Suspeito de desenterrar queijo com bactéria é reincidente na falta de higiene

O Laticínio Santos Reis em Figueirão (226 km de Campo Grande), investigado por desenterrar queijo contaminado para suposto processamento e venda, é reincidente em práticas contra as normas de higiene. Em nota, a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) informou que a empresa já foi notificada em outras ocasiões por esse motivo, quando não cumpriu prazos de readequação e foi multada.

 

Conforme o órgão, a própria presença da bactéria Staphylococcus aureus evidencia a falta de condições mínimas de limpeza durante as etapas de produção do derivado.

Esses micro-organismos produzem toxinas que não alteram o cheiro e o sabor dos alimentos. Porém, mesmo “invisíveis” provocam náusea e vômitos graves, além de cólicas abdominais, diarreia, dor de cabeça e febre. Esses sintomas, por sua vez, levam à perda significativa de eletrólitos e líquidos, podendo desencadear pressão baixa e náuseas.

Por conta disso, a infecção é fatal em bebês, idosos e pessoas debilitadas por algum problema de saúde anterior à contaminação.

Conforme a Iagro, o risco de ocorrer um surto é alto quando as pessoas que trabalham na linha de produção manipulam os alimentos com infecções na pele sem os devidos cuidados, afetando principalmente os itens mal cozidos ou armazenados em temperatura ambiente.

No caso do Santos Reis, a agência fez uma vistoria de rotina e encaminhou amostras de produtos ao laboratório onde foi identificada a presença do S. aureus. Dessa forma, cerca de quatro toneladas de alimentos foram apreendidas e enterrados, procedimento previsto em lei para esses tipos de caso.

Contudo, denúncias anônimas informaram a polícia que parte dos produtos havia sido retirada do solo e processada para venda. Como a cidade não possui delegacia de Polícia Civil o caso foi encaminhado ao município vizinho de Camapuã.

Leonardo Antunes Ballerini Fernandes, delegado responsável pelo caso, estará hoje na cidade para ouvir mais testemunhas.

O Campo Grande News conversou com Rogério Botelho, dono do Laticínio Santos Reis, mas ele se recusou a comentar o caso e disse que a situação será esclarecida perante à Justiça.

 

Ricardo Campos Jr.