YouTube ganha app de bate-papo que permite mandar vídeos

YouTube está prestes a se tornar o mais novo aplicativo de bate-papo que os brasileiros terão no celular.

Um dos programas móveis que mais dão as caras nos smartphones do país – muito por já estar pré-instalado nos celulares com Android – vai ganhar a partir desta quinta-feira (22) uma nova ferramenta de compartilhamento de vídeos. Mas, na prática, a novidade cria uma aba de conversas que faz da plataforma de vídeos a mais nova concorrente na área de apps de mensagem, em que já se digladiam WhatsApp e Messenger (do Facebook), Hangouts, Allo e Duo (do próprio Google) e Skype (da Microsoft).

“Há muitos apps de mensagem por aí, mas, quando construímos esse compartilhamento de vídeo, a ideia não era apenas fazer um outro aplicativo de mensagem”, diz Shrimit Bem-Yair, diretora de produtos do Youtube.

 

“As pessoas já estão mandando mensagens e conversando enquanto veem um vídeo no YouTube. Já é algo que elas estão tentando fazer, então estamos fazendo com que isso fique mais fácil”, afirma Shrimit ao G1.

Como funciona

 

O novo recurso, que chega agora ao Brasil e aos outros países da América Latina, foi testado de forma viral no Canadá – inicialmente, poucas pessoas tinham acesso a ele, mas, à medida que convidavam seus amigos, ampliavam a base de usuários.

Para acomodar a novidade, o app para iOS e para Android ganha uma nova aba destinada a reunir as conversas. Elas são iniciadas quando um usuário envia um vídeo a um de seus contatos. É possível enviar os vídeos a um destinatário ou a vários deles. Neste caso, será criado um grupo, que pode ter até 30 integrantes. Antes de poder se tornar um contato apto a papear e trocar vídeos no YouTube, o usuário tem de autorizar o funcionamento do recurso.

Quando o painel de compartilhamento é aberto, a plataforma não indica apenas amigos. Também indica outras pessoas a serem incluídas na lista. Essas sugestões são feitas com base na atividade do usuário em outros serviços do Google, como o Gmail. Por exemplo: você manda um e-mail a alguém e, caso essa pessoa use o compartilhamento no YouTube, ela provavelmente será uma das indicadas a se tornar um dos seus contatos. Também dá para ampliar a lista ao convidar indivíduos que ainda não tenham aderido.

Futuro

 

A ideia de conversar sobre vídeos já rola nos comentários das publicações. Shrimit não acha que esses bate-bocas públicos correm risco. “Não achamos que isso vá ocorrer, já que se trata de uma conversa privada”, diz a diretora, enquanto diz que comentários são destinados a interagir com os criadores.

A novidade nem bem chegou aos usuários e já entrou na mira dos youtubers. “Um monte de criadores disse que quer usar essa função com seus fãs ‘hardcore’”, afirma. Só que, conta Shrimit, permitir a troca de mensagens entre eles e usuários comuns é algo que ficará para o futuro.

Outras novidades que podem vir por aí são o compartilhamento de canais pelo serviço interno de chat e até a composição de playlists a partir dos vídeos enviados para um contato ou grupo. “É algo que já pensamos e consideramos em adicionar em algum momento do futuro”, afirma Benoit de Boursetty, gerente de produto do YouTube.