Segurança e 3 oficiais da PM foram presos por corrupção

Douradosnews e G1

Um dos 21 policiais militares presos na última quarta-feira, dia 16 de maio, na operação que investiga corrupção na Polícia Militar de Mato Grosso do Sul é o segundo sargento da Polícia Militar, Ricardo Campos Figueiredo que trabalhava como motorista e segurança do governo desde o início do mandato.

Ele não tinha mandado de prisão, mas sim busca e apreensão de celulares. Quando os policiais chegaram à casa dele, Ricardo se trancou no banheiro e destruiu os dois aparelhos que tinha. Por isso, foi preso por obstrução à justiça.

Outros 3 oficiais estão na lista de presos

O comandante do Batalhão de Jardim, Admilson Cristaldo Barbosa e o comandante do Batalhão de Bonito, Luciano Espíndola da Silva, estão entre os oficiais presos. Oscar Leite Ribeiro era sub-comandante, subordinado de Admilson e chefiava a companhia em Bela Vista na fronteira com o Paraguai. A Operação Oiketicus cumpriu mandados em Campo Grande e mais 15 cidades do interior.

Além dos 3 oficiais, 21 PMS também foram presos. A operação investiga uma organização criminosa dentro da PM de Mato Grosso do Sul que facilitava o contrabando de cigarros.
São eles:

Anderson Gonçalves de Souza

Angelucio Recaldi Paniagua

Aparecido Cristiano Fialho

Claudiomiro de Goez Souza

Clayton de Azevedo

Elvio Barbosa Romeiro

Everaldo Marques da Silva

Ivan da Silva

Ivan Edemilson Cabanhe

Jhondnei Aguilera

Lisberto Sebastião de Lima

Marcelo de Souza Lopes

Nazario da Silva

Nestor Bogado Filho

Nilson Procedônio Espindola

Ricardo Campos de Figueiredo

Roni Lima Rios

Valdson Gomes de Pinho

De acordo com a investigação da corregedoria da PM e do Gaeco, os 3 oficiais mudavam as patrulhas de lugar quando os caminhões de cigarro iam passar pela região para evitar que fossem fiscalizadas, ou escalavam policiais que faziam parte do esquema de corrupção.

A assessoria do governo informou que o segundo sargento é membro de uma equipe de 54 seguranças e que trabalhava em escala de plantão.

Já a Secretaria de Justiça e Segurança Pública informou que os comandantes de Bonito, Jardim e Bela Vista foram exonerados. Sobre Ricardo Campos Figueiredo, a corregedoria abriu um inquérito policial militar, que deve ser concluído em 10 dias.

A reportagem do portal G 1 não conseguiu contato com os advogados de defesas dos policiais presos.