Trabalho e respeito pela população é o que move o prefeito Jair Scapini em Guia Lopes da Laguna

Foto: Roberta Cáceres

Homem de poucas palavras, conservador, da época em que os acordos eram honrados apenas com as palavras, prefere mostrar o trabalho do que só fazer promessas. Esse é Jair Scapini (PSDB), o prefeito de Guia Lopes da Laguna, que está em seu segundo mandato.

Em 2019 – Foto: Divulgação

“Moro há 41 anos aqui, viemos por causa da agricultura. Uma das coisas que gosto é a tranquilidade de Guia Lopes, de poder andar sozinho, sem medo”, contou. Jair tem 63 anos e é natural de Tenente Portela, no Rio Grande do Sul. É casado com Cladis Kronbauer e avô de Julia Scapini, de 11 anos.

Scapini foi o vereador mais votado em 2008, disputou ao cargo de prefeito em 2012, mas saiu derrotado por Jácomo (MDB), que conquistava a reeleição. Na eleição seguinte, em 2016, saiu vencedor com 55,34% dos votos.

Ele leva consigo um conselho de seu pai que até hoje é vivo em sua memória: Dar o respeito para ser respeitado. “Pequenininho meu pai falou isso e até hoje eu tenho na minha cabeça”, revelou ele.

Em 2018 – Foto Divulgação

Perguntado se ele imagina o motivo pelo qual a maior parte dos eleitores lagunenses deram o voto de confiança nas urnas, Scapini acredita ser simples. “Acredito que é a humildade e o respeito com as pessoas”.

Uma das grandes conquistas de sua gestão é a implantação de 70% de esgoto em Guia Lopes. “É importante agradecer ao governo do Estado, pois já temos 70% de esgoto na cidade. Quando assumi não tinha nenhum metro, agora já temos grande parte”, comentou.

Em sua gestão muitos bairros foram asfaltados como a Vila Caetano, Planalto, São Miguel, São Cristovão e Industrial. Também foram recebidas muitas emendas parlamentares estaduais e federais.

“Em parcerias com o Governo do Estado conseguimos trazer muitos investimentos para cidade como a obra de revitalização do trecho da rodovia MS-382, entre as cidades de Guia Lopes da Laguna e Bonito. Também fizemos o asfalto que dá acesso ao frigorífico, reforma da antiga Câmera de Vereadores que funciona a previdência e a junta militar, além de outros órgãos públicos”.

“Em licitação estão duas obras que estão em andamento, o asfalto na Rua Ademir Vargas (Vila Caetano) e a Rua Major Pires, na vila são Miguel. Está em andamento também uma ponte de concreto no Rio Feio”.

“Ainda na gestão fizemos a reforma da Escola Municipal Basílio Lopes, compra de carros para a secretaria de Assistência Social, estamos sempre realizando patrolamento nas estradas vicinais, foi feito uma ponte de concreto na região do Coco Verde com recurso próprio. E o principal, as contas estão organizadas, a previdência dos servidores também e os repasses estão em dia”, ressaltou o prefeito.

Alguns dos projetos, inclusive que a primeira-dama atuava, até hoje “dão frutos”. “A gente vê os frutos que plantamos anos atrás. Através da igreja tinha um projeto, o Espaço Legal, com reforço escolar e hoje a gente sai no comercio e vê aquelas crianças trabalhando, bem encaminhadas”.

Investimentos – “O nosso foco é a infraestrutura, até mesmo para atrair investidores para nossa cidade. Queremos dar um olhar especial para o turismo”, afirmou o prefeito.

“Um novo Banco Sicredi vai ser instalado em Guia Lopes, tem outros investidores, tem dois postos de combustíveis novos na cidade, reforma de parte da antiga escola agrícola, que está prevista para instalar a Secretária de Educação e outras entidades”.

“Está em andamento a reativação da praça de eventos, que terá quadra de esporte, academia ao ar livre e um palco com previsão para entregar neste ano de 2022”, complementou.

“Também está em andamento o recapeamento da Estrada Velha para Jardim. Não posso esquecer de agradecer a todos os deputados que encaminharam emenda para nosso município, os deputados federais e senadores por encaminhar recurso. Cidade pequena tem que ter apoio”.

“Estamos trabalhando na área de construção de casas pela Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul)”, adiantou o prefeito sobre o projeto juntamente ao Governo do Estado em que prefeitura em contrapartida fará a doação dos terrenos.

Pretensão política – Sobre a possibilidade de ser candidato nas próximas eleições como deputado estadual, por exemplo, Jair afirmou não ter nenhuma pretensão.

“A gente não tem pretensão. Ainda está cedo, mas a gente pretende apoiar um sucessor, tem vários nomes bons e tem o nosso vice (Ademar Barros) também”. Com certeza Scapini não deixará de apoiar o crescimento do município. “A gente sempre quer ver o município bem e desenvolvendo”.

Foto: Divulgação

“Quero agradecer muito a minha família que sempre nos apoiou, a minha esposa Cladis que sempre está comigo. Perdi meus sogros recentemente, eles eram muito parceiros, me apoiou muito. Foi uma perda muito grande”, comentou.

Saúde – O prefeito também lembrou do momento em que Guia Lopes foi considerada o epicentro da pandemia da Covid-19 no Estado, noticiada nacionalmente e agradeceu o empenho de todos os servidores e apoiadores na luta pela vida. “Guia Lopes foi o 5º no pais e conseguimos passar por isso. Agradecer muito a equipe de saúde e a população que respeitou os decretos e as medidas de segurança”, lembrou o prefeito.

“A gente agradece também ao governo do Estado, a Secretaria Estadual de Saúde que sempre deu muita atenção e muito apoio, além do secretário Eduardo Riedel que teve um olhar especial para nossa cidade”, emendou Jair.

Foto: Reprodução

Monumento – Em 2019, a Prefeitura deu início ao monumento que daria a identidade ao Município de Guia Lopes, instalado na entrada da cidade e proporcionando mais um ponto turístico. A homenagem foi feita a José Francisco Lopes, fundador do município, que ficou conhecido como “Guia Lopes”. Quando vivo foi o herói do Exército Brasileiro guiando as tropas brasileiras durante a Retirada da Laguna na Guerra do Paraguai.

Foto: Divulgação

Por – jornalestadodopantanal