Telescópio da Nasa capta exoplaneta passando diante de 'estrela-mãe'

O telescópio Chandra, da agência espacial americana (Nasa), fez observações de um exoplaneta com tamanho equivalente a Júpiter passando diante de sua “estrela-mãe”. É a primeira vez que este alinhamento é registrado com detecção de raios-X, afirma a agência, em nota.

saiba mais

Astrônomos criam técnica capaz de detectar moléculas em exoplanetas

Satélite descobridor de exoplanetas vai ser aposentado, diz agência

Telescópio da Nasa capta ‘destroços’ deixados por explosão de supernova

Os exoplanetas são planetas localizados fora do Sistema Solar. O planeta observado, de nome HD 189733b, tem tamanho equivalente a Júpiter mas está em uma órbita próxima à sua estrela – 30 vezes mais próximo do que a Terra está do Sol.

O sistema que inclui o exoplaneta e a estrela está a 63 anos-luz da Terra. O HD 189733b completa sua órbita em torno da estrela a cada 2,2 dias.

A Nasa indica ainda que a temperatura do planeta deve ser elevada, devido à proximidade com a estrela. Além de permitir estudar melhor os exoplanetas, os dados obtidos ajudam a entender como a passagem do planeta afeta sua “estrela-mãe” e vice-versa.

“Poder estudar esta movimentação usando raios-X é importante porque revela novas informações sobre as propriedades dos exoplanetas”, ressalta a cientista Katja Poppenhaeger, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian.