Temperatura máxima de quase 40 graus na região sudoeste e no Pantanal hoje

 O Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS) avisa que esta quinta-feira (12) será mais um dia de calor intenso em Mato Grosso do Sul. Espera-se temperatura de quase 40°C em Porto Murtinho e em torno de 38°C em Corumbá.

A meteorologista do Cemtec/MS, Cátia Braga, informa que há possibilidade de chuviscos em Corumbá no fim da tarde devido ao efeito termodinâmico, calor e umidade do ar.

Segundo estimativa do Cemtec/MS, no município de Itaquiraí, na região do cone-sul, a temperatura máxima será de 33°C. Região sul, leste e central com máximas de 35°C.

Campo Grande

Na Capital sul-mato-grossense faz sol entre poucas nuvens, mas sem previsão de chuva para hoje (12). Temperatura mínima já alcança 28°C e a máxima fica em torno de 33°C à tarde. A umidade relativa do ar que é de 26% fica em 21%. 

Cátia Braga também avisa que a umidade relativa do ar tende a registrar valores baixos, entretanto, um pouco mais altos que do dia anterior. Sidrolândia 21%, Bonito 27%, Cassilândia 35%, Sete Quedas 30%, Coxim 24%, Corumbá 40%. Os valores citados podem representar a região de cada município.

Umidade Relativa do Ar Mínima

Acima de 40% é considerado Normalentre 40% e 30% é considerado estado de Observação; entre 29% e 20% é considerado estado de Atenção; entre 19% e 12% – estado de Alerta; abaixo de 12% – estado de Emergência.

Frente fria com chuva

Ainda de acordo com as informações do Cemtec/MS, entre os dias 16 e 17, deste mês, uma frente fria chega no noroeste de Mato Grosso do Sul trazendo severidade no tempo, com chuva forte na região oeste e sul.

De acordo com a previsão do Cemtec/MS, no dia 18 (quarta-feira) as temperaturas caem em MS. Uma nova massa de ar polar invade o Estado e as temperaturas ficarão abaixo de 12°C na região centro-sul.

Registro de chuva em Campo Grande

Segundo dados da estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do dia 1º até o dia 10 de setembro, em Campo Grande, choveu 23,8 milímetros, equivale a 32,2% do esperado. O esperado para setembro é de 73,9 milímetros.

O esperado para agosto era de 31,4 milímetros e não foi registrada chuva na Capital durante o mês.

Confira as informações sobre o tempo no sitewww.agraer.ms.gov.br/cemtec .