Semeadura da soja já esta em andamento em MS

Os agricultures de Mato Grosso do Sul que cultivam a soja estão iniciando a safra da oleaginosa 2013/2014, com boas expectativas que a cultura bata recordes nos números de futura colheita e do tamanho da área plantada. Esta semana, o  plantio da soja efetivamente começou no Estado, já alcançando 5,8% da área destinada ao cultivo, o equivalente a 121,8 mil hectares. O percentual inicial foi acompanhado e divulgado pelo Siga (Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio), da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja do MS).
 
A Aprosoja aponta que o esperado ou planejado para esta safra, se não surgir nenhum fator climatico adverso, para uma área cultivada 2013/14, com total de 2,1 milhões de hectares. Isto fará bater recorde histórico novamente, com alta de 7,3% em relação à safra passada, quando o plantio ocupou 1,958 milhão de hectares.
 
De acordo com o assessor técnico da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS), Leonardo Carlotto, o destaque é a região Sul, cuja área avançou 5,4%, beneficiado pelas condições climáticas. “Se o clima continuar oscilando entre chuvas e tempo seco o plantio será favorecido, podendo fechar a quinzena com 30% da área estimada plantada”, ressalta Carlotto.
 
Segundo a circular técnica, os municípios que mais progrediram no avanço do plantio, atingindo 10% da área destinada ao plantio da soja são Ponta Porã, Aral Moreira e São Gabriel do Oeste.
 
Siga
 
O Siga é desenvolvido por técnicos da Aprosoja/MS e Famasul com recursos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), por meio do Fundo de Desenvolvimento das Culturas do Milho e da Soja (Fundems).
 
Veja a circular técnica na íntegra: