Sem ser mais a número 1 do Brasil, Teliana fica fora do top 200 mundial

O ano não foi dos melhores e isso se reflete na tremenda queda que Teliana Pereira teve no ranking da WTA ao longo da temporada. Número 46 do mundo na primeira semana de 2016, a tenista pernambucana de 28 anos caiu duas posições na atualização da lista nesta segunda-feira e agora aparece fora do top 200, o que não acontecia desde setembro de 2012. Ela ocupa a 201ª colocação, sendo atualmente a segunda melhor jogadora do país na classificação.

Teliana está há mais de um mês sem jogar, após uma eliminação na estreia no ITF de Biarritz, na França, em meados de setembro. Ela está dando uma pausa para repensar o calendário. Há duas semanas, a pernambucana perdeu o posto de número 1 do Brasil para Paula Gonçalves. A paulista de 26 anos, destaque do país no Aberto do Rio, em fevereiro, com uma campanha até as quartas de final, está atualmente em 163º lugar no ranking.

Em 2016, Teliana esteve longe de emplacar bons resultados. Excluindo partidas da Fed Cup, foram apenas cinco vitórias em 25 torneios disputados na temporada, sendo que sequer conseguiu dois triunfos consecutivos nessas competições. Isso só aconteceu justamente durante a disputa do Zonal I Americano da Fed Cup, em fevereiro, totalizando sete vitórias no ano.

Teliana vinha se destacando, sendo a primeira brasileira em 23 anos a figurar no top 100, em julho de 2013. Na temporada seguinte, se tornou a segunda tenista do país a disputar a chave principal dos quatro Grand Slams (Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open) no mesmo ano, repetindo algo que só Maria Esther Bueno havia conseguido, nas décadas de 50 e 60. Em 2015, foi a vez de alcançar o melhor ranking da carreira (43º lugar), com direito ao primeiro título a nível WTA de uma brasileira em 27 anos. Ela levou o troféu em Bogotá e, meses depois, foi campeã também em Florianópolis.

www.correiodoestado.com.br