.

Bittencourt, ao longo da campanha, contou com apoio declarado de ex-jogadores importantes da história do Fluminense. Todos eles trocarão ideias com o técnico do time profissional, Fernando Diniz.

Dentro de campo Fernando Diniz comandou mais um treino nesta quinta-feira. Nesta sexta as atividades estão marcadas para a parte da tarde. O próximo compromisso do Flu será no fim de semana de 13 e 14 de julho contra o Ceará, no Rio de Janeiro, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro.



Ricardo Bueno é aprovado nos exames e assina com o CSA

Ricardo Bueno assina contrato com o CSA (Foto: Divulgação/CSA)

O atacante Ricardo Bueno é o mais novo reforço do CSA para o Campeonato Brasileiro. Ele estava no Ceará e assinou o contrato nesta quinta-feira, após realizar os exames médicos.

Pelas redes sociais, o clube alagoano já havia oficializado o reforço, que desembarcou em Maceió na noite desta quarta-feira.Ele foi recepcionado pelo diretor executivo de futebol, Fabiano Melo.

Ricardo Bueno tem 31 anos e já marcou três gols neste Campeonato Brasileiro. Inclusive, dois deles foram enfrentando o CSA. Na carreira, passou por grandes clubes, como Atlético-MG e Palmeiras. Também teve destaque no Oeste, quando foi artilheiro do Campeonato Paulista de 2010, com 16 gols.

O anuncio acontece cinco dias depois do clube liberar Keirrison sem nem estrear. Ele foi dispensado pouco mais de uma semana depois de ser contratado. O clube alegou que não teria tempo para recuperar a forma física do jogador, já que precisa de todos os atletas saudáveis para se recuperar no Campeonato Brasileiro.

O CSA chegou à pausa para a Copa América na vice-lanterna, com seis pontos em nove rodadas. Pela décima rodada, o clube alagoano enfrenta o Corinthians fora de casa no dia 14 de julho, um domingo.



Bahia revela proposta do exterior por Douglas, cedido pelo Corinthians

Douglas Augusto pode ser negociado com o exterior (Foto: Reprodução/Twitter)

Bahia revelou nesta quinta-feira que o volante Douglas Augusto, emprestado pelo Corinthians, pode estar de saída. Em comunicado oficial, o Tricolor baiano informa que o meio-campista recebeu proposta do exterior e, por força de contrato, foi liberado para negociar. O Bahia não revelou o clube que negocia com Douglas.

Se Douglas for de fato negociado pelo Corinthians, o Bahia informou que receberá uma compensação financeira, a chamada “taxa de vitrine”. Ele foi emprestado sem custos em janeiro deste ano após perder espaço no Timão.

Caso a negociação seja concretizada, o Bahia vai perder um de seus titulares absolutos. Douglas esteve entre os 11 iniciais nos últimos nove jogos do Tricolor baiano, sendo sete pelo Campeonato Brasileiro e dois pela Copa do Brasil.

Confira abaixo o comunicado do Bahia na íntegra

Comunicado Sobre Douglas Augusto

O Esporte Clube Bahia comunica que o volante Douglas Augusto recebeu proposta de uma equipe estrangeira e, conforme previsto em seu contrato de empréstimo, foi liberado para viajar e realizar exames médicos.

O Tricolor, que contratou o atleta sem ônus em janeiro, cedido pelo Corinthians, será recompensado com o valor da chamada “taxa de vitrine” caso os clubes envolvidos finalizem todos os entendimentos e a negociação seja concretizada.



Cria da base do São Paulo exalta Raúl, novo treinador do Real Madrid Castilla

Augusto Galvan tem apenas 20 anos de idade, mas já consegue colecionar feitos no futebol que chamam a atenção. Vendido pelo São Paulo ao Real Madrid por R$ 10 milhões em 2017, sem ao menos ter atuado no profissional, o jovem viveu sua primeira temporada como profissional esse ano no Real Madrid Castilla, uma espécie de time B dos Merengues, e agora terá a oportunidade de ser comandado por um dos maiores ídolos da história do clube.

Augusto Galvan deixou o São Paulo em 2017 (Foto: Real Madrid/Divulgação)

Recentemente o Real Madrid confirmou o ex-atacante Raúl, multicampeão com as cores do clube, para ser o treinador do Castilla, onde Augusto Galvan é justamente o camisa 10.

“A gente já sabia que ia acontecer uma troca. E que o nome do Raúl era sempre o mais falado, o mais cotado. Mas você fica esperando a confirmação oficial do clube. E quando isso aconteceu foi sensacional. Uma mistura de nervosismo e empolgação. A gente está falando do Raúl, um dos jogadores mais vitoriosos de todos os tempos. Quero aproveitar ao máximo essa experiência”, afirmou brasileiro, que nesta temporada, sua primeira como profissional, fez 19 jogos.

Augusto Galvan, aliás, vem colecionando oportunidades de ouro. O meia foi chamado por Tite para um período de treinos com a Seleção principal, além de ter participado também na equipe de cima do Real Madrid, comandada por Zidane.

“Eu tento aproveitar ao máximo todas as oportunidades da minha carreira, aprender com todos. Realmente nos últimos tempos coisas boas estão acontecendo. Sei que tenho que evoluir e cada vez trabalhar mais, suar mais. Treinar com a Seleção do Tite foi muito bom, os trabalhos que eu pude fazer com o Zidane também. Sou grato. Agora é evoluir tendo o Raúl como comandante. O Raúl é referência para mim, por tudo que fez dentro de campo e pela postura que sempre teve fora de campo”, finalizou o jogador, natural de Ribeirão Preto.



Com transferência de Neto, Brasil tem três goleiros entre os 10 mais caros

Barcelona anunciou, nesta quinta-feira, a transferência do goleiro Neto, que era do Valencia. Os valores divulgados são de 26 milhões de euros fixos (cerca de R$ 114 milhões). Com isso, ele entra para o grupo dos 10 goleiros mais caros da história. O Brasil é o país com mais jogadores na lista, tendo três representantes.

Alisson é o brasileiro mais bem colocado, ocupando a segunda posição. Na última temporada, trocou a Roma pelo Liverpool por 63 milhões de euros (aproximadamente R$ 278 milhões na cotação da época). Na quarta posição geral está Ederson. O Manchester City pagou 40 milhões de euros (em torno de R$ 150 milhões) para tirá-lo do Benfica, em 2017.

Neto, ocupa a nona posição no ranking, superando Bernd Leno e De Gea, que custaram 25 milhões de euros. Quem também foi transferido por 26 milhões de euros foi Francesco Toldo. Em 2001, trocou a Fiorentina pela Internazionale de Milão. À época, esse valor representava cerca de R$ 60 milhões.

Quem lidera a lista é o goleiro Kepa. Na última temporada, o espanhol trocou o Athletic Bilbao pelo Chelsea, que desembolsou 80 milhões de euros (por volta de R$ 350 milhões). Fechando os três primeiros está Gianluigi Buffon. Em 2001, a Juventus pagou 53 milhões de euros (em torno de R$ 110 milhões à época) para levar o arqueiro do Parma.



Ecclestone é a favor da volta do reabastecimento e pede reformulação do campeonato

Ecclestone continua opinando sobre a Fórmula 1 mesmo depois de deixar a categoria (Foto: AFP)

Bernie Ecclestone já foi o homem mais importante por trás da Fórmula 1. Depois da venda da marca ao grupo americano Liberty Media, o ex-CEO agora costuma dar pitacos sobre a categoria automobilística. Em entrevista ao jornalista Maurice Hamilton, da ESPN, o inglês criticou o modelo atual da competição, que concentra o poder e a qualidade em poucas equipe.

“O campeonato de construtores é para as equipes que fabricam o motor e o chassi, equipes como Ferrari e Mercedes. Por ter dois campeonatos – além do de pilotos – estaríamos ajudando as pequenas equipes, enquanto deixaríamos os fabricantes competirem do jeito que eles quiserem. Mas se a Ferrari quiser parar, eles podem parar, ou eles podem se juntar ao pessoal das equipes se quiserem. A escolha é deles”, afirmou Ecclestone.

“O campeonato das equipes introduziria um carro específico fornecido por esses construtores, com um pagamento de US$ 30 milhões (cerca de R$ 120 milhões) para as novas equipes no campeonato para incentivar mais concorrentes”, completou.

Além disso, Ecclestone mostrou-se a favor da volta dos reabastecimentos nas provas da Fórmula 1, buscando uma variedade maior de estratégias nos circuitos. Por fim, o inglês ainda defendeu que haja uma redução de custo para a construção dos motores dos carros.

“Eu construiria um carro – como um carro F2 muito sofisticado. Eu daria um carro completo e um motor sobressalente. E eu daria 30 milhões de dólares por ano. Dessa forma, podemos esquecer todo esse absurdo de custo. Você tem de administrar o time da melhor forma que puder. Você tem 30 milhões para você ir, então você precisa sair e encontrar alguns patrocinadores”, opinou Ecclestone.

“Se a Honda decidisse que não estaria na F1 – ou se a Renault decidisse não ser uma construtora – eu faria um bom negócio para que um deles suprisse a todos. Estes seriam motores semelhantes aos que temos hoje. Mas um motor tem que durar uma temporada completa, com um motor reserva apenas para ser usado se o original tiver uma falha”, adicionou.



Victor Luis “aliviado demais” e nada de Ramires em campo: o treino do Palmeiras

O lateral Victor Luis realizou seu primeiro treino na Academia de Futebol desde que seu avô, Anízio Ferreira Telez, foi encontrado após mais de 24h desaparecido. Ao chegar no gramado, o atleta respondeu rapidamente um dos jornalistas, que questionou seu estado: “Aliviado demais”, foi a resposta do camisa 29.

Se Victor Luis veio a campo, Ramires, porém, seguiu sem realizar atividades com o elenco. Após se juntar ao grupo na quarta-feira, ele realizou avaliações físicas pela manhã e chegou a deixar a parte interna da Academia de Futebol, quando a imprensa já não estava mais presente, mas apenas para uma leve atividade.

Sem Gustavo Gómez, que defende o Paraguai na Copa América, o Verdão teve novamente dois zagueiros do elenco sub-20 como reforços: Guilherma Matos, de 17 anos, e Helder, de 18, foram os escolhidos desta quinta-feira.

Depois de uma folga prolongada, o elenco palestrino voltou aos trabalhos na última segunda-feira e, desde então, tem treinado em dois períodos. O primeiro teste após a pausa de jogos acontece no próximo sábado, contra o Oeste, na Academia de Futebol.



Veja as novidades do mercado da bola do futebol internacional desta quinta-feira


Ralf indica caminho mais fácil para Corinthians conquistar mais um título no ano

Atual vencedor do Campeonato Paulista, o Corinthians ainda tem pela frente mais dois torneios nos quais pode sair vitorioso nesta temporada: o Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-Americana. O primeiro é disputado no esquema de pontos corridos e o segundo no de mata-mata.

“Temos que prestar mais atenção nela (Sul-Americana). É o caminho mais próximo, mais rápido (para o título)”, disse o volante Ralf na última quarta-feira em entrevista coletiva.

De fato é um caminho mais rápido: se chegar até a final, o Corinthians tem pela frente mais sete jogos, a começar pelo Montevideo Wanderers, no dia 25 de julho, na Arena Corinthians. São jogos de ida e volta, exceto pela final, em partida única no dia 9 de novembro de 2019, no estádio Defensores Del Chaco, no Paraguai.

O outro torneio que disputa, o Brasileirão, ainda tem pela frente mais 28 rodadas, distribuídas em partidas durante a semana e no final de semana. Atualmente, o Corinthians é o 10º colocado na tabela, com 12 pontos conquistados e um jogo a menos. O líder no momento é o Palmeiras, que soma 25 pontos em nove rodadas, sem nenhuma derrota.

Ainda assim, Ralf acredita que o alvinegro tem capacidade de chegar nas duas frentes, e que o título do campeonato nacional, apesar da disparidade de pontos do rival alviverde em relação aos outros adversários, está em aberto.

“Não podemos nos distanciar no Brasileiro. Hoje não dá para cravar quem será o campeão. Dez ou 12 times podem ser campeões, por isso a Sul-Americana é o caminho mais rápido. Se a gente puder chegar nos dois, melhor ainda”, finalizou.

Neste ano, o Corinthians conquistou o Campeonato Paulista após vencer o São Paulo. Sem disputar a edição da Libertadores de 2019 já que ficou em 13º lugar do Brasileirão em 2018, o time apostou suas fichas na Copa do Brasil, mas acabou eliminado pelo Flamengo.

Na Copa Sul-Americana, o time comandado pelo técnico Fabio Carille eliminou o forte Racing nos pênaltis após dois empates e o Deportivo Lara com duas vitórias por 2 a 0. O Corinthians ainda não possui o título da Sul-Americana no seu hall de troféus.

*Especial para a Gazeta Esportiva.



Liverpool confirma contratação de jovem zagueiro holandês

Não, não é o De Ligt. Nesta sexta-feira, o Liverpool acertou a contratação do jovem zagueiro Sepp Van den Beng, de apenas 17 anos. O jogador defendia o PEC Zwolle, time da primeira divisão da Holanda. Este é o primeiro reforço dos Reds para a temporada 2019/2020. Tanto o valor da negociação, quando o tempo de contrato não foram confirmados. Porém, os valores da transação podem chegar a R$ 20 milhões.

Van den Berg já é considerado uma das grandes promessas do país. O atleta integra as seleções de base da Holanda e, na última temporada fez 16 partidas com o elenco principal do Zwolle. Em suas primeiras palavras, o defensor exaltou a grandeza do time inglês.

“Para mim, é o maior clube do mundo e é um sonho que se torna realidade. Estou muito animado. Jurgen Klopp é um cara legal e um dos motivos pelo sucesso do Liverpool”, afirmou o zagueiro ao site oficial do Liverpool.

Na última temporada, os Reds não conquistaram o Campeonato Inglês, mas faturaram a Liga dos Campeões. Com a contratação de Van den Berg, o time comandado por Klopp pode ter uma zaga composta por jogadores holandenses, já que Van Dijk é titular e um dos pilares da equipe.

Liverpool FC

@LFC

Welcome to Liverpool FC, Sepp 🙌 have agreed a deal with PEC Zwolle for the transfer of Sepp van den Berg 🔴 https://cards.twitter.com/cards/bnqrd/7mkvc 

Liverpool agree deal to sign Sepp van den Berg

www.liverpoolfc.com

8.000 pessoas estão falando sobre isso

 



Confederação Brasileira de Badminton convoca atletas para Pan, no Peru

A Confederação Brasileira de Badmington (CBBd) foi mais uma a convocar os atletas que disputarão o Pan-Americano de Lima. A lista divulgada nesta terça-feira não trouxe nenhuma grande surpresa. O principal atleta brasileiro de badminton é Ygor Coelho, nome mais conhecido dos convocados, que atualmente é número 56 do mundo.

Além de Ygor, outros sete atletas foram convocados. Quatro deles são piauenses: os irmãos Fabrício e Francielton Farias, Jaqueline Lopes e Sâmia Lima. Confira os nomes completos dos atletas chamados:

– Artur Silva de Pomoceno

– Fabiana Silva

– Fabrício Farias

– Francielton Farias

– Jaqueline Lopes Lima

– Sâmia Lima

– Tamires dos Santos

– Ygor Coelho de Oliveira

O Brasil teve que seguir o número estipulado em oito atletas convocados, sendo quatro homens e quatro mulheres. Essa é a quantidade máxima de vagas por país no Pan. Apenas o anfitrião Peru, além de Canadá e Estados Unidos tiveram o mesmo número de vagas.



Técnico da Colômbia joga favoritismo para o Chile: “Não temos nada a perder”

A Colômbia é a única equipe 100% na Copa América e, sem ser vazada, chega em condição de favoritismo para encarar o Chile, nesta sexta-feira, às 20h (de Brasília), na Arena Corinthians, pelas quartas de final. O cenário, que parece óbvio para quem acompanhou a trajetória de ambas equipes no torneio, foi prontamente rechaçado pelo técnico da equipe do norte do continente, Carlos Queiroz.

Sereno para tratar de temas como “a magia do futebol” e vontade de “buscar o sonho do título continental”, o português deixou todo o favoritismo para o adversário do mata-mata. Apoiando-se em alguns números históricos do confronto, Queiroz disse que a Colômbia só tem a aprender com os chilenos.

“Tentar ganhar e crescer é a opção da Colômbia, os campeões são o Chile. Nós não temos nada a perder, eles têm o título para defender. Ganharam um monte de vezes contra nós nas últimas Copas Américas, agora é a nossa chance”, disse o treinador. Encampando esse discurso, a assessoria da seleção mandou dados aos jornalistas que cobrem a equipe que endossam a tese. Em três confrontos eliminatórios no torneio (1987, 1999 e 2016), três classificações chilenas.

Ou seja, reforçaram que o favoritismo é do adversário, algo bastante incomum na atividade. “Eles têm um grandíssimo treinador. Mas eles também sabem que vão encontrar uma Colômbia com muita vontade e sabem que não vai ser fácil para eles. Nós não vamos deixar as coisas fáceis para eles, podem ter certeza”, continuou Queiroz.

De olho em um retorno às semifinais do torneio, fase alcançada na edição do Centenário da Conmebol, há três anos, os colombianos devem ter uma equipe semelhante à que enfrentou a Argentina, na estreia. Luis Muriel, cortado por lesão, é a única ausência certa.

“A única coisa que eu sei é que amanhã (sexta) todos sabem a responsabilidade. O mais importante é que os jogadores estejam focados. Se começarmos pensando apenas no resultado final, é mais difícil. É melhor jogar um grande jogo e o resultado final sai à vontade de Deus”, concluiu.



Veja fotos do técnico Carlos Queiroz