Veja como e quando serão os retornos às aulas em Mato Grosso do Sul

Retorno das aulas em Mato Grosso do Sul segue em discussão pelas instituições. — Foto: G1

As aulas na rede municipal de Ensino de Campo Grande (REME-CG) retornaram nesta segunda-feira (8) de forma on-line. A REME-CG, pediu para que todas as 104 escolas municipais de Educação Infantil e as 98 escolas de ensino fundamental elaborassem um plano de retorno seguro das aulas presenciais.

Em outras instituições de ensino de Mato Grosso do Sul, a data e a forma em que as aulas irão voltar ainda estão sendo discutidas.

E na rede estadual de Ensino?

A secretaria estadual de Educação (SED) confirmou que o retorno das aulas na rede estadual de Ensino (REE) está mantido para o o dia 1° de março. Ainda de acordo com a SED, a volta será online de início, com o retorno às salas de aula se dando de forma progressiva, evitando aglomerações.

Neste mês de fevereiro, a SED já iniciou as orientações pedagógicas com os professores da Rede. Em fevereiro, as atividades que compõe a jornada pedagógica estão sendo passadas aos profissionais.

De acordo com a SED, voltarão às aulas em março, 215 mil alunos, que estão matriculados em 345 unidades escolares diferentes em Mato Grosso do Sul.

E no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul?

As aulas no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) estão previstas para retornar no dia 8 de março. As atividades pedagógicas já estão sendo feitas de forma remota. O Instituto informou que durante esta semana, uma reunião será feita para deliberar se forma que se dará o retorno.

Ainda não se sabe sobre a maneira em que aulas retornarão no IFMS. Em nota, a Instituição explicou que o início das das aulas está mantido para a segunda semana de março seja ele on-line, presencial ou híbrido.

E nas universidades?

  • UFMS:

Na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o início das aulas do primeiro semestre letivo de 2021 está previsto para o dia 15 de março. A universidade informou, que levando em consideração o atual momento pandêmico, a volta às aulas de forma presencial está descartada.

“A partir do plano de biossegurança da UFMS, todas as unidades da universidade elaboraram o seu próprio plano, garantindo as especificidades dos cursos e municípios onde estão presentes, e de acordo com as recomendações do ministério da Saúde, Governo do Estado de MS e prefeituras”, destaca a nota.

  • UEMS:

Na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), o período letivo tem previsão de início para a segunda quinzena de março, com exceção do curso de Medicina que não há data estabelecida devido as peculiaridades da área/curso.

As aulas devem retornar de forma remota. A instituição informou que a volta presencial está previsto para o mês de agosto deste ano. O regresso de forma física aos ambientes, segundo a UEMS, depende do calendário de vacinação contra Covid-19 em Mato Grosso do Sul.

  • UFGD:

A data e a forma em que as aulas irão retornar na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) ainda está em discussão. A instituição informou que a possível deliberação deve ser publicada ainda nesta semana.

  • UCDB:

O ano letivo para os alunos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) terá início no dia 18 de fevereiro. De 18 a 20 de fevereiro, todos os discentes terão atividades virtuais para cumprir, sem necessidade de ida ao campus. Os veteranos iniciam as aulas no dia 22 de fevereiro. Já os calouros iniciam as aulas das disciplinas regulares dia 1º de março.

A princípio, na instituição privada, as aulas devem voltar de forma remota. Em nota, a universidade informou que o retorno das aulas presenciais no campus depende de autorização da prefeitura.

  • UNIDERP:

As aulas para os acadêmicos dos cursos de Ensino a Distância (EAD) da UNIDERP retomaram nesta segunda-feira (8) as atividades, de forma integralmente remota. Os alunos da modalidade presencial voltam às aulas no dia 22 de fevereiro, também de forma remota, até que seja liberado o retorno das aulas presenciais pelos órgãos responsáveis.

A retomada das aulas práticas e do atendimento aos alunos já ocorreu após a implementação de protocolos de segurança e prevenção. Em nota, a UNIDERP informou que “a retomada das aulas presenciais acontecerá seguindo as diretrizes do MEC, assim que houver autorização dos órgãos governamentais para as instituições de ensino superior”.

G1MS