Seleção sofre, mas vence Irã após cinco sets

Atual vice-campeão da Liga Mundial, o Brasil sofreu para chegar à sua segunda vitória em casa. Com o apoio da torcida que compareceu ao ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, a equipe de Bernardinho oscilou para confirmar o favoritismo e vencer o primeiro confronto contra o Irã, em cinco sets, com parciais de 25/23, 28/30, 26/28, 25/23 e 15/13.O duelo desta sexta-feira foi o quinto do Brasil nesta temporada da Liga Mundial.

Derrotados nos dois confrontos contra a Itália, na abertura do Grupo A, os brasileiros venceram o primeiro jogo contra a Polônia, mas perderam o segundo. Em busca da terceira vitória em casa antes de passar a jogar na casa dos adversários, a Seleção Brasileira volta a enfrentar o Irã, neste sábado, às 10 horas (horário de Brasília).  O principal destaque do time brasileiro foi Sidão, que marcou16 pontos, seguido por Wallace, que fez 15, sendo todos eles de ataque. Pelo lado dos visitantes, o principal jogador foi Shahram Mahmoudi, que terminou como maior pontuador, com 22 anotados.

O jogo

O Brasil começou o jogo melhor e se manteve à frente durante todo o tempo para fechar o primeiro set. Os iranianos só ameaçaram os oponentes em duas ocasiões, quando ficaram um ponto atrás no placar nos momentos que o placar apontava 11/10 e 24/23. A segunda parcial começou parecida com a primeira, e os brasileiros foram à primeira parada técnica vencendo por 8/4, mas, a partir daí, o duelo ficou mais equilibrado. Para não deixar os anfitriões abrirem grande vantagem, o Irã empatou em 23/23 e garantiu o empate com um bom saque para fechar 30/28.

O empate evidentemente abalou o time de Bernardinho, que voltou ao confronto perdendo. Apesar do início ruim, a equipe conseguiu empatar e virar, mas cometeu erros e também cedeu o empate. Com as duas equipes alterando no placar, os visitantes novamente conseguiram levar a melhor no final para garantirem a virada por 2 a 1. Embalado com a virada, o Irã abriu 7/3, mas o Brasil estava disposto a não perder mais uma em casa e conseguiu buscar o resultado para levar ao tie-break. Na decisão, os brasileiros conseguiram uma virada no final para sacramentarem o triunfo.