Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de MS realiza recadastramento das bibliotecas públicas municipais do Estado

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de MS realiza de 20 de setembro a 3 de novembro de 2021 o recadastramento das bibliotecas públicas municipais de Mato Grosso do Sul. O objetivo é traçar um perfil das bibliotecas municipais e dos municípios.

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso do Sul (SEBP/MS) foi criado pelo Decreto nº 11.653, de 14 de julho de 2004, e tem entre seus objetivos fortalecer as ações de estímulo ao livro, à leitura e às bibliotecas, e manter atualizado o cadastro de bibliotecas públicas municipais.

O SEBP/MS busca apoiar os municípios na ampliação e fortalecimento de suas bibliotecas públicas e comunitárias por meio de ações, programas e projetos, além de incentivar a criação de Sistemas Municipais de Bibliotecas para o fortalecimento e ampliação das bibliotecas e seus serviços.

O Sistema Estadual e os Sistemas Municipais possuem metas e objetivos em comum, tais como a oferta de assessoria técnica às bibliotecas e seus profissionais, promoção de ações voltadas para a formação de bibliotecários, auxiliares de bibliotecas e demais profissionais que atuem em bibliotecas públicas e comunitárias e a criação de ações, programas e projetos que atendam às necessidades de modernização e instalação de bibliotecas.

Biblioteca Pública, segundo Manifesto IFLA/Unesco, é o centro local de informação, que torna prontamente acessíveis aos seus utilizadores o conhecimento e a informação de todos os gêneros. Os serviços da biblioteca pública devem ser oferecidos com base na igualdade de acesso para todos, sem distinção de idade, raça, gênero, religião, nacionalidade, língua ou condição social.

Devem participar do recadastramento apenas as bibliotecas públicas vinculadas diretamente à administração pública municipal, sendo excluídas as bibliotecas escolares, ou seja, aquelas que têm seu funcionamento dentro de uma escola pública ou instituição de ensino.

Os gestores deverão preencher um formulário para cada biblioteca pública do município (caso o município tenha mais de uma). O link para recadastro online é o https://bit.ly/retratodasbibliotecasdems2021   ou https://forms.gle/tCmYRzvgJpD8ccMy7 .   

Caso não consiga fazer o recadastramento online, os gestores poderão imprimir o formulário e enviar para o endereço SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS DE MS – SEBP/MS  – Av. Fernando Correa da Costa, 559 – 6º andar.

Na ausência de resposta ao cadastro do formulário online, o município poderá ficar impedido de usufruir dos serviços, ações e editais futuros do sistema estadual de bibliotecas públicas municipais.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sistemasdebibliotecas@fcms.ms.gov.br ou pelo telefone: (67) 3316-9155 com a coordenadora do SEBP/MS, Melly Fátima Goes Sena ou Luciane Toledo.

Gisele Colombo, FCMS

Foto: Ricardo Gomes