Táxi aéreo que aluga avião de Luciano Huck foi contratado para viagem de Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou na manhã deste sábado (9.nov.2019) de Curitiba para São Paulo em 1 jatinho que pertence a uma empresa da qual o apresentador Luciano Huck, da TV Globo, é sócio. O petista, que estava preso no prédio da Superintendência da Polícia Federal da capital paranaense, foi solto na 6ª feira (8.nov) em consequência da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).

O apresentador, contudo, nega ter tido qualquer tipo de influência sobre o uso da aeronave. Ele publicou 1 vídeo no Twitter para esclarecer o caso:

O jatinho (modelo Phenom 300, fabricado pela Embraer em 2013) pertence à Brisair Serviços Técnicos Aeronáuticos, da qual Huck é sócio. Apesar disso, faz parte da frota Icon Taxi Aereo, empresa que aluga aviões para voos particulares, segundo apuração do portal Uol.

O avião é o mesmo que teve a compra financiada pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o que foi criticado depois pelo presidente Jair Bolsonaro. Em 2013, o apresentador Luciano Huck fez 1 empréstimo de R$ 17,7 milhões do BNDES para financiar a compra de 1 jatinho particular da Embraer.

Questionada pela reportagem do portal, a assessoria de imprensa de Luciano Huck confirmou que a aeronave faz parte da frota da Icon Taxi Aéreo, mas o apresentador negou ter ligação com o fretamento. “Não tenho qualquer influência para quem ela é fretada. A agenda de locação das aeronaves é de responsabilidade da Icon Taxi Aéreo”, justificou.