SMAS e CAM de Jardim promovem evento para lembrar 07 anos da Lei Maria da Penha

Em comemoração à aprovação da Lei Maria da Penha, comemorada no último dia 07 de agosto, a administração Novos Tempos, através da secretaria municipal de Assistência Social de Jardim e do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), promoveu inúmeras mobilizações com palestras e atendimentos nas áreas de saúde e programas sociais, distribuindo panfletos e falando sobre o código que estabeleceu mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar, especialmente às mulheres.

 

Em parceria com a Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) e o Poder Judiciário, equipes do CAM estiveram a semana todas atuando no Centro de Especialidades Médicas (CEM), Posto de Saúde Central Nestor Pereira, ESFs das Vilas Carolina, Cohab Paraíso, Cohab Aeroporto, Parque das Araras, além de reuniões com famílias beneficiadas pelo Programa Vale Renda.

 

A gestora de Assistência Social do município, Jakeline Domingues Ayala, que esteve presente em duas reuniões do Vale Renda, afirmou a preocupação da administração municipal com as mulheres e destacou o trabalho feito pelas profissionais do CAM relacionados ao atendimento às mulheres fragilizadas. “Infelizmente ainda existe a violência contra a mulher, e de várias maneiras – moral, psicológica, sexual, ameaças, agressão. Mas também é possível fazer alguma coisa quando isso acontece e elas decidem denunciar seus agressores. O CAM está ai pra ajudar nesse sentido, ajudando da melhor forma possível e mostrando que as mulheres não nasceram para serem pisadas e maltratadas”, ressaltou a Primeira-Dama.

 

A delegada da DAM de Jardim, Elaine Cristina Ishiki Benicasa, uma das palestrantes da semana de aniversário da Lei Maria da Penha, falou sobre a autora do nome do projeto e identificou também os vários tipos de abuso que as mulheres têm sofrido de seus agressores. A autoridade policial ainda disse que muitas mulheres têm passado por situações de agressividade e uma grande maioria registra boletim de ocorrência e depois decidem retirar, algumas por medo, outras por não ter como sustentar a casa e os filhos. “Os casos de agressão e ameaças são os mais comuns na DAM de Jardim. As mulheres registram ocorrências e algumas delas voltam atrás retirando a queixa. Isso não é legal, até mesmo porque a lei foi feita para ser cumprida e pode gerar uma serie de consequências. Mesmo assim, a DAM vem funcionando com muito trabalho e eficiência, fazendo o seu papel de defensora daquelas que tem seus direitos violados”, destacou a delegada.

 

A Lei Maria da Penha nasceu no dia 07 de agosto de 2006, através do número 11.340 e tem como objetivo colocar fim na violência contra a mulher. Quando uma mulher sofre violência, o que ela deve fazer? Procurar um Centro de Atendimento à Mulher (CAM) para uma orientação psicossocial e jurídica, ou a Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM), ou até mesmo uma Delegacia de Policia Civil, ao decidir registrar a ocorrência. 

 

A Mulher violentada também poderá procurar uma unidade de saúde, maternidade ou hospital mais próximo para receber atendimento emergencial e encaminhamento para os serviços de referencia. 

 

O telefone para denuncias e informações é 180. É grátis e pode ser feito de qualquer aparelho ou telefone público (orelhão).

 

 

Fonte: Paulo Abílio