Veja 17 sinais que seu chefe não gosta de você

Todos querem ser amados no ambiente trabalho, especialmente pelos patrões, já que são eles que tomam decisões sobre as promoções e aumentos salariais, avaliam performances e geralmente desempenham um papel significativo na felicidade geral dos empregados.

E, se eles não gostam de você, nem sempre é fácil tentar reverter a situação. “Se o seu chefe não gosta de você, ele provavelmente não vai te dizer isso”, diz Michael Kerr, autor do livro “A vantagem do Humor”. “Os sinais podem ser bastante sutis, mas eles geralmente são fáceis de detectar se você está olhando para eles”, garante. As informações desta reportagem são do site “Business Insider”.

Lynn Taylor, especialista em ambiente de trabalho, diz que não é preciso ser o melhor amigo do chefe, mas é mais fácil ser criativo e bem-sucedido se o funcionário se sente querido, apoiado e respeitado por seu chefe.

Veja abaixo 17 sinais que mostram que o chefe odeia seu funcionário, segundo Kerr e Taylor.

Pressentimento ruim
Se você sente que seu chefe não gosta de você, pode ser apenas coisa da sua cabeça. Mas também pode ser verdadeiro. Se ele o trata de forma muito diferente do resto das pessoas, você provavelmente não é a pessoa favorita dele. Confie na sua intuição e procure outros sinais caso você tenha um forte sentimento sobre isso.

Fora das grandes decisões
Ao não inclui-lo nas grandes decisões, isso pode indicar que seu chefe não confia em sua opinião. Quando pedem sua contribuição, a mensagem enviada é de que você é valorizado, então não pedir nada pode revelar o recado oposto: “Eu realmente não me importo com o que você pensa”.

Sem contato visual
É difícil para um chefe que está com raiva de você olhar diretamente nos seus olhos. Pode ser indício de que ele tem medo de que você possa ser capaz de detectar a hostilidade dele. Portanto, ele evita o olho no olho ou mesmo ficar perto sempre que possível.

Sem sorrisos
Se o seu chefe fizer um esforço consciente para não sorrir quando você está na sala, algo não está certo.

Faz de tudo para te evitar
Se você perceber que seu chefe só vai pela escada quando você está esperando o elevador, ou se ele monta a agenda de tal forma que ele raramente te encontra, podem ser sinais de que está evitando você.

Ignora a presença
Se seu chefe nunca diz “Bom dia” quando você chega ou “Tenha uma ótima noite” na hora de ir embora, ele pode estar dizendo que ele não gosta de você.

Curto e grosso
Se você perguntar: “Como vai?” e ele sempre responder “Ok” ou “tudo bem”, se nos e-mails ele vai sempre direto ao ponto e nunca começa com um simpático “Olá” ou “Boa tarde” podem ser sinais de que o chefe não é seu maior fã. Ainda mais se ele sempre parece um adolescente mal-humorado.

Linguagem corporal negativa
Se seu chefe está sempre de braços cruzados sobre o peito ou nunca olha para cima da tela do computador quando você entra no escritório, a linguagem corporal do seu chefe revela os verdadeiros sentimentos dele em relação a você. 

Conversas só virtuais
Seu chefe se comunica com você principalmente via e-mail, evitando conversas pessoalmente. Assim, se ele não gosta de você, uma mudança em direção a uma comunicação mais virtual pode ser um sinal.

Exclui de projetos e reuniões
Ele nunca te convida para participar de reuniões importantes ou projetos especiais.

Desacordo constante
Se o seu chefe não concorda com nenhuma ideia sua ou com o que você diz, mas não faz o mesmo com os outros, é um sinal de que ele secretamente te odeia.

Conversas só profissionais
Seu chefe nunca pergunta sobre sua vida pessoal ou familiar, só mantém conversas profissionais. Se você perceber que seu chefe fala com todo mundo sobre seus filhos ou hobbies, mas nunca coloca esses assuntos para você, provavelmente não está interessado em ouvir sobre sua vida.

Tarefas que ninguém quer
Se o seu chefe só passa tarefas bem abaixo do seu nível de experiência ou competência, como o chamado “trabalho pesado”, é um sinal de que ele não confia ou não respeita as suas habilidades. Ou pior, que ele está encorajando-o a procurar trabalho em outros lugares.

Sem feedback
Um chefe que quer ajudá-lo a crescer dará sempre feedback para o bem e para o mal. Mas a ausência disso mostra completa indiferença com o desempenho e crescimento futuro como empregado. Ou se o chefe apenas dá feedback negativo, e geralmente em público, é sinal de desrespeito.

Exclui das brincadeiras
Se seu chefe nunca te inclui nas brincadeiras com os demais empregados e você nota que essa prática de fazer piadas ou ter momentos de descontração é costumeira, mas você nunca foi incluído neles, pode ser um sinal de que ele não se importa com você. Brincadeiras podem ser feitas para mostrar que os empregados são parte da equipe.

Louros vão para ele
Seu chefe rouba o crédito de suas ideias para ele. Isso pode acontecer inclusive entre os que gostam dos empregados, mas se ele realmente te odeia, vai detestar a ideia de lhe dar crédito para qualquer ideia ou trabalho.

Paciência curta
Se o seu chefe parece desinteressado no que você tem a dizer ou perde a paciência facilmente enquanto fala com você, ele provavelmente não gosta de você, ainda mais se com os outros ele age de forma oposta.

Fonte: G1