Suplente de vereador e acadêmico de medicina invade área federal em Ponta Porã

Fotos: Tião Prado - Pontaporainforma

Jean Philipe Adames de Lana, suplente de vereador pelo PDT na cidade de Bandeirantes (MS) e atualmente cursando medicina em uma universidade da cidade de Pedro Juan Caballero, Paraguai, veio para Ponta Porã e tornou-se um dos invasores da área da antiga estação Ferroviária, pertencente a União e que por esse motivo, é impossível ação de usucapião.

Na manhã desta sexta-feira, dia 08, não satisfeito com a ação de invasor, ele resolveu quebrar o muro que separa as casas do Conjunto Ferroviária II, conhecido por Vila dos Professores, onde residem vários professores e funcionários da prefeitura de Ponta Porã, para conseguir ter a acesso a Rua Jorge Salomão por dentro da referida vila. Destaca-se que os moradores dessa vila pagam por suas casas através de contrato com a Caixa Econômica Federal.

O presidente da Vila Ferroviária, senhor Reginaldo Luis Oliveira ao perceber que Jean Lana estava construindo um acesso por dentro da vila, quebrando o muro que foi construído com recursos próprios dos moradores visando uma maior segurança, acionou a prefeitura de Ponta Porã, sendo que de imediato o prefeito Hélio Peluffo Filho autorizou que secretário de obras André Manosso, reconstruísse o muro e fechasse o acesso, já que esse fechamento dos terrenos laterais foi um acordo construído pelo então prefeito Flávio Kayatt, quando o atual prefeito Hélio Peluffo era secretário de obras e esse acordo foi mantido pela administração Ludimar Novais.


No momento em que os homens da secretaria de obras chegaram para reconstruir o muro, Jean Philipe Adames de Lana, saiu de dentro da casa que construiu dentro da área invadida e tentou expulsar a força os funcionários da prefeitura, que não cederam a pressão e chamaram o secretário de obras André Manosso. Jean de Lana ao incitar a invasão chegou a declarar que contava com respaldo para permanecer na área e abrir o acesso ilegal.

O próprio prefeito Hélio Peluffo Filho esteve no local e tentou explicar para Jean que a área em questão é uma bairro construído pela prefeitura para abrigar professores e funcionários administrativos e que aquele muro foi uma obra construída em comum acordo de todos e que caso fosse aberto esse acesso, se perderia o controle e os demais acessos poderiam cair, fato este que não é desejo dos moradores da referida vila que é legalizada e que sofreu quando os acessos eram abertos, com onda de furtos e até agressões onde uma menor foi ameaçada por um homem que queria roubar o celular da mãe da criança.

Importante frisar que na área invadida anda existe a denominada “favelinha da ferroviária” o que causa aos moradores da localidade medo e insegurança já que muitos crimes vem ocorrendo nessa região, inclusive com desova de corpos. O fato é que os muros trouxeram certa segurança aos moradores da Vila Ferroviária II já que circularia pelas ruas quem de fato reside ou visita alguém no local.

Depois de muita discussão e bate boca entre Jean Lana e um grande número de moradores, já com a presença da policia Militar e agentes da guarda Civil, Jean Lana cedeu e disse que vai procurar os direitos na justiça.

Jean Philipe Adames de Lana, é morador da cidade de Bandeirantes, foi candidato a vereador pelo PDT e obteve 162 votos. Ele fez parte da chapa do candidato a prefeito Márcio Faustino, que tinha como candidato a vice-prefeito o próprio pai de Jean Lanas, senhor Obadias Lana.

Na internet, consta que Jean Philipe Adames de Lana responde processo por transportes de armamentos, drogas e organização criminosa, na Procuradoria Regional da república da 3º região (https://mpf.jusbrasil.com.br/noticias/100220509/prr3-acusado-de-trafico-internacional-de-armas-e-entorpecentes-tem-pedido-de-habeas-corpus-negado)

pontaporainforma.