Sede definitiva do IFMS em Jardim entra em funcionamento

O Campus Jardim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) iniciou as atividades de ensino e administrativas em sede definitiva na segunda-feira, 24. Durante dois anos, desde que foi implantada no município, a instituição funcionou provisoriamente em prédios cedidos pela prefeitura.

Localizado na Rodovia BR-060, s/nº, saída para Bela Vista, o campus do IFMS tem dois blocos interligados que somam 1.756 m² de área construída. São quatro salas de aula, espaços para setores administrativos, quatro laboratórios, biblioteca, quadra poliesportiva, cantina, copa e banheiros.
A mudança de endereço motivou quem estuda e trabalha no IFMS. “Estimula não só nós estudantes, como os servidores. No outro prédio, a gente compartilhava espaços para tirar dúvidas e estudar com os estudantes da escola. Agora, vai melhorar”, comemorou Manoel Lemes, aluno do 3º semestre do curso técnico em Edificações.
O próximo passo é adquirir mobiliário próprio para o prédio. “Estamos fazendo a adesão em um pregão que já está em andamento para aquisição de mobiliário básico como carteiras e mesas, neste momento os itens mais urgentes”, explicou o diretor-geral do Campus Jardim, Nilson Oliveira da Silva.
A previsão é que os laboratórios sejam equipados em 2017. “Por enquanto, iremos fazer a aquisição do mínimo necessário, até por conta das restrições orçamentárias impostas neste momento”, esclareceu Nilson.
Até que os laboratórios sejam concluídos, as aulas práticas no Campus Jardim são oferecidas com apoio de outros campi do IFMS. “Os estudantes do curso de Edificações, por exemplo, têm aulas de topografia com o kit que o Campus Aquidauana nos cedeu. Nossos alunos não ficam sem aulas práticas”, destacou o diretor-geral.
Ampliação – Atualmente, o IFMS em Jardim atende 145 estudantes em cursos técnicos integrados ao ensino médio, Educação de Jovens e Adultos (Proeja), qualificação profissional e idiomas.
No ano que vem, esse número será ampliado com a oferta de 120 vagas para os cursos técnicos em Edificações e Informática, por meio do Exame de Seleção 2017, além de outros processos seletivos previstos.
A estrutura da sede definitiva foi planejada para comportar até 600 estudantes. O campus atende a população de Jardim e dos municípios de Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Guia Lopes, Nioaque e Porto Murtinho, totalizando mais de 120 mil habitantes.
O número de servidores deverá ser ampliado ainda este ano. São 22, atualmente, entre professores e técnicos-administrativos. “Até dezembro, deverão ser nomeados pelo menos três técnicos e quatro professores aprovados em concurso público”, previu o diretor-geral.
Histórico – A obra da sede definitiva do IFMS em Jardim foi lançada em maio de 2014, durante o aniversário de 68 anos do município.
Até a conclusão da obra, a instituição funcionou provisoriamente em duas escolas municipais. Primeiramente, na Escola Major Alberto Rodrigues da Costa. Desde junho de 2015, na Escola Durval Coelho Barboza.
A oferta de cursos de qualificação profissional e idiomas teve início em 2014. Em 2015, foram abertas vagas para cursos técnicos integrados. O primeiro ano letivo do IFMS em Jardim para essa modalidade de ensino, iniciado em fevereiro de 2016, foi marcado por uma série de atividades.
Há cinco meses, o Campus Jardim foi oficialmente inaugurado pela Presidência da República, assim como a unidade do IFMS em Dourados.
Outros campi – Com a mudança para o Campus Jardim, sete das dez unidades de ensino do IFMS funcionam em sedes definitivas. Apenas em Campo Grande, Corumbá e Naviraí o Instituto ainda funciona em local provisório.
O andamento das construções nos três municípios pode ser acompanhado no site institucional www.ifms.edu.br pelo Boletim de Obras da Instituição, publicação bimestral da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, setor responsável pela área de Engenharia no IFMS.
Ascom/IFMS