VÍDEO: Indígenas constroem réplica de ‘casa de reza’ na praça de Bonito

Um pouco da cultura indígena pode ser apreciada de perto durante o Festival de Inverno, em , a 295 quilômetros de Campo Grande. Antigos da tribo Guarani Kaiowá, de aldeias de Douradina e Taquará, construíram uma réplica da casa de reza, na Praça da Liberdade, com rezas originais e instrumentos dedicados a celebração religiosa de gerações.

Desde quinta-feira (25), a construção está à mostra e deve permanecer até o próximo domingo (28). A casa foi construída exatamente como é feita das aldeias, oportunidade para conhecer mais sobre as celebrações dos ancestrais. Feita de capim sapé, a casa de reza tem a entrada onde nasce o sol.

Gisele Francelina, técnica da Subsecretaria Indígena de Mato Grosso do Sul, explica que rezadores indígenas originais das aldeias estão no festival apresentando a cultura, são Dois de  e Dourados.

“A casa é exatamente como é nas aldeias e comunidades indígenas. Enquanto a população circula, turistas e moradores, os rezadores estão batendo os instrumentos e fazendo as rezas. É uma mensagem muito forte e importante que os povos indígenas estão passando aqui. Temos 18 etnias e 80 mil indígenas em MS, cada um tem a sua expecifidade e cultura”, disse.

Quem passa pelo local também pode receber benção com o instrumento conhecido como baracá.