UFMS e mais duas públicas são as melhores universidades de MS, diz ranking da Folha

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) foi classificada a melhor universidade de Mato Grosso do Sul, de acordo com o Ranking Universitário da Folha, divulgado nesta segunda-feira (09). A instituição ficou na 32ª posição, duas acima da avaliação de 2012.

A instituição é seguida de outras duas universidades públicas, a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), que ocupa a 85ª posição, e a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), que ficou em 112º. No ano anterior, elas coupavam respectivamente, a 78ª e 99ª posições, o que mostra uma queda na qualidade de ensino das instituições.

Apesar disto, as universidades públicas do Estado superaram as privadas no ranking. A Uniderp Anhanquera, que havia recebido a pior avaliação em 2012, subiu três posições e ficando em no 120ª lugar. A UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) despencou 22 posições em relação ao ano passado, ficando com o 139º em 2013.

De acordo com a publicação, a pesquisa leva em conta as áreas de ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização, entre outros subindicadores.

Nacionalmente, as universidades da região sul e sudeste ocuparam as primeiras posições do ranking. As cinco melhores são a USP (Universidade de São Paulo), a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a UFMG (Universidade Federal Minas Gerais), a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

 
 
 
Fonte: Midiamax