Velocross em Bela Vista

O Sexto Velocross Bela Vista MS ja tem data marcada para acontecer na pista de competição Rio Apa bem na divisa com Bella Vista Paraguay,sera domingo 28/9 as 14 horas .

As disputas serão em 3 categorias.

Cadetes Pratas da Casa
Senior Livre 230 CC
Nacional Força Livre

Estão envolvidos na organização Laticinios Lacto Bela,Sapo#199 e Sitio São Gabriel que esperam um grande publico para prestigiar o evento eportivo que conta com o apoio de  Sejucel da Prefeitura Municipal de BVMS.

A premiação sera dinheiro e trofeu,é esperada  a vinda  de pilotos  de varias  cidades de MS,entrada franca.

Conheça um pouco mais  sobre este esporte.

Velocross (VX) é uma modalidade esportiva na qual competem pilotos que utilizam motos Trial ou Off-Road, usadas também no Cross CountryEnduro de Regularidade e no Motocross. A grande diferença é na preparação das motos e no tipo de pista.
 
Na preparação das motos o objetivo é garantir maior potência, aceleração e velocidade em detrimento da suspensão, pois, no Velocross – ao contrário do Motocross – não há obstáculos como saltos, duplos, triplos, mesas, costelas e outros, que exijam uma boa suspensão para absorção de choques.
 
As Pistas
 
As pistas de Velocross são de média para alta velocidade, com traçados sinuosos e muitas curvas. Devem ser gradeadas, niveladas e molhadas para maior proteção dos pilotos. Pode ser inserido no traçado obstáculos tipo rampa ou ‘lançador’ (Um aclive suave para saltos longos, baixos, e de pouco impacto na suspensão).
 
O comprimento oficial da pista é de 1.000 m. Mas podem ser realizadas competições em pistas com extensão mínima de 600 metros e máxima de 1.200 metros. A largura mínima entre “bumpings” (demarcadores de pista) é de 6 metros, com um ideal de 10 metros de largura. O local de largada deve possuir uma largura mínima de 30 metros transversal à pista. A primeira curva deverá ter no mínimo 10 metros de largura.  
 
História

 As origens do Velocross estão no gosto pela aventura na terra. Alguns ‘trilheiros’ apostavam corridas em trechos de terra, usando motos Off-Road. Daí para trazer a modalidade para pistas mais seguras foi um pulo.
 
Nos Estados da região sul do Brasil, a modalidade “Veloterra” é uma das mais tradicionais e possuem os melhores campeonatos do país, com a participação de grande número de pilotos, e um expressivo número de mulheres pilotos.
 
Aqui no Mato Grosso do Sul, o Velocross era conhecido antigamente como ‘Speedway’. Como esta nomenclatura é adotada pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) para esportes disputados com motos em um circuito interno, fechado e oval, tanto na terra quanto na neve, a FEMEMS, então, adotou a designação da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e a nomenclatura oficial da modalidade passou de Speedway para Velocross em 2008.