Série Manuais: Cultivos de Verão

Uma das famílias representadas no Manual de Identificação de Plantas Infestantes – Cultivos de Verão é a Oxalidaceae. Entre os gêneros nativos destaca-se a Oxalis, com numerosas espécies herbáceas e perenes consideradas invasivas e de difícil controle

Oxalis divaricata se desenvolve nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul do país, vegetando nos biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. Ela pode ser identificada em campo por meio do porte, pilosidade que reveste os ramos e flores amarelas e volumosas. As áreas ocupadas são lavouras, pastagens, hortas, pomares, terrenos baldios, margens de rodovias, entre outros.

A Oxalis latifolia kunth é uma espécie que se desenvolve em todo o país, sendo às vezes utilizada como planta ornamental. Aparece com frequência em jardins e hortas residenciais onde forma amplos tapetes que podem cobrir e sufocar a grama. As flores são róseas, apresentam caule subterrâneo do tipo bulbo escamoso capaz de originar folhas e estalões e se propagam por sementes.

Fonte: Portal do Agronegócios