YouTube anuncia Music Awards a la Grammy com voto popular

O YouTube anunciou na segunda-feira o YouTube Music Awards, com a escolha nas mãos dos melhores artistas nas mãos dos usuários do site. O prêmio terá anúncio de vencedores no melhor estilo Grammy e VMA, com shows e transmissão ao vivo, de Nova York, em 3 de novembro. As informações são do 9to5Google.

Os indicados serão baseados nos vídeos mais vistos e mais compartilhados do YouTube no último ano, e o anúncio está marcado para 17 de outubro. Alguns deles já foram divulgados, como Lady Gaga (Applause), Eminem (Berzerk) e Arcade Fire (Here Comes the Night Time, além de Lindsey Stirling e CDZA. Os vencedores serão escolhidos, então, a partir do compartilhamento de seus vídeos nas redes sociais.

O ator e músico Jason Schwartzman, de produções como Scott Pilgrim Contra o Mundo e ex-baterista da Phatnom Planet, vai ser o apresentador do prêmio, sob direção de Spike Jonze, considerado “visionário de vídeos” – tem, no currículo, o clipe Crush With Eyeliner, do R.E.M., e o clipe Da Funk, do Daft Punk, além do filme Onde vivem os monstros, por exemplo. O show ao vivo terá interação também com colabores no Rio, em Seul, em Moscou e em Londres.

Segundo o YouTube, entre o anúncios dos selecionados e o evento em Nova York, os indicados vão postar vídeos oficiais, covers, paródias, gravações de shows e vídeos de fãs.

Sem Vevo
O anúncio do “Grammy do YouTube” chama a atenção por não mencionar o nome da Vevo, maior plataforma de videoclipes criada por um selo e que oferece muitos dos filmes musicais mais vistos do serviço do Google. Apesar de parceiros, os sites de vídeos não têm uma relação estável e boa.

Em fevereiro, Mountain View pagou US$ 50 milhões ao Vevo para continuar com os clipes da plataforma aparecendo na busca do YouTube. E o Vevo entrou passou a oferecer seus vídeos na Alemanha recentemente, o que desagrada o Google, uma vez que muitos dos vídeos do YouTube são bloqueados no país europeu por disputas em relação a direitos autorais.