Semana começa com tempo claro e pancadas de chuva a tarde

 A segunda-feira (6.4) em Mato Grosso do Sul será de tempo instável. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica céu claro a parcialmente nublado passando a nublado com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas à tarde nas regiões sudoeste e sul. Nas demais áreas, o tempo fica claro com períodos de nublado e pancadas de chuva. 

Neste dia os valores de umidade relativa do ar podem variar entre 85% e 45%, enquanto as temperaturas ficarão entre 22°C e 36°C com tendencia a ligeiro declínio. O tempo será mais abafado nas regiões leste e pantanal.  

Campo Grande terá uma segunda de céu parcialmente nublado a nublado. Ha possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde.

Confira no mapa elaborado pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) as condições climáticas para algumas cidades do Estado. 

Chuva

O prognóstico quinzenal de tendencia de precipitação do Cemtec, com base em informações do  NCEP/NOAA, indica o aumento das áreas de instabilidades ao menos até o dia 11 de abril. “Devido a formação de ciclone extratropical, cavado e sistema frontal estimados ao longo do período, ou seja, sistemas que forma nuvens de chuva”, diz boletim assinado pela coordenadora do órgão, Fraciane Rodrigues. 

Dessa forma, os acumulados de chuvas serão altos se comparados a semanas anteriores. Conforme o mapa, os acumulados de chuva serão maiores na parte central, oeste e extremo nordeste onde são estimados cerca de 50 a 60 milímetros acumulados no período. As demais áreas seguirão com pouca chuva estimada, com acumulado de até 10 milímetros acumulados.

No período entre 11 a 19 de abril, o prognóstico aponta redução de chuva para todas as regiões. Baixa expectativa até o dia 13, após o período, são esperadas pancadas de chuvas para todas as regiões, com acumulados de até 30 milímetros.

Mireli Obando, Subsecretaria de Comunicação

Foto: Edemir Rodrigues