Tirar demais a oleosidade faz a pele ficar ainda mais oleosa. Entenda

Cuidar da pele é essencial para mantê-la sempre bonita. E cada tipo de pele pede cuidados diferentes, seja nos procedimentos diários ou nos tipos de cosméticos usados. A pele oleosa, por exemplo, é um pouco mais difícil de cuidar e precisa de mais atenção.

Leia também:
Máscara caseira para pele oleosa combate cravos e espinhas
Maquiagem sai mais rápido na pele oleosa? Dermatologista tira dúvidas
Produtos específicos e alimentação ajudam a controlar a oleosidade da pele

Um dos principais erros, segundo o dermatologista Alexandre Fabris, é lavar demais o rosto. “A pele oleosa, quando lavada várias vezes ao dia, pode apresentar o chamado efeito rebote, que consiste em aumento da produção de gordura da pele para compensar a oleosidade que foi removida. É um tipo de mecanismo compensatório, pois a pele ‘entende’ que está ressecada devido às lavagens sucessivas e passa então a aumentar a produção de lipídeos para a reposição, tornando-se ainda mais oleosa”, explica.

Como cuidar da pele oleosa

O ideal é que ela seja lavada até duas vezes ao dia, com sabonetes específicos para este tipo de pele. Também é importante prestar atenção aos protetores solares e produtos de hidratação para pele oleosa, para que o problema não fique exacerbado. Prefira produtos em gel.

Outro mito é acreditar que a pele oleosa demora mais para envelhecer. “Ela realmente apresenta menor possibilidade de ressecamento e desidratação. Porém, os mecanismos de envelhecimento da pele são variados e algumas pessoas apresentam maior tendência que outras a apresentar um envelhecimento mais precoce”, diz. Fatores que vão além da pele, como o tabagismo, o sedentarismo, a alimentação e o grau de exposição solar são os principais responsáveis pelo envelhecimento cutâneo.