Superliga faz atletas do vôlei terem "cartilha" a cumprir no fim de ano

O fim de ano permite que os jogadores de futebol que atuam no Brasil, em férias, possam extravasar nas comidas e bebidas no Natal e no Reveillon. O pessoal do vôlei, porém, não tem a mesma sorte. Por conta do calendário diferente, a Superliga está apenas em sua metade, e as equipes têm um pequeno recesso nesta semana, mas voltam à ativa no começo de janeiro.

 

Para evitar que os atletas voltem fora de forma e atrapalhem a sequência do trabalho previsto, os clubes preparam uma espécie de cartilha a ser cumprida nos dias em que estão fora do clube, e os jogadores e jogadoras têm obrigação de cumprir para evitar qualquer problema físico.

 

“Qualquer atleta não pode nem pensar em piorar a forma física quando tem um período de recesso. Nós temos que manter a forma física porque será importantíssimo quando voltarmos. Aqui todas possuem maturidade o suficiente para aproveitar o descanso do vôlei, mas seguir fazendo a musculação e trabalhos na areia para quem estiver na praia, e na grama, para quem não for para a praia. Nós estamos folgando da bola, mas na parte física não podemos folgar nunca”, afirmou a oposto Sheilla, do Molico/Osasco.

 

“A folga é para descansar a cabeça e aproveitar os momentos com a família, mas o físico não. Lógico que ninguém regula a nossa alimentação no Natal e no Ano Novo, mas não podemos largar mão de tudo. Nós somos atletas e temos que cuidar da nossa alimentação. Nós temos consciência que a nossa folga é para voltar melhor”, completou a atleta.

 

A nutricionista da equipe paulista, Lisia Kiehl, ressalta uma única restrição aos abusos de fim de ano, e pede para que as jogadoras maneiram nas bebidas alcoolicas, especialmente no réveillon, e nos doces com creme de leite, por exemplo.

 

“A restrição é para as opções ‘gordas de alimentos ou pratos’. Por exemplo, optar por carnes mais magras ou tirar a gordura das carnes; comer pouco bacon se for difícil resistir; maneirar nos doces a base de creme de leite e chantilly. E principalmente, maneirar no álcool, pois o álcool é uma gordura, e excesso de álcool com comidas gordas causa uma sobrecarga hepática e uma bela ressaca no dia seguinte”, explicou.

 

O Vôlei Amil, comandado por José Roberto Guimarães, também enviou uma planilha para as atletas, feita pelo preparador físico José Elias Proença. O time do interior paulista volta aos treinamentos no próximo dia 2. Nas recomendações, o profissional orientou que todas treinem em seis dos nove dias de folga.

 

“Folga mesmo, só 25 de dezembro e primeiro de janeiro. O trabalho de força tem orientação com protocolo de musculação. Mas além do uso de pesos, há muitos recursos do pilates. Muitas delas estão levando material para trabalhar em casa, com elásticos, por exemplo”, disse.

 

“Todos os cardápios são individualizados, elaborados após a análise completa de cada uma. Elas sabem o que e quanto devem comer, pois estamos constantemente em orientação durante os treinos e sabemos que elas manterão uma boa alimentação durante o período de recesso”, resumiu a nutricionista do time, Mirtes Stancanelli.