35 casos de Dengue confirmados em Bela Vista

Centro de Controle de Vetores de Bela Vista através de seu diretor Ivo Sorri lha divulgou um comunicado sobre a aplicação do fumacê.

Ivo Sorrilha informou que o Fumacê só é utilizado em locais com alto índice de casos positivos de Dengue, pois como é do conhecimento de todos devemos ter um cuidado com excesso de inseticida, pois afetamos a cadeia alimentar “Plantas e seres vivos”.

O diretor de controle divulgou essa nota durante a semana com imagens de larvas do mosquito transmissor da dengue.

Esses tubitos são larvas do Aedes aegypti transmissor do vírus da dengue, chikungunya e Zica vírus, coletadas só na semana dentro das residências pelos nossos agentes.

Dengue está matando inocentes por descuido de algumas pessoas disse o diretor e orientou a população.

Tira 10 minutos por semana e seja um agente multiplicador na sua casa, e junto vamos vencer esse vilão.

Em entrevista concedida a imprensa Sorrilha disse que este período chuvoso é propicio pra proliferação do mosquito,estamos vivendo uma situação muito difícil, ainda não estamos em surto,mais se a população não entrar nessa guerra  poderemos entrar em surto.

Quem tem a capacidade de quebrar a cadeia do vetor são os moradores, temos 8.365 residências para visitar e um agente consegue entrar em cada casa de 2 em 2 meses,cada morador tem que fazer sua parte.

Ele informou que os agentes encontraram mais de 100 focos nas casas nas ultimas visitas, essa guerra só vai acabar se todos entrar nesse combate, a única forma de evitar é não deixar criatório do mosquito dentro de casa.

Já tivemos 12 óbitos no MS, precisamos acordar pra essa triste realidade,segundo ele o Centro de Controle de Bela Vista tem intensificado nesse mês de fevereiro o combate ao mosquito Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika Chikungunya.

 As visitas domiciliares dos agentes estão sendo realizada de segunda a sexta-feira e aos sábados está sendo realizados mutirões em áreas que são consideradas críticas.

 No momento existem 35 casos de dengue confirmados e 70 notificados. O Centro de Controle de Vetores tem trabalhado juntamente com a Vigilância Sanitária, Tributos e Zoonoses, juntos notificando os proprietários de terrenos sujos que oferecem risco a saúde da população. Através do Decreto n 7.831/2015- Poder Executivo Municipal e Código de postura do município de Bela Vista, seção  3 da higiene das habitações  e terrenos, artigo 11 com parágrafos I e II.

Onde o proprietário tem um prazo de 15 dias para efetuar a limpeza. Caso não cumpra receberá uma multa de 397.50.

O Centro de Controle de Vetores vem também realizando palestras com a distribuição de materiais informativos para a comunidade de Bela Vista.

Fonte: Armando Loureiro /Jatobá Noticia