VÍDEO: ‘Estou lutando por vocês, sou do PT’, diz Kemp ao ser confrontado

‘Não quero prejudicar vocês’, disse

Ao fim da sessão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (19), o deputado estadual Pedro Kemp (PT) foi parado por funcionários da JBS, que manifestavam na Casa de Leis pela paralisação das atividades da empresa no Estado após ação da CPI da JBS, bloqueando os bens da empresa.

Questionado por uma manifestante, Kemp acabou se irritando ao não ser ouvido enquanto tentava explicar a situação. “Eu tô lutando por você. Eu sou do PT”. Sem ser ouvido por uma trabalhadora que questionava pela paralisação, o parlamentar continuou. “A empresa está negociando, minha querida”, em visível tom de irritação.

Durante o decorrer da conversa, o deputado e os manifestantes se acalmaram. “Eu não quero prejudicar vocês. Se não acontecer audiência de conciliação na segunda-feira, aí eu vou ficar preocupado”, disse o petista.

A manifestante explicou que a preocupação dos trabalhadores não é somente com o salário, mas sim com as horas extras, que compõe grande parte dos proventos mensais. Com a paralisação, não tem o adicional.

“A Justiça está chamando a empresa e o governador para negociar. A Assembleia falou que só negocia se garantir o emprego dos trabalhadores”, garantiu Kemp.

Manifestação

Os deputados estaduais anunciaram na tribuna ao início da sessão que conseguiram marcar uma reunião com a vice-presidência da JBS para tentar manter os postos de trabalho em Mato Grosso do Sul, após a empresa afirmar que paralisou os abates no Estado.

Centenas de trabalhadores compareceram à Casa para protestar. Mais de 40 ônibus foram fretados para levá-los. Presidente, o deputado Junior Mochi (PMDB) marcou a reunião com Marcelo Zanata, vice-presidente da JBS para a tarde desta quinta.

Antes mesmo da reunião, segundo o deputado Pedro Kemp (PT), a empresa anunciou aos integrantes da CPI da JBS que está à disposição para negociar uma saída e garantiu que não há suspensão dos salários. O petista frisou aos manifestantes que as negociações não estão paradas, mas evitou falar em prazos.

O juiz responsável pelo bloqueio de bens também já marcou a audiência de conciliação para a próxima segunda-feira (23).