Vice-governadora recebe ex-ministro Aldo Rebelo e trata de segurança na fronteira

Rose Modesto representou o governador Reinaldo Azambuja na agenda, que ocorreu esta manhã na Governadoria.

Campo Grande (MS) – A vice-governadora Rose Modesto recebeu na manhã desta segunda-feira (21.5), em seu gabinete na Governadoria, o ex-ministro da Defesa e deputado federal Aldo Rebelo, que cumpre agenda em Campo Grande. No encontro foram tratadas questões nacionais que refletem ao Mato Grosso do Sul, como a necessidade de apoio da União para blindar as fronteiras sul-mato-grossenses.

“A questão da segurança é muito emblemática para nós aqui. Temos duas fronteiras secas, com o Paraguai e a Bolívia, e o tráfico de drogas ocorre pelo chão, pelo ar, pelos rios. Se nós tivéssemos maior presença das forças federais na nossa fronteira diminuiria isso”, afirmou a vice-governadora.

Ela tratou também da custódia da população carcerária que onera o Estado. “Esse é um problema seríssimo para nós porque os presos transnacionais que ficam aqui elevam nossa despesa com a segurança. Nós temos uma população carcerária de cerca de 15 mil detentos e cerca de 50% deles deveriam ser custeados pela União. Isso custa R$ 140 milhões ano para manter esses presos, tivemos que entrar na Justiça para não termos mais que arcar com essa despesa”’, detalhou.

No encontro foram tratadas questões nacionais que refletem ao MS, como a necessidade de apoio da União para blindar as fronteiras.

Para o deputado federal, o Governo terá de investir cada vez mais em tecnologia voltada para a segurança como forma de driblar as dificuldades, como as dimensões da fronteira brasileira. “O Brasil tem 17 mil quilômetros de fronteira, somente com a Bolívia são 3,7 mil. Por isso, teremos que usar cada vez mais inteligência e tecnologia para conseguir proteger toda essa extensão”, afirmou.

Ele destacou o monitoramento por vídeo que já vem sendo feito em diversas cidades de MS como forma de driblar as dificuldades. “Qualquer infração que você identificar na placa pela câmera permite que a abordagem seja feita em cinco minutos. Executamos operações para testar e a eficiência desse sistema é muito grande”, destacou o ex-ministro da Defesa sobre o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), nacional e cuja implantação foi iniciada por Mato Grosso do Sul na fronteira com o Paraguai.

Agenda em MS

Na visita, Aldo Rebelo disse ter afinidade com Mato Grosso do Sul e a Capital. “Desde a época de estudante vinha a Campo Grande. Como ministro de quatro ministérios diferentes sempre vim aqui. E Mato Grosso do Sul está situado entre duas fronteiras de desenvolvimento: a agropecuária e a mineral”, afirmou ele, destacando que esse potencial deve ser cada vez estimulado.

Danúbia Burema – Vice-governadoria e Airton Raes – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Fotos: Leca