Sul-mato-grossense Ronei Farias é aceito para escola de atores Wolf Maya

Até onde você iria por um sonho? Desistira no primeiro obstáculo? No primeiro ou segundo não? Pelo menos para o sul-mato-grossense Ronei Farias, natural do município de Bela Vista, na fronteira com o Paraguai, desistir nunca esteve nos seus planos.
Com o sonho de estudar na escola de atores Wolf Maya, em São Paulo, desde criança, Ronei passou por muita coisa até chegar lá.

Ele contou para a Revista DaGente um pouco da sua trajetória que teve início em Dourados, quando ele se mudou para cursar o ensino superior.
“Que ‘loucuraaaaaa’ para falar a verdade nem sei o que está acontecendo!? Minha vida virou de ‘ponta cabeça de uns dias para cá’”. (Risos). Sou de Bela vista e Desde de criança eu sempre acompanhava o trabalho e sonhava em estudar no Wolf Maya, mas para mim parecia que tudo estava muito longe”, conta.

Ronei iniciou no meio artístico como modelo quando teve oportunidade de ir embora para o Brasil, mas preferiu ficar, pois segundo ele, havia necessidade de estudar, de se qualificar. Foi nesta época que ele veio para Dourados com o objetivo de estudar artes cênicas na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), mas para ele, a realidade naquele momento não permitia que ele cursasse a tão sonhada faculdade.
“Fui morar em Dourados com o intuito de estudar artes cênicas, curso que sempre foi minha primeira opção, mas acabei fazendo outros antes, primeiro porque minha realidade era outra, e também porque não tinha o curso na época”, disse para a reportagem, destacando que nunca desistiu de sonhar.

O destino estava a seu favor e ele então teve a oportunidade de ingressar na UFGD. Foram quatros anos de experiências e grande aprendizado que para Ronei, ele nunca chegou a imaginar que viveria. Final do ano passado ele apresentou o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e foi aprovado.

Foi então que ele conseguiu passar na entrevista para fazer um curso intensivo de férias de três semanas na Wolf que tem como foco a televisão, o cinema, teatro e dança. Dos mais de 8 mil escritos, Ronei foi o único de MS aprovado.
“Nessas três semanas eu vivi um verdadeiro sonho, conheci grandes profissionais de diversos Estados, compartilhamos experiências e juntos com nossos professores aprendemos muita coisa, aulas intensas de TV/Cinema, teatro, canto e Dança. Foi bem corrido porque tínhamos muitas atividades programadas e o que é mais legal, é que todos os professores nos tratavam como profissionais”, relata Ronei, destacando ainda a oportunidade que teve de conviver com atores e atrizes que tem currículo lindo de trabalhos em TV e Teatro. 

E durante esses dias de estudos ele pode conhecer a Gessica Kayane “Gkay”, do programa ‘Hora do Faro’, do ator e apresentador Rodrigo Faro, da TV Record. Segundo ele, “foi amor à primeira vista porque desde o primeiro dia que ela chegou na sala (atrasada) nós nos olhamos e já rolou a energia, fizemos vários trabalhos juntos durante o processo, além do curso aprendi muito com ela, uma pessoa humilde e sonhadora, que não espera, corre atrás e vai à luta mesmo”.

E a amizade rendeu de fato muito aprendizado. Ronei acompanhou a Gkay num dia de gravação e pode conhecer um pouco do universo da televisão, dos bastidores. Outro amigo destacado por ele é o Tokinho, do Pânico.
“Eu estava ficando no apartamento de um dos meus melhores amigos, Tokinho do Pânico, que para mim foi uma das peças fundamentalnesse processo todo, não sei se tudo que aconteceu seria possível acontecer tão perfeito como foi, ele foi mais que um irmão para mim, me ajudando muito, cuidou de mim e me orientou para que pudesse fazer minhas correrias com muito cuidado”, relata.

O curso
Para chegar na hora certa na escola Wolf, Ronei disse à Revista DaGente que saia de casa duas horas antes, pegava um trem e dois metrôs para chegar lá, mas em nenhum momento eu reclamei, pelo contrário, esse trajeto era meu momento de agradecer por estar acontecendo tudo. Não tínhamos muito tempo porque em três semanas tínhamos que cumprir com o cronograma, para quem me acompanhou nas redes sociais viu que não dormia muito, estava tão focado que nem pensava muito na minha casa, mas a saudade aperta sim. E graças a Deus aconteceu”, disse.

De volta para Dourados para cumprir os seus compromissos, alguns convites já estão surgindo, segundo ele.
“Preciso chegar, organizar minha agenda, colocar meus planos e projetos em mesa, ver minha família e meus amigos, centrar as coisas e trabalhar. Tenho uma empresária e um assessor que cuida de muita coisa para mim. Queria ficar um pouco mais em São Paulo porque quero fazer mais alguns cursos, mas preciso voltar”, concluiu Ronei, agradecendo as mensagens que têm recebido nas suas redes sociais e também deixa um recado.
“Quero deixar um recadinho para quem sonha, independente do sonho, se for comprar um carro, uma casa, uma viagem, trabalhar em algum lugar. Nunca desista dos seus sonhos, coloque metas, levanta, fortaleça sua fé e vai. O longe é um lugar que sabemos que não existe e o impossível só Deus sabe. Então viva seus sonhos e nunca esqueça que tudo que você pede, um dia acontece. O poder das palavras é muito forte”.