Secretário de Segurança será mediador durante Conferência de Segurança Pública para a América do Sul

O secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini, participa na próxima semana, de 18 a 20 de agosto, no Centro de Exposições Riocentro, no Rio de Janeiro, da 11ª Conferência Executiva de Segurança Pública para a América do Sul, promovida pela IACP – International Association of Chiefs of Police, que neste ano tem como tema central “Policiamento Contemporâneo no século 21: Planejamento e Estratégia por Modelos de Policiamento.

A convite da direção da IACP no Brasil, Jacini irá atuar como mediador do painel principal do encontro, realizado no dia 19 de agosto, a partir das 9h15, mediando o debate sobre Policiamento Urbano entre o Brigadier general Miguel Angel Bojocá Rojas, diretor de Recursos Humanos Polícia Nacional da Colômbia, com a temática “Policiamento de Quarteirão”; Laurent Demolins, major general da Gendarmeria francesa, vice-diretor do Departamento de Cooperação Internacional do Ministério do Interior da França, com o tema “Do Policiamento Comunitário às Áreas Prioritárias de Segurança” e também do secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, que falará sobre “Modelos de Políticas de Segurança Pública, Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e outras iniciativas”.

Jacini lembra que a IACP é a maior associação de executivos policiais do mundo e que o encontro internacional é de grande relevância para o setor. “A IACP promove anualmente a conferência, que apresenta estratégias de atuação policial, a partir da visão e experiência de dirigentes que têm a responsabilidade pela segurança pública em seus países”, ressalta o secretário.

A Conferência acontece em paralelo à Interseg, maior feira do setor na América do Sul e vai reunir lideranças policiais, autoridades governamentais e instituições de todo o continente para discutir tecnologias e métodos mundialmente bem sucedidos.

Parte integrante do evento desde 2003, os Encontros de Colegiados já se tornaram um marco da Interseg, com o apoio de importantes instituições. Autoridades federais e estaduais compareceram para Reuniões Ordinárias de conselhos e colegiados de órgãos de Segurança Pública de todo Brasil. Estão confirmadas para estes encontros integrantes do Colégio Nacional dos Secretários de Estado de Segurança Pública (Consesp), Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, Conselho Nacional dos Chefes de Polícias Civis do Brasil, Liga Nacional de Bombeiros, Reunião dos Superintendentes Regionais do Departamento da Polícia Rodoviária Federal e Conselho Nacional dos Dirigentes-Gerais de Órgãos Periciais Forenses.