Termina prazo para escolha do livro didático por escolas públicas

As escolas públicas têm até hoje (12) para escolher os livros didáticos que serão usados por alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental a partir de 2014.

 

A escolha deve ser feita pelos professores, diretores e coordenadores pedagógicos.

 

Eles deverão selecionar livros para todas as disciplinas: português, matemática, história, geografia, ciências e língua estrangeira (inglês ou espanhol), pela internet.

 

Até a última sexta-feira (9), 26 mil escolas públicas ainda não tinham selecionado os livros didáticos de seus estudantes, segundo balanço divulgado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

 

Para ajudar, uma lista com todas as obras está disponível no portal do FNDE. O Guia de Livros Didáticos 2014 traz resumos e informações de cada uma das obras selecionadas para o Programa Nacional do Livro Didático.

 

Os professores podem indicar os livros mais adequados ao projeto de ensino de cada escola.

 

O FNDE disponibiliza ainda uma série de documentos de apoio, como orientações para a escolha, compromissos e normas de conduta.

 

Os representantes das escolas podem escolher duas opções para cada disciplina, de editoras diferentes.

 

Caso não seja possível negociar os livros com a editora da primeira opção, o FNDE tenta adquirir as obras da segunda opção.

 

A autarquia ressalta as vantagens de participar do programa. Pedindo os livros dentro do prazo pelo FNDE é possível conseguir preços abaixo dos de mercado, uma vez que as obras são adquiridas para todo o país, em grande quantidade.

 

A previsão é comprar quase 90 milhões de exemplares para 13 milhões de alunos e 1 milhão de professores dos anos finais do ensino fundamental.

 

Os livros devem ser usados por três anos consecutivos, explica o FNDE, por isso têm uma estrutura física resistente.

 

A autarquia destaca também a importância da conservação do livro para que possa ser aproveitado por mais de um aluno. (Agência Brasil)