UE planeja bloquear carne de frango do Brasil por motivo comercial, diz ministro

A União Europeia está planejando bloquear as exportações de nove unidades exportadoras de carne de frango da BRF para o bloco comercial e pode também revogar as credenciais de outras plantas brasileiras, disse nesta terça-feira (17) o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, citando motivos comerciais para o eventual movimento europeu.

Blairo Maggi (Foto: Divulgação/Mapa)

Blairo Maggi (Foto: Divulgação/Mapa)

Ele disse esperar que a UE publique uma lista final de plantas brasileiras proibidas na quarta-feira (18), incluindo as unidades da BRF, maior exportadora global de carne de frango, e potencialmente aquelas pertencentes a outras empresas, após uma votação planejada pela Comissão Europeia sobre o assunto.

Em março, o governo suspendeu provisoriamente a exportação de 10 fábricas da BRF de frango para a Europa. A decisão foi tomado depois de a BRF ter sido alvo de uma nova fase da operação Carne Fraca da Polícia Federal. A União Europeia avaliava se há necessidade de novas medidas contra o frango brasileiro.

Segundo Maggi, a UE está usando preocupações sanitárias que não têm base técnica para justificar as proibições de exportações de frango salgado do Brasil. Seus comentários foram feitos em entrevista coletiva a jornalista após seu retorno de uma missão comercial a Bruxelas na semana passada, com o objetivo de convencer a Europa a não proibir produtos avícolas brasileiros.

Ele disse que a UE não cumpre as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) ao impor tais barreiras aos produtos de frango brasileiros.

Carne Fraca

A polêmica sobre as exportações de frango surgiu depois que a polícia federal brasileira implicou a BRF em uma nova fase da operação Carne Fraca, alegando que a companhia buscava burlar os padrões de segurança alimentar.

Maggi afirmou que não há evidências, no entanto, de problemas com as condições sanitárias do frango brasileiro.

“Isso não é sanitário, isso é comercial”, disse Maggi, referindo-se às proibições de importação planejadas.

Maggi disse em uma apresentação que, sob os atuais acordos comerciais, o Brasil seria capaz de exportar 170.807 toneladas de frango salgado para a UE, pagando uma tarifa de 15,4%.

O Brasil vendeu US$ 317 milhões em frango salgado in natura para a UE no ano passado e US$ 118 milhões em frango in natura sem sal, para o qual a cota permitida é de 21.600 toneladas sem tarifas, segundo uma apresentação do ministro.

Maior exportadora de frango do Brasil, a BRF registra a maior queda na Bolsa de Valores de São Paulo nesta terça-feira, com queda de 2,47% por volta de 13h45. No mesmo horário, o Ibovespa avançava 1,06%.

A BRF se recusou a comentar.

G1