Traficantes que enviavam armas de MS para o Rio de Janeiro são alvos de operação

Ao todo, inquérito policial indiciou cerca de 20 envolvidos no esquema

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) da Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagraram nesta segunda-feira megaoperação, com a finalidade de desarticular organização criminosa especializada no tráfico de armas. A partir de Mato Grosso do Sul, o grupo investigado enviava fuzis de grosso calibre, pistolas e munições que abasteciam uma facção dos morros cariocas.

A ação tem como objetivo cumprir 13 mandados de prisão e 14 mandados de busca e apreensão, no Rio de Janeiro. Em Mato Grosso do Sul, devem ser cumpridos quatro mandados de prisão, além de seis mandados de busca e apreensão, dentre os quais em Campo Grande e em Bandeirantes.

O inquérito policial da Desarme identificou e indiciou cerca de 20 pessoas. A quadrilha foi responsável pelo envio de milhares de munições e centenas de armas de fogo da fronteira com o Paraguai, nos últimos meses. O arsenal tinha como destino comunidades controladas por uma das maiores milícias e traficantes de drogas da capital fluminense.

A operação, coordenada pela Desarme e PRF, conta com apoio de diversas unidades do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE), da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) e da Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Bancos, Assaltos e Sequestros (Garras) da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.

Mais de 80 policiais rodoviários federais, com o Núcleo de Operações Especiais (NOE), Grupo de Operações com Cães (GOC), Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) e operações aéreas, atuarão em conjunto com cerca de 160 policiais civis, no Rio e em Mato Grosso do Sul.