Turismo religioso sul-mato-grossense estará na ExpoCatóloca 2013

O turismo religioso sul-mato-grossense estará na ExpoCatóloca, que acontece entre os dias 20 e 26 de julho, no Riocentro, no Rio de Janeiro. O evento congrega as principais empresas produtoras de livros, material para a liturgia, móveis e equipamentos para igrejas, artigos religiosos e vários outros nichos do mercado produtor. O objetivo é promover o segmento religioso católico.

No estande de Mato Grosso do Sul, os visitantes poderão conhecer o tradicional Arraial do Banho de São João, que acontece todos os anos em Corumbá, município distante 419 quilômetros de Campo Grande. A preparação para o evento de São João é considerado o momento mais esperado da festa, que começa bem antes do anúncio da festa. Na Cidade Branca, o ritual de homenagem ao santo tem início no dia 13 de junho, quando várias famílias devotas iniciam os preparativos para a cerimônia.

Conforme a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Nilde Brun, Mato Grosso do Sul une não só o turismo de natureza, mas histórico, religioso, cultural, de aventura. “Neste evento poderemos alcançar um grande número de pessoas formadoras de opinião que poderão conhecer nossos inúmeros atrativos”, destacou.

Além do Arraial do Banho de São João, paisagens dos principais destinos turísticos de Mato Grosso do Sul estarão estampadas no estande.

Tradição

Seguindo a tradição, as imagens de São João são colocadas em um altar, enfeitadas com flores e armadas em cima de um andor. Na véspera do Dia de São João, mais de 100 andores descem a Ladeira Cunha e Cruz para o banho da imagem do santo nas águas do Rio Paraguai. Tudo isto começa no início da noite do dia 23 e termina na madrugada do 24.

O evento que acontece em Corumbá conta com shows, exposições, concurso de quadrilha e de andores e com a tradicional descida de andores pela Ladeira da Cunha e Cruz, em direção ao Porto Geral, para o banho do São João.

Ministério do Turismo

As viagens motivadas pela fé ocupam um espaço cada vez mais importante no turismo brasileiro. Atento a esse segmento, o Ministério do Turismo (MTur) investiu cerca de R$ 1,4 milhão em uma área de 3.323 metros quadrados na maior feira católica do País, a ExpoCatólica. A feira é um espaço de exposições de produtos e serviços que ocorre no Riocentro paralelamente à Jornada Mundial da Juventude, o maior encontro de jovens católicos do mundo, que reunirá cerca de 1,7 milhão de pessoas no Rio entre 23 a 28 de julho.

“O objetivo é aproveitar o fluxo de turistas no Rio e mostrar os atrativos religiosos de nossos Estados”, diz Vinícius Lummertz, secretário Nacional de Políticas de Turismo. O espaço de exposições de turismo religioso na ExpoCatólica trará atrações de 19 Estados brasileiros.

No ano passado, o turismo religioso motivou a viagem de 1,17 milhão de brasileiros pelo País e atraiu 16,3 mil visitantes estrangeiros, de acordo com o último estudo do MTur sobre demanda turística (2011).

            Serviço:

Data: de 20 a 26 de julho de 2013

Local: Riocentro – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ

Fonte: Raquel dos Passos/Fundtur