Soja Plus beneficiará agricultores de 15 municípios de MS

O programa de gestão econômica, social e ambiental da soja brasileira, Soja Plus, que neste ano já capacitou cerca de cinco mil produtores rurais em oito estados sobre qualidade de vida no trabalho, melhores práticas de produção, viabilidade econômica e responsabilidade social, chega a Mato Grosso do Sul com a finalidade de instruir 500 produtores rurais de 15 municípios. A apresentação do programa iniciará em Chapadão do Sul e São Gabriel do Oeste, nos dias 27 e 28 de agosto, respectivamente, durante o Circuito Aprosoja, evento que levará informações técnicas aos agricultores da região.

Maracaju, Dourados, Sidrolândia, Ponta Porã, Rio Brilhante, Laguna Carapã, Aral Moreira, Caarapó, Itaporã, Costa Rica, Navirai, Amambai e Sonora serão beneficiados pelo Soja Plus. Os municípios foram selecionados de acordo com seu volume de produção de grãos, podendo expandir o programa para outras localidades, caso haja demanda. Até a segunda quinzena de setembro todas as regiões terão recebido a apresentação dos detalhes referente ao Soja Plus, programa de iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) e a Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS – Sistema Famasul), junto com a Abiove, vão conduzir as capacitações no Estado, dividindo os agricultores em 20 turmas com 25 profissionais cada. A primeira fase da qualificação do programa envolverá oito horas de instruções sobre saúde e segurança do trabalho em sala de aula.

Na segunda etapa, em 2014, os produtores que receberem a capacitação também terão direito a consultorias técnicas gratuitas em suas propriedades, quando serão orientados quanto a legislação trabalhista rural (NR 31), normas de instalações nas propriedades rurais de depósito de embalagens, tanque de combustível e alojamentos e outros assuntos relacionados ao rendimento da produção. Durante o período de consultoria os participantes receberão kits de placas de identificação, manuais e vídeos de orientação.

Os agricultores interessados devem buscar mais informações no Sindicato Rural do seu município ou diretamente na Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul).

O Circuito Aprosoja, que em 2013 já beneficiou agricultores de Ponta Porã e Dourados, atenderá na próxima semana os produtores de grãos de Chapadão do Sul e São Gabriel do Oeste, com as palestras “Sucessão familiar” e “Adequação social, trabalhista e ambiental na propriedade rural”. Nesse ano ainda serão atendidos os municípios de Naviraí e Campo Grande.