Viola caipira sul-mato-grossense é declarada como patrimônio histórico

Foi publicado no Diário Oficial da Assembleia o Decreto Legislativo Nº 588, que declara como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial de Mato Grosso do Sul a Viola Caipira Sul¬-Mato–Grossense. O deputado estadual João Grandão (PT) é o autor da proposta.

O parlamentar explica que, em 1977, os artistas regionais desenvolveram nas suas músicas uma interrelação com o Pantanal. “Nas músicas de vários artistas consagrados, acompanhadas pela viola caipira sul-mato-grossense, existe o pensamento ideológico, os sons dos costumes da região, da natureza que cerca o homem pantaneiro e do cotidiano. A pluralidade cultural descendente das tradições locais fez emergir uma maneira diferente de tocar a viola brasileira dentro de Mato Grosso do Sul”, afirmou João Grandão.

O Decreto Legislativo impõe ao Poder Executivo, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, a adoção das medidas cabíveis para registro do bem artístico e cultural, nos termos do Decreto Nº 12.686, de 30 de dezembro de 2008, e da Lei Estadual n Nº 3.522, de 30 de maio de 2008.

Flávio Brito
Capital News