Vigilância Sanitária divulga alerta sobre uso do medicamento Ritalina

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, através da Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária, emitiu um Alerta Sanitário devido aos dados apontados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) referente ao uso do medicamento metilfenidato, conhecido popularmente como Ritalina. O medicamento é comumente utilizado para tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
          De acordo com dados recentes divulgados pela Anvisa, o medicamento vem apresentando um alto índice de utilização em todas as regiões do País. Em Mato Grosso do Sul, o índice apresentou um aumento percentual no consumo de metilfenidato de 60,9% entre o período de 2009 a 2011. Tais números colocam Campo Grande em 3º lugar no ranking das capitais que mais utilizam o medicamento no Brasil, ficando atrás somente de Salvador e São Paulo.
        Apesar de Mato Grosso do Sul não apresentar casos notificados de eventos adversos relacionados ao metilfenidato junto ao sistema oficial de farmacovigilância, a Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária de Mato Grosso do Sul e a Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária de São Paulo publicaram medidas para alertar prescritores, farmácias/drogarias e pacientes sobre os riscos da utilização contínua e sem orientação do medicamento. 
Clique no link abaixo para acessar as recomendações da Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária.