Três Lagoas sedia torneio internacional

Um torneio de futebol de base internacional está movimentando o esporte e os sonhos de 2,5 mil atletas de 11 a 17 anos, em Três Lagoas. Com partidas iniciadas na segunda-feira e finais previstas para o domingo, 53 delegações de vários estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia – além de equipes da Bolívia, Chile, Paraguai e Argentina – enfrentam-se com a expectativa de terem seus talentos descobertos pelos chamados olheiros.

 

Diariamente são disputadas cerca de 64 partidas em oito campos distribuídos pela cidade. Nas categorias sub-11 e sub-12, os jogos têm dois tempos de 20 minutos. Nas categorias maiores, são tempos de 25 minutos.

 

Ao todo são 127 equipes, formadas por atletas de escolinhas públicas, privadas e assistenciais, além de clubes. “Este é um dos maiores torneios de futebol de base do País e os observadores técnicos de clubes grandes costumam analisar os jogos, em busca dos futuros destaques”, afirma o secretário municipal de Esportes, Juventude e Lazer (Sejuvel)  de Três Lagoas, Paulo da Paz. Para ele, a Copa Mercosul é um sonho para meninos que estão iniciando no futebol. “A reunião de várias culturas e a chance de serem revelados chamam atenção”, disse.

 

É o caso de Teodoro Raspini, de 12 anos, volante de Três Lagoas, aluno do Centro de Treinamento Avançado de Futebol (CTAF-OT). Ele vê o torneio como uma grande chance de mostrar seu futebol, já que pretende construir uma carreira e, em suas palavras, “ter este estilo de vida”. “É a única chance que temos de participar de um campeonato internacional, com times de diferentes níveis técnicos. Acho que vai me dar muita experiência”, afirmou.

 

Eduardo Rodrigues, do Desportivo Brasil/Traffic, e Marcelo Francisco, do São Paulo Futebol Clube, estão entre os “olheiros” presentes em Três Lagoas.