Secretário de Finanças de Chapadão do Sul é preso em flagrante acusado de receber R$ 36 mil em propina

O Secretário Municipal de Finanças de Chapadão do Sul, Altair José Bevilacqua, foi preso na tarde desta terça-feira (10), pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) acusado de receber propina. 

De acordo a assessora de imprensa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, a prisão foi em flagrante às 13h40 no momento em que o secretário recebia R$ 36 mil em propina.

Ainda de acordo com a assessoria, a promotoria de Chapadão do Sul já investigava o secretário há 60 dias e essa propina é fruto de fraude de licitações em obras da prefeitura da cidade.

De acordo com o site Jovem Sul News, Altair aceitou a propina de um empresário que presta serviço de construção civil para a Prefeitura. Além de ser pego aceitando o dinheiro, a conversa dos dois ainda foi gravada em um aparelho de telefone celular, do então suposto corruptor. 

Ainda segundo o site, o Prefeito Municipal Dr. Luiz Felipe Barreto Magalhães disse que ficou surpreso com a notícia e imediatamente exonerou Altair. “Não se trata de processo licitatório. Todas as licitações são abertas e claras, destacou o prefeito. Foi um caso de decisão pessoal do ex-secretário, que infelizmente foge ao nosso controle e nos deixou extremamente estarrecidos com o fato”, explica o prefeito.

Nota Oficial:

O prefeito de Chapadão do Sul, Dr. Luiz Felipe Barreto, informa que já exonerou o Secretário Municipal de Finanças e Planejamento, Altair José Bevilacqua, preso na tarde de hoje, acusado de receber propina. Além disso, informou também que vai colaborar com o trabalho do Ministério Público Estadual, responsável pela  investigação policial.

1. – Recebemos nesta data, com muita surpresa, a informação da prisão do Sr. Altair José Bevilacqua, Secretário Municipal de Finanças e Planejamento, em decorrência de investigação policial coordenada pelo Ministério Público Estadual.

2. – Imediatamente após tomar conhecimento dos fatos, determinei a exoneração do citado servidor, e a nomeação do Sr. Paulo Pereira Borges Filho como secretário interino.

3. – Determinei ao Secretário interino que dê início imediato, com o auxílio do Secretário de Administração e das Assessorias Contábil e Jurídica, a uma criteriosa auditoria em todos os contratos em andamento, a fim de conferir a regularidade dos procedimentos adotados, exigindo ao final a elaboração de relatório que será encaminhado ao Ministério Público Estadual.

4. – A Administração Municipal assume, neste ato, o compromisso de colaborar com a investigação iniciada pelo Ministério Público Estadual, prestando todas as informações que se fizerem necessárias para o completo esclarecimento dos fatos.

5. – Reafirmamos ainda, o compromisso de continuar envidando todos os nossos melhores esforços para administrar o Município com transparência, honestidade de princípios e preservação dos interesses da coletividade.