Temporal causa transtornos a 300 pessoas com destelhamento, falta de luz e queda de árvores na Capital

Bruno Chaves e Edivaldo Bitencourt

 

O temporal, com rajadas de ventos de até 84 quilômetros por hora, que caiu sobre Campo Grande neste domingo (16), causou prejuízos a cerca de 300 moradores. Por causa da chuva e do vendaval, 32 famílias tiveram casas, veículos e outros bens estragados.

 

O Corpo de Bombeiros atendeu 22 famílias, enquanto outras 10 foram socorridas pela Defesa Civil. Cinco bairros da Capital foram os mais atingidos pelos ventos e chuvas. No Coophatrabalho, Zé Pereira, Monte Castelo, Sírio Libanês e Bosque do Carvalho, o vendaval destelhou casas, derrubou postes de energia e árvores.

 

Segundo o chefe da Unidade de Ações da Defesa Civil, major Luidson Noleto, cerca de 350 metros quadrados de lona foram distribuídos para moradores que tiveram casas destelhadas. Os estragos nos quatro cantos da cidade ainda estão sendo catalogados por equipes do Corpo de Bombeiros e da Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação).

 

“Os trabalhos de limpeza nos locais afetados devem durar até amanhã”, informou Noleto. Conforme explicações do secretário municipal de Infraestrutura, Semy Ferraz, no momento, a prioridade é a limpeza das ruas para a liberação do tráfego de veículos.

 

“As equipes da Seintrha e do Corpo de Bombeiros estão nas ruas retirando os pedaços de árvores que atrapalham o trânsito. No momento, essa é a prioridade e os trabalhos devem terminar amanhã”, disse.

 

Três equipes do Corpo de Bombeiros fazem o trabalho de limpeza e retirada de árvores de residências. Uma atende na região do Parque dos Poderes, a segunda na região do bairro Coophatrabalho e a outra na da Avenida Rachid Neder. 

 

“A região norte da cidade foi a mais atingida”, comentou o oficial da área norte do Corpo de Bombeiros, Valmir Gomes dos Santos, que afirmou que as ocorrências atendidas foram de destelhamento ou obstrução de via pública por queda de árvores. “Não houve alagamentos nem abertura de crateras”, garantiu.

 

De acordo com informações da Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul), quedas de pontuais de energia atingiram a cidade. Nenhum alimentador da rede caiu com o mau tempo. As ordens de chamada atingiram 100 reclamações de falta de energia. Ao todo, 190 clientes ficaram sem luz.

 

Cristina Ramos, que é professora universitária, comentou que a energia no bairro dela ainda não retornou até o final da tarde de hoje. Ela reclamou que há mais de seis horas está sem luz em casa e que a Enersul não informou uma previsão para que a normalidade seja restabelecida.

 

Os estragos causados pela ventania também mobilizaram equipes da Enersul e de empresas de telefonia e TV a cabo.

 

Vistorias em pontos atingidos

 

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), e o secretário municipal de Infraestrutura, Semy Ferraz, percorreram os estragos causados pela chuva. Das 10h às 14h, os dois estiveram em diversos pontos da cidade para avaliar a situação dos moradores.

 

Semy e Bernal percorreram os locais onde houve quedas de árvores, como na pista decaminhada do Parque do Sóter, duas na avenida Capital (perto do Supermercado Smaniotto e da Escola Getúlio Vargas) e na Euler de Azevedo (perto do Tênis Clube). Um poste também veio abaixo na avenida Duque de Caxias, na Base Aérea de Campo Grande.

 

Segundo o secretário, Bernal determinou que uma equipe faça um estudo para verificar quais são as espécies de árvores mais seguras para as pessoas plantarem em suas residências. Ele também pediu para a as equipes façam um trabalho de orientação com a população sobre o que deve ser feito em caso de queda de árvores.

 

Atualmente, a Prefeitura de Campo Grande não possui contrato com nenhuma empresa que faz retirada de troncos de árvores e entulhos das ruas. Recentemente, existia uma prestação de serviço por parte de um grupo empresarial, mas o contrato foi rescindido pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).

 

Recomendações

 

A Defesa Civil recomenda que, em caso de chuvas torrenciais e vendavais, a população evite sair às ruas e procurar abrigo embaixo de árvores. “As pessoas devem evitar a exposição no tempo. Nós temos muitas árvores antigas e é importante se atentar para isso. Em casos de queda de árvores, não entrem em pânico e chamem o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, que rapidamente vamos ao local do acidente”, disse o major Noleto.