Análise: o que deu certo e o que deu errado na derrota do Corinthians para o Sport

Timão manda só dois chutes certos e sofre para furar bloqueio do time de Jair Ventura

Corinthians conheceu na noite da última quarta-feira mais uma dura derrota na temporada. Muito pelo fato do resultado adverso contra o Sport ter jogado um balde (ou pelo menos um pouco) de água fria nos torcedores mais otimistas quanto ao futuro da equipe.

derrota por 1 a 0, com gol de pênalti e falha da arbitragem em lance parecido, mas a favor do Timão, deixou claro algo já sabido: não será fácil terminar 2020.

A reconstrução do Corinthians após a saída do técnico Tiago Nunes e a chegada do interino Dyego Coelho será certamente um processo complexo, de altos e baixos. Passa por fatores como recuperar a confiança, trabalho para emendar uma sequência de vitórias, parar de sofrer gols em todos os jogos…

+ Leia mais notícias sobre o Corinthians

Jogadores do Corinthians unidos antes da partida contra o Sport — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians

Jogadores do Corinthians unidos antes da partida contra o Sport — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians

O que deu certo

Porém, nem tudo está perdido: houve, sim, acertos e pontos positivos no tropeço fora de casa. Um deles passa pela atuação do lateral-esquerdo Lucas Piton, com bastante liberdade para dar sustentação ofensiva à equipe. Foram deles bons cruzamentos à área para nomes como Jô.

+ Atuações: veja as notas dos jogadores

O posicionamento ofensivo de Piton, principalmente no primeiro tempo, passou pela formação de uma linha de três na defesa na hora de sair com a bola, com Xavier entre Danilo Avelar e Gil. Com o suporte do trio na defesa, os laterais naturalmente passam a jogar mais avançados.

Cássio fez boa partida. O goleiro, dono de algumas falhas recentes, se mostrou bastante confiante e concentrado na derrota para o Sport. Não pegou o pênalti de Iago Maidana, é fato, mas fez boas e importantes defesas ao longo da partida. Tê-lo 100% confiante é um trunfo importante do Timão.

Meio-termo

Outro ponto positivo do Corinthians na derrota foram as alterações de Coelho na etapa final. Aqui, cabem duas análises: o acerto com as entradas principalmente de Cantillo e Léo Natel, dono de um dos chutes mais perigosos do Timão no jogo, e o possível equivoco na escalação inicial.

Cantillo e Ramiro, na voz do próprio Coelho, entraram para tentar “cartear” o jogo, distribuindo melhor a bola e tentando fazer o time evoluir. Mateus Vital não viveu grande noite, assim como Luan, que retornou à equipe depois de quatro jogos fora.

As cinco substituições de Coelho no jogo:

  • Luan no lugar de Everaldo (intervalo)
  • Ramiro no lugar de Roni (17 minutos do segundo tempo)
  • Cantillo no lugar de Xavier (17 minutos do segundo tempo)
  • Léo Natel no lugar de Mateus Vital (17 minutos do segundo tempo)
  • Gustavo Mantuan no lugar de Fagner (38 minutos do segundo tempo)

O que deu errado

Se pelo lado esquerdo o jogo chegou a fluir com Piton, pelo lado direito Fagner teve dificuldades. Com um meio-campo pouco criativo e de pouco dinamismo, o Corinthians só não ficou estático graças à constante movimentação de Otero.

O venezuelano se esforçou, mudou de lado, tentou pelo meio, mas não conseguiu mudar o panorama da partida. Um chute na trave de Everaldo assustou, mas não entrou.

A pontaria também não estava calibrada. Foram 16 finalizações: apenas duas no gol, outras oito para fora e seis travadas antes de chegarem ao destino final. Marcação bem postada do Sport, gol sofrido no primeiro tempo, pé descalibrado…. Pouquíssima coisa a favor do Corinthians no jogo.

As finalizações do Corinthians no jogo:

  • 16 finalizações
  • 2 finalizações certas
  • 8 finalizações para fora
  • 6 finalizações travadas

*Números do Sofascore.

– Têm algumas situações que a gente precisa melhorar, é nítido a parte de criação onde a gente tem que primeiro cuidar da nossas defesa, porque a gente vem tendo um pouquinho de dificuldade. Já melhorou, isso é fato, a defesa já melhorou. É um trabalho que, pra mudar, precisa ter tempo, não é do dia pra noite, mas a gente vai procurar corrigir. Já já tem o próximo jogo e a gente precisa vencer de qualquer maneira – disse Coelho, em trecho de sua entrevista coletiva.

Para encerrar, se Cássio fez algumas boas defesas no jogo, foi pelo fato do Corinthians ter permitido que algumas finalizações de fora área acontecessem. Neste Brasileirão, o Timão sofreu gols em dez dos 11 jogos disputados até aqui. São 17 gols sofridos em 11 jogos.

Como saiu o gol

O gol do jogo foi marcado por Iago Maidana, de pênalti. Aos 34 minutos do primeiro tempo, Jonathan Gomez chutou de fora da área e a bola desviou no braço de Everaldo. O juiz marcou a penalidade sem precisar do auxílio do árbitro de vídeo.

O gol de Sport 1 x 0 Corinthians, pela 12ª rodada do Brasileirāo

00:00/00:40

O gol de Sport 1 x 0 Corinthians, pela 12ª rodada do Brasileirāo

Próximos passos

Com a certeza de que precisará de mais para se afastar da zona de rebaixamento do Brasileirão, o Corinthians não tem compromissos neste fim de semana e volta a campo apenas na próxima quarta-feira, para enfrentar o Atlético-GO, em jogo válido pela primeira rodada, que havia sido adiada, na Neo Química Arena. Dois pontos separam o Timão do primeiro colocado do Z-4.

Fonte: globoesporte