VIRGEM DE CAACUPÊ – ROGAI POR NÓS

Entre as belezas naturais com as quais Deus brindou o Paraguai, encontramos a cidade de Caacupê, capital do departamento de Cordillera. Além dos encantos que atraem visitantes de todos os lugares do mundo, essa região se tornou palco das atenções divinas, séculos atrás.

Por volta dos anos 1600, os índios Mbayaes perseguiam um índio de origem guarani, por serem de tribos inimigas e porque ele havia se convertido ao cristianismo. O índio guarani escondeu-se entre as folhagens de uma grande árvore, mas foi encurralado por seus oponentes. Diante dessa situação, pediu a proteção da Santíssima Virgem, prometendo, caso escapasse, esculpir uma imagem da Imaculada. Inexplicavelmente, viu-se livre.

Os perseguidores não o encontraram. Salvo e seguro, o índio, que era um exímio escultor, dedicou-se a cumprir sua promessa. Com a madeira daquela mesma árvore que lhe abrigou, esculpiu duas imagens da Imaculada: uma menor, para alimentar sua própria devoção, e outra maior, para a igreja do povoado de Tobatí.

Nada mais se sabe da imagem maior, a não ser que foi saqueada. Tampouco se conhece a sina do índio que a esculpiu tão devotamente.

Acredita-se que ele tenha se afogado durante uma grande inundação no vale de Pirayú, em 1603. A imagem menor, no entanto, é venerada por milhares de fiéis até hoje.

Mesmo sem saber o destino daquele a quem devemos essa obra de inspiração divina, nossa fé nos diz que já está a muito compartilhando o céu com nossa Mãe celestial. Quem pode negar que esteja intercedendo por nós, que ainda permanecemos neste mundo?

A Virgem de Caacupê é considerada a padroeira do Paraguai e celebrada no dia 8 de dezembro. Todos os anos, milhares de peregrinos marcham para a cidade, em visita à Basílica de Nossa Senhora de Caacupê.

Oração

Santíssima Mãe de Deus e nossa, desde o vosso santuário de Caacupê, cubra com vosso manto protetor a todos vosso devoto. Protegei nossa santa Mãe, a Igreja, e alcançai luz aos magistrados para que façam justiça e haja paz entre os homens. Alcançai-nos também a graça maior na perseverança em nossa fé e vosso amor, para assim merecer a realização da promessa que nosso Senhor Jesus Cristo nos fez, quando disse: “aquele que perseverar até o fim, se salvará”. A vós, pois, Mãe querida, clamamos para que nos obtenha tão singular favor. Amém.

Você sabia?

Caacupê vem do idioma guarani, Ka´akupe, que significa “atrás da montanha”.