Talita e Taiana avançam para fase de grupos da etapa de Xiamen

Na China, Talita disputa bola na rede com a francesa Alexia Richard - Foto: Divulgação / FIVB

Parceira da cearense Taiana, a sul-mato-grossense Talita avançou para a fase de grupos da etapa de Xiamen, na China, do Circuito Mundial de vôlei de praia. A dupla venceu seus dois compromissos no estágio classificatório na madrugada desta quarta-feira (24).

Na primeira rodada, Talita e Taiana bateram as chinesas Li e Lingling por 2 sets a 0, com parciais de 21/7 e 21/13. Na sequência, pela segunda rodada, as francesas Placette e Richard foram as vítimas da equipe brasileira, que venceu novamente por 2 a 0 (21/12 e 21/18).

Talita e Taiana caíram no Grupo F, que já conta com as compatriotas Fernanda Berti e Bárbara Seixas (RJ). O time da sul-mato-grossense estreia na fase diante das australianas Taliqua Clancy e Artacho Del Solar, às 0h10min (MS) desta quarta.
Fernanda e Bárbara jogam no mesmo horário com as norte-americanas Kerri Walsh e Broke Sweat.

Além de Talita e Taiana, Ana Patrícia e Rebecca (MG/CE) também “furaram” o classificatório e se garantiram nas chaves. As duas duplas se juntam a Ágatha e Duda (PR/SE), Carol Solberg e Maria Elisa (RJ), e Fernanda Berti e Bárbara Seixas na fase principal.

No masculino, Alison e Álvaro Filho (ES/PB), e André Stein e George (ES/PB) sobreviveram ao classificatório e representam o País na fase de grupos, ao lado das parcerias do sul-mato-grossense Saymon com Guto (RJ), Evandro e Bruno Schmidt (RJ/DF), e Pedro Solberg e Vitor Felipe (RJ/PB).

CORRIDA OLÍMPICA

A etapa chinesa, de nível quatro estrelas, é a primeira a contar pontos na corrida olímpica para Tóquio-2020 entre as duplas brasileiras femininas.

Talita representou o Brasil nas três últimas edições de Jogos Olímpicos. Em Pequim-2008, foi quarta colocada ao lado da fluminense Renata. Em Londres-2012, acabou na nona posição junto com a também fluminense Maria Elisa. Já na Rio-2016, a sul-mato-grossense atuou com a capixaba Larissa e voltou a ficar no quarto lugar.

A parada em Xiamen é a terceira de dez etapas do nível quatro estrelas programadas para o Circuito Mundial em 2019. A primeira, em Haia, na Holanda, não contou pontos para a corrida olímpica, que segue até fevereiro de 2020. A segunda, em Doha, no Catar, contou apenas para o naipe masculino.

Conforme os critérios definidos pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), apenas os eventos de quatro e cinco estrelas, além do Campeonato Mundial, contam na corrida olímpica do Brasil, cada um com peso diferente. As duplas ainda terão uma média dos dez melhores resultados, com a possibilidade de descartar as piores participações.

Estão agendadas outras duas fases cinco estrelas e o Campeonato Mundial para este ano.

A corrida olímpica interna das duplas brasileiras é realizada em paralelo à disputa da vaga por país, que segue as regras da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Cada nação pode ser representada por, no máximo, duas duplas em cada naipe.

correiodoestado