Socorro na enchente em Aquidauana ganha reforço da Enersul

A ajuda vem em números e por tempo máximo de dedicação. Para reforçar o trabalho da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, a concessionária Enersul mantém no município de Aquidauana, vinte e quatro hora por dia, cinco equipes com quinze homens. Todos são técnicos especializados em manutenção de redes e linhas de transmissão de energia elétrica no pantanal e, com isso, estão preparados para fornecer auxílio a trabalhos de resgate em áreas alagadas. Eles entraram em prontidão na última sexta-feira quando colocaram, em pontos estratégicos das regiões críticas, desde barco até caminhões. 

Ao mesmo tempo em que prestam essa ajuda solidária à comunidade, as equipes da Enersul realizam também, nas casas da população ribeirinha, um serviço preventivo ao risco de acidente por choque elétrico. À medida em que o nível da água sobe e aproxima da caixa do medidor de energia elétrica, a empresa vai desconectando e retirando os equipamentos. Por medida de segurança e preocupação, até a manhã desta segunda-feira, 16 precisaram ser desligados e os de outras 60 unidades consumidoras passaram a ser monitorados.

A logística da Concessionária segue o mesmo padrão que foi adotado em 2011, ano em que o município de Aquidauana sofreu também com o excesso de chuva nos meses de fevereiro e março. O nível da água do rio, que faz a divisa com a cidade de Anastácio, passou de dez metros de altura, interditando pontes e inundando dezenas de casas. Como naquela época, assim que o nível da água baixar e ficar afastado o risco de acidente por choque elétrico, a Enersul vai estar preparada para restabelecer as ligações de energia, no menor espaço de tempo possível.