UEMS: Bolsistas do curso de Ciências Econômicas disponibilizam conteúdo gratuito no YouTube

Coordenador do curso de Ciências Econômicas da UEMS/Ponta Porã, Prof. Dr. Giovane Silveira da Silveira, que também coordena o Projeto de Extensão “Cartografia Temática de Dados Socioeconômicos”, disponibiliza em seu Canal no YouTube o conteúdo de pesquisa de três bolsistas PIBEX (Programa Institucional de bolsas de Extensão Universitária) do curso de Ciências Econômicas: Emyko Barbosa Todaka, com o projeto Produção Cartográfica de Dados de Exportações dos municípios de Mato Grosso do Sul; Amanda Dourisboure Muzzi, com o projeto Produção Cartográfica de Dados do Mercado de Trabalho dos Municípios de Mato Grosso do Sul; e Marcos Nobumytsu Barbosa Todaka, com o projeto Produção Cartográfica de Dados de Importações dos Municípios de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o professor Giovane, o acesso a dados abertos é de extrema importância para além apenas da divulgação de informações pertinentes à nossa sociedade, como também motiva os órgãos governamentais na constante manutenção e atualização das bases de dados.

O Professor ainda explica que existe um trabalho extraordinário que é realizado pelas agências governamentais, como o IBGE, IPEA e tantas outras que são responsáveis pela coleta de dados que podem ser utilizados nos mais diversos recortes espaciais, desde um nível bairro, como os setores censitários do IBGE, até os recortes de nível municipal, estadual e nacional. E as instituições tanto públicas quanto privadas, sejam de ensino ou não, são as grandes beneficiárias de tal disponibilidade de dados, pois podem transformá-los em informação precisa para o planejamento estratégico e operacionalização dos mais diversos negócios e empreendimentos.

“É comum a afirmação de que os dados são o novo petróleo, mas para que o petróleo possa ser utilizado ele deverá ser em primeiro lugar encontrado e em segundo lugar tratado, e é exatamente isso que fazemos aqui na execução do Projeto de Extensão e nos Projetos PIBEX. Os alunos aprendem como encontrar os dados, tratá-los e disponibilizá-los para a sociedade, de forma que todos os agentes da sociedade, tanto trabalhadores quanto empresas, públicas ou privadas, possam tomar as melhores decisões possíveis a partir do cenário que venham construir com base nas informações que os projetos estão disponibilizando”, destaca Giovane sobre esta questão dos dados.

Para conhecer os dados abertos em economia para exportação, importação e mercado de trabalho para os municípios do Estado de Mato Grosso do Sul disponível nas pesquisas dos bolsistas, acesse os links a seguir:

– Instruções para acessar a base de dados do ComexStat para dados de exportação

– Instruções para acessar a base de dados do ComexStat para dados de importação

– Instruções para acessar a base de dados do CAGED para dados de empregados/desligados

Assessoria de Comunicação da UEMS