TSE decide que candidato que perdeu direitos políticos por 8 anos em 2012 poderá concorrer neste ano em Bela Vista

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu hoje quarta-feira 1º de setembro que candidatos declarados inelegíveis por crimes eleitorais cometidos em 2012 serão beneficiados pelo adiamento das eleições deste ano e poderão participar do pleito municipal de 2020 aqui em Bela Vista,como Abraão Zacarias(MDB) e Xande Palmieri(DEM).

A corte determinou que decisões judiciais que cassaram direitos de políticos por oito anos por irregularidades cometidas na eleição de 2012 não se estendem até 15 de novembro, nova data da eleição desse ano .

Assim, os efeitos de condenações por abuso de poder na penúltima campanha municipal vão apenas até outubro deste ano, quando encerra o prazo de oito anos de inelegibilidade previsto na Lei da Ficha Limpa.

Aqui em Bela Vista o ex-prefeito Abraão Zacarias(MDB) e Xande Palmieire(DEM) com essa decisão poderão ser candidatos na eleição de 15 de novembro. Ambos foram impedidos de concorrer, após perderam mandato de prefeito e vice em 2012,por irregularidades em publicações na internet.

Pela lei, o prazo começa a contar da data da eleição, que naquele ano foi em 7 de outubro. Em 2020, o pleito cairia no dia 4, portanto esses políticos ainda não poderiam concorrer.
Com o adiamento para 15 de novembro por conta da pandemia do novo coronavírus, esses políticos escaparão e já estarão com os direitos políticos retomados.

Abraão Zacarias em entrevistas a imprensa manifestou vontade em voltar a vida publica como pré-candidato do MDB á prefeitura de Bela Vista, o mesmo acontece com Xande Palmieri que é pré-candidato pelo DEM.
O MDB já confirmou para o dia 15 de setembro a convenção para escolha de candidatos que concorrerão na eleição em Bela Vista. O DEM ainda não anunciou o dia da convenção.

Fonte: Armando Loureiro / Jatobá Noticia