Secretário de Saúde defende passaporte da vacina e diz que em MS mais de 150 mil recusam a imunização

Em Mato Grosso do Sul mais de 150 mil pessoas se recusam a tomar a vacina contra a Covid-19. Segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, mesmo se enquadrando nos critérios para receber o imunizante, essa parcela da população não quer receber a aplicação das doses.

Resende fez um apelo a essas pessoas para que se imunizem. Disse que esse comportamento retarda o processo da retomada nesse novo contexto de normalidade e leva a discussão de iniciativas como a implementação no estado de um passaporte da vacinação.

Ele disse que um projeto que será encaminhado para a Assembleia Legislativa vai prever que esse registro de vacinação com a identificação da aplicação pelo menos da primeira dose do imunizante seja exigido para que as pessoas possam frequentar espaços públicos ou privados ou qualquer evento com 100 participantes ou mais.

O secretário estadual de Saúde também defendeu que no alvará sanitário das empresas do estado conste a informação da imunização de todos os colaboradores do local e anunciou a criação de uma certificação para a indústria e outra para o comércio, que ateste essa preocupação dos estabelecimentos.

Dados da pandemia

Boletim epidemiológico da Covid-19 divulgado nesta segunda-feira (27) registrou o menor número de casos novos, de mortes e de internações de 2021. Segundo o secretário estadual de Saúde, os dados indicam que o estado caminha lentamente, mas a passos firmes para vencer a pandemia.

Veja abaixo os dados do boletim que apresenta os dados da pandemia de sábado e domingo (dias 25 e 26):

  • Casos novos: 336
  • Total de casos: 372.660
  • Mortes: 12
  • Total de mortes: 9.544
  • Internados: 115
  • Recuperados: 361.981

Fonte: G1 MS