‘Um dos dias mais sangrentos da história’, diz premiê neozelandesa após ataques a mesquitas

Por

 primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, condenou firmemente os ataques contra as duas mesquitas de Christchurch, em Canterbury, na ilha sul do país. Atiradores mataram 49 pessoas e deixaram 48 feridas nesta sexta-feira (15).

Ela definiu o ataque como “um ato de violência sem precedentes na Nova Zelândia” e que esse é “um dos dias mais sombrios e sangrentos da história do país”. “Esse tipo de violência não tem lugar na Nova Zelândia”.

A premiê ressaltou que as vítimas são integrantes da comunidade estrangeira. “A Nova Zelândia é a casa deles. Eles somos nós”, afirmou.

Os alvos dos ataques contra a comunidade muçulmana foram as mesquitas de Masjid Al Noor, ao lado do Parque Hagley, e de Linwood, que estava lotada com mais de 300 pessoas, reunidas para as tradicionais orações do meio-dia de sexta-feira.

Os detidos são três homens (um deles seria australiano) e uma mulher. A polícia local informou, porém, que não está descartada a hipótese de que outros criminosos estejam envolvidos e foragidos. Nenhum dos suspeitos sob custódia estava em listas de observação da polícia.