Vírus que rouba dados bancários ataca pelo Facebook

O vírus Zeus, que em 2010 roubou milhares de senhas e dados de contas bancárias, voltou a atacar. Segundo reportagem do o blog de tecnologia do New York Times, a empresa de segurança Trend Micro apontou um aumento de usuários afetados nos Estados Unidos. Agora, o vírus tipo cavalo-de-Tróia é acionado quando o usuário clica em links ou mensagens falsas, geralmente de propaganda divulgadas no Facebook, que pedem que o usuário clique para visualizar vídeos ou produtos, aponta o Business Insider.

 

No momento em que o link é ativado, através da conta do Facebook, o vírus encaminha, automaticamente, mensagens e links para os amigos na rede social, com o objetivo de infectar mais usuários.

 

A Trend Micro diz que, ano passado, o Zeus, foi apontado como parte de um ataque que desviou cerca de US$ 800 milhões de contas de bancos na Europa, América Latina e Estados Unidos. Além de dados bancários, o Zeus é programado para roubar qualquer tipo de identificação online de usuário, o que inclui dados pessoais.