Acordo permite que estudantes do IFMS realizem estágio em Portugal

Parceria com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) beneficiará 10 estudantes do IFMS ainda este ano

Promover estágio de estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio e da graduação numa instituição de ensino fora do país. Esse é o primeiro objetivo que será alcançado por meio do acordo geral de cooperação técnica firmado entre o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), de Portugal.

A assinatura simbólica do documento foi realizada na última quinta-feira, 30, por videoconferência entre o reitor Luiz Simão Staszczak e o presidente do IPB, Orlando Afonso Rodrigues. O acordo foi oficialmente assinado em outubro do ano passado.

O primeiro plano de trabalho previsto entre as duas instituições é a oferta de estágio para discentes do IFMS, nas áreas de Agricultura, Agropecuária, Engenharias Civil e da Computação, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Metalurgia e Química.

“Esta é a primeira ação de mobilidade acadêmica de estudantes com fomento institucional da história do IFMS. É um marco para o processo de internacionalização, para inserção do Instituto no contexto global de educação”, apontou o reitor Luiz Simão Staszczak.

O acordo de cooperação com o IPB, instituição pública de ensino superior, tem vigência de cinco anos e prevê a realização conjunta de atividades acadêmicas, científicas, técnicas, pedagógicas e culturais em áreas de interesse comum, em especial, no que se refere à mobilidade acadêmica para estudantes.

Estágio – O edital de seleção dos estudantes para realização do estágio em Portugal está em processo de elaboração e deve ser publicado até julho pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

A previsão é que sejam ofertadas 13 vagas, sendo 10 com auxílio financeiro no valor de R$ 8 mil cada.

Para participar, o discente deverá ter mais de 16 anos e estar em vias de conclusão do curso no IFMS, mas com ao menos uma disciplina ainda para cursar no primeiro semestre de 2020. Demais regras constarão no edital.

“O mundo é uma aldeia global. É muito importante inserir os estudantes no contexto internacional por meio da oferta de estágio. Isso promove, além da capacitação profissional, contribuições para a formação holística deles, o que inclui contato com outras culturas e a possibilidade de conhecer outras realidades”, ressaltou o assessor de relações internacionais do IFMS, Flávio Rocha.

O estágio deve durar de dois a três meses, e será realizado em Bragança, cidade portuguesa localizada a 500 km da capital Lisboa.

Internacionalização – Além de contribuir para a formação dos estudantes, os acordos internacionais beneficiam também servidores do IFMS.

Por meio de acordo celebrado com o Instituto Politécnico do Porto (P.PORTO), por exemplo, servidores técnico-administrativos têm a oportunidade de cursar desde 2017 o Mestrado em Assessoria de Administração na instituição portuguesa.

Em outra ação de fortalecimento da internacionalização, em agosto de 2017, o IFMS recebeu representantes do Consulado Geral da França em São Paulo para assinatura simbólica de acordo geral de cooperação e uma série de reuniões de trabalho.

Atualmente, são 12 acordos internacionais vigentes.

Texto originalmente publicado em http://www.ifms.edu.br/noticias/acordo-permite-que-estudantes-realizem-estagio-em-portugal.

Assessoria de Comunicação do IFMS
Laura Silveira